Esta pesquisa tem como objetivo compreender os ensejos que expressaram, em meados do século XX, a implantação do Ensino Normal em Niterói/RJ e em Recife/PE para a formação de professores, expondo uma contribuição expressiva para a história das instituições de Ensino Normal do Brasil, responsáveis pela formação de mestres das primeiras letras. As instituições pesquisadas são: École Normale Supérieure de Paris/França; Escola Normal do Município da Côrte, em Niterói/Rio de Janeiro; e as Escolas Normais do Recife: Escola Normal Oficial de Pernambuco e a Escola Normal Pinto Júnior da Sociedade Propagadora. Na organização do referencial teórico, é utilizado um trocadilho com as escritas das seções, isto é, pontua-se alguns nomes referentes a construção e edificação no sentido amplo da palavra construir, pois trazer essas instituições historicamente, é um traçado na reconstrução da formação dos nossos primeiros professores, que no nosso caso são as Normalistas. O método de pesquisa utilizado é a história oral, pautada nas entrevistas e subsidiado pela coleta documental com uma abordagem qualitativa. Ressalte-se que as Normalistas entrevistadas são as do Rio de Janeiro e as do Recife e que a escola francesa propiciou o embasamento da gênese do Ensino Normal no Brasil. Os principais resultados é a história de quatro instituições que tiveram como objetivo a formação de professores das primeiras letras na França e no Brasil como foco principal, que eram exclusivas para os rapazes, e com o passar dos anos e as transformações sociais e econômicas, passaram a ser especificamente para mulheres, que foram denominadas de Normalistas, pelo fato de estudarem nas Escolas de Ensino Normal.