Este estudo é fruto de uma ação desenvolvida junto a um componente curricular do Doutorado em Educação da Universidade Tiradentes - SE (UNIT) e trata da investigação e análise da produção científica sobre a Lei 10.639/2003, objetivando compreender como a mesma vem sendo articulada no currículo escolar da Educação Básica brasileira. A bibliometria é um método de análise quantitativa para a pesquisa científica e por meio dos dados encontrados pode-se diagnosticar a contribuição do conhecimento científico para uma área. Para a realização deste trabalho foi feita uma pesquisa no Banco da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), entre os anos de 2019 e 2021, utilizando as seguintes categorias de análise: Currículo, Livro didático e paradidático e Prática docente. Foram encontradas 20 pesquisas, das quais 55% estão concentradas principalmente na região Sudeste. A reflexão teórica foi construída a partir dos estudos de Gomes (2012, 2019), Santos (2019), Munanga (1998, 2002), etc. A interpretação dos dados ratifica a importância dos trabalhos pesquisados para o conhecimento de quais ações e/ou temáticas estão sendo implementadas no estudo e compreensão da Lei 10.639/2003 na Educação Básica, podendo-se citar: O ensino da história e cultura afro-brasileira, Literatura e cultura afro-brasileira, Práticas de ensino etnicorraciais no currículo escolar, A construção da identidade e Utilização do livro didático e a cultura afro-brasileira. Embora a pesquisa realizada mostre a relevância dos trabalhos sobre a Lei 10.639/2003, vale dizer que há muito que avançar tendo em vista a necessidade de se desenvolver ações que possam minimizar as desigualdades relacionadas à identidade e cultura afro-brasileira ainda presentes na conjuntura brasileira.