CONTRIBUIÇÕES DOS LETRAMENTOS EM PROJETO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA NUMA ESCOLA PÚBLICA DE UBERABA - MG
"2023-01-19" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 91693 "edicao_id" => 299 "trabalho_id" => 169 "inscrito_id" => 1049 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DOS LETRAMENTOS EM PROJETO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA NUMA ESCOLA PÚBLICA DE UBERABA - MG" "resumo" => "Apresentamos síntese do projeto em andamento no PPGE – da Universidade Federal do Triangulo Mineiro. A inquietação surgiu ao longo da carreira profissional em Cooperativismo de Crédito. Em que medidas os letramentos podem contribuir para o processo ensino-aprendizagem da educação financeira de alunos do ensino fundamental objetivando a cidadania financeira? Essa pergunta nos faz pesquisar as contribuições de práticas de letramentos na vida cotidiana das pessoas. Para Kalantzis, Cope e Pinheiro (2020) letramentos são mais do que comunicação, são também pensamentos, representações que utilizamos para construir significados. O sistema educacional tem recebido ataques por não contextualizar as necessidades econômicas e da sociedade. É preciso ir até a escola e desenvolver práticas de letramentos acerca de educação financeira. Partindo de letramentos para a cidadania, centrada em alunos letrados críticos. O projeto será desenvolvido contendo uma revisão bibliográfica, pesquisa-ação em uma escola pública de Uberaba na qual serão entrevistados visando saber a percepção do gestor da escola, professores e alunos acerca da educação financeira. Sendo a escola uma instituição da sociedade encarregada de democratizar a informação e a cultura, nada mais comum que a temática educação financeira esteja inserida em seu espaço. A educação financeira, hoje é tema transversal da BNCC que pode ajudar na Cidadania Financeira das pessoas. Cabe à teoria dos letramentos levar contribuições ̃para dentro da escola a fim de dialogar com o mundo que os jovens estão vivendo. Relatar as contribuições de um projeto de letramentos na educação financeira em uma escola pública será nosso objetivo principal." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Alfabetização, Letramentos e Linguagem Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV180_MD1_ID1049_TB169_18102022193528.pdf" "created_at" => "2022-12-14 14:31:57" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ÁLVARO ALVES DE SÁ" "autor_nome_curto" => "ÁLVARO" "autor_email" => "alvarosa2003@yahoo.com.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-conbrale" "edicao_nome" => "Anais IV CONBRALE" "edicao_evento" => "IV Congresso Brasileiro sobre Alfabetização, Linguagens e Letramentos" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "637bcf65cd2fe_21112022162005.png" "data_publicacao" => "2023-01-19" "edicao_publicada_em" => "2022-11-21 16:20:05" "publicacao_id" => 42 "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE" "publicacao_codigo" => "2594-5017" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 91693 "edicao_id" => 299 "trabalho_id" => 169 "inscrito_id" => 1049 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DOS LETRAMENTOS EM PROJETO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA NUMA ESCOLA PÚBLICA DE UBERABA - MG" "resumo" => "Apresentamos síntese do projeto em andamento no PPGE – da Universidade Federal do Triangulo Mineiro. A inquietação surgiu ao longo da carreira profissional em Cooperativismo de Crédito. Em que medidas os letramentos podem contribuir para o processo ensino-aprendizagem da educação financeira de alunos do ensino fundamental objetivando a cidadania financeira? Essa pergunta nos faz pesquisar as contribuições de práticas de letramentos na vida cotidiana das pessoas. Para Kalantzis, Cope e Pinheiro (2020) letramentos são mais do que comunicação, são também pensamentos, representações que utilizamos para construir significados. O sistema educacional tem recebido ataques por não contextualizar as necessidades econômicas e da sociedade. É preciso ir até a escola e desenvolver práticas de letramentos acerca de educação financeira. Partindo de letramentos para a cidadania, centrada em alunos letrados críticos. O projeto será desenvolvido contendo uma revisão bibliográfica, pesquisa-ação em uma escola pública de Uberaba na qual serão entrevistados visando saber a percepção do gestor da escola, professores e alunos acerca da educação financeira. Sendo a escola uma instituição da sociedade encarregada de democratizar a informação e a cultura, nada mais comum que a temática educação financeira esteja inserida em seu espaço. A educação financeira, hoje é tema transversal da BNCC que pode ajudar na Cidadania Financeira das pessoas. Cabe à teoria dos letramentos levar contribuições ̃para dentro da escola a fim de dialogar com o mundo que os jovens estão vivendo. Relatar as contribuições de um projeto de letramentos na educação financeira em uma escola pública será nosso objetivo principal." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Alfabetização, Letramentos e Linguagem Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV180_MD1_ID1049_TB169_18102022193528.pdf" "created_at" => "2022-12-14 14:31:57" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ÁLVARO ALVES DE SÁ" "autor_nome_curto" => "ÁLVARO" "autor_email" => "alvarosa2003@yahoo.com.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-conbrale" "edicao_nome" => "Anais IV CONBRALE" "edicao_evento" => "IV Congresso Brasileiro sobre Alfabetização, Linguagens e Letramentos" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "637bcf65cd2fe_21112022162005.png" "data_publicacao" => "2023-01-19" "edicao_publicada_em" => "2022-11-21 16:20:05" "publicacao_id" => 42 "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE" "publicacao_codigo" => "2594-5017" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }