Apresentamos síntese do projeto em andamento no PPGE – da Universidade Federal do Triangulo Mineiro. A inquietação surgiu ao longo da carreira profissional em Cooperativismo de Crédito. Em que medidas os letramentos podem contribuir para o processo ensino-aprendizagem da educação financeira de alunos do ensino fundamental objetivando a cidadania financeira? Essa pergunta nos faz pesquisar as contribuições de práticas de letramentos na vida cotidiana das pessoas. Para Kalantzis, Cope e Pinheiro (2020) letramentos são mais do que comunicação, são também pensamentos, representações que utilizamos para construir significados. O sistema educacional tem recebido ataques por não contextualizar as necessidades econômicas e da sociedade. É preciso ir até a escola e desenvolver práticas de letramentos acerca de educação financeira. Partindo de letramentos para a cidadania, centrada em alunos letrados críticos. O projeto será desenvolvido contendo uma revisão bibliográfica, pesquisa-ação em uma escola pública de Uberaba na qual serão entrevistados visando saber a percepção do gestor da escola, professores e alunos acerca da educação financeira. Sendo a escola uma instituição da sociedade encarregada de democratizar a informação e a cultura, nada mais comum que a temática educação financeira esteja inserida em seu espaço. A educação financeira, hoje é tema transversal da BNCC que pode ajudar na Cidadania Financeira das pessoas. Cabe à teoria dos letramentos levar contribuições ̃para dentro da escola a fim de dialogar com o mundo que os jovens estão vivendo. Relatar as contribuições de um projeto de letramentos na educação financeira em uma escola pública será nosso objetivo principal.