Este trabalho visa relatar a implementação dos jogos e brincadeiras como ferramenta no desenvolvimento socioemocional em crianças de 7 a 8 anos (2º ano – fundamental I) durante os anos de 2021 a 2023. O estudo caracteriza-se em relato de experiência aplicando jogos e brincadeiras (amarelinha africana, queimada, bolinha de gude, pular corda, desenhos de giz, futebol de rua, numerobol, e jogos indígenas como “arranca mandioca” e “tá”, e demais brincadeiras do contexto cultural da escola alinhadas a Base Nacional Comum Curricular e ao referencial Sesi-SP pautadas nas competências socioemocionais). Com isto, os jogos e brincadeiras possibilitaram a identificação e manifestação da cultura corporal em diferentes situações de interação social, oportunizando suas habilidades, competências, sentimentos e preferências, promovendo a autoconfiança e o convívio social, e a elaboração de ideias para melhoria da dinâmica nas aulas de Educação Física. Com base na diversidade cultural e nas diferentes manifestações corporais provenientes de cada estudante e seu ambiente familiar, houve a participação das famílias no levantamento de conhecimentos prévios (diagnóstico), por meio da pesquisa de jogos e brincadeiras do cotidiano e a escolha de brincadeiras a partir das vivências dos estudantes realizado no planejamento integrado com Ciências da Natureza. Os estudantes relataram as brincadeiras e compartilharam com os demais e nestes momentos todos puderam participar dos jogos. Para síntese e implementação dos valores socioemocionais conjuntos foi proposto que os estudantes criassem a “Rua de Lazer” para vivência com suas famílias e como resultado realizamos a autoavaliação com o objetivo de analisar o aprendizado e sentimentos obtidos nas experiências durante as aulas.