EDUCAÇÃO FÍSICA CULTURAL: JOGOS E BRINCADEIRAS COMO FERRAMENTAS SOCIOEMOCIONAIS
"2023-12-11" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 93679 "edicao_id" => 314 "trabalho_id" => 58 "inscrito_id" => 970 "titulo" => "EDUCAÇÃO FÍSICA CULTURAL: JOGOS E BRINCADEIRAS COMO FERRAMENTAS SOCIOEMOCIONAIS" "resumo" => "Este trabalho visa relatar a implementação dos jogos e brincadeiras como ferramenta no desenvolvimento socioemocional em crianças de 7 a 8 anos (2º ano – fundamental I) durante os anos de 2021 a 2023. O estudo caracteriza-se em relato de experiência aplicando jogos e brincadeiras (amarelinha africana, queimada, bolinha de gude, pular corda, desenhos de giz, futebol de rua, numerobol, e jogos indígenas como “arranca mandioca” e “tá”, e demais brincadeiras do contexto cultural da escola alinhadas a Base Nacional Comum Curricular e ao referencial Sesi-SP pautadas nas competências socioemocionais). Com isto, os jogos e brincadeiras possibilitaram a identificação e manifestação da cultura corporal em diferentes situações de interação social, oportunizando suas habilidades, competências, sentimentos e preferências, promovendo a autoconfiança e o convívio social, e a elaboração de ideias para melhoria da dinâmica nas aulas de Educação Física. Com base na diversidade cultural e nas diferentes manifestações corporais provenientes de cada estudante e seu ambiente familiar, houve a participação das famílias no levantamento de conhecimentos prévios (diagnóstico), por meio da pesquisa de jogos e brincadeiras do cotidiano e a escolha de brincadeiras a partir das vivências dos estudantes realizado no planejamento integrado com Ciências da Natureza. Os estudantes relataram as brincadeiras e compartilharam com os demais e nestes momentos todos puderam participar dos jogos. Para síntese e implementação dos valores socioemocionais conjuntos foi proposto que os estudantes criassem a “Rua de Lazer” para vivência com suas famílias e como resultado realizamos a autoavaliação com o objetivo de analisar o aprendizado e sentimentos obtidos nas experiências durante as aulas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 4: A prática na formação inicial de professores + Relato de experiências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV195_MD1_ID970_TB58_23102023092242.pdf" "created_at" => "2023-12-11 11:15:38" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAISY FERNANDA FERREIRA" "autor_nome_curto" => "LAISY FERREIRA" "autor_email" => "laisy.ferreira@sesisp.org" "autor_ies" => "FACULDADE SESI-SP DE EDUCAÇÃO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-internacional-de-educacao-sesi---sp-" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Internacional de Educação SESI - SP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SESI - SP" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/sesisp/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657764ed20228_11122023163717.jpg" "data_publicacao" => "2023-12-11" "edicao_publicada_em" => "2023-11-10 16:30:55" "publicacao_id" => 103 "publicacao_nome" => "Revista CIESESI-SP" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-72-4" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 93679 "edicao_id" => 314 "trabalho_id" => 58 "inscrito_id" => 970 "titulo" => "EDUCAÇÃO FÍSICA CULTURAL: JOGOS E BRINCADEIRAS COMO FERRAMENTAS SOCIOEMOCIONAIS" "resumo" => "Este trabalho visa relatar a implementação dos jogos e brincadeiras como ferramenta no desenvolvimento socioemocional em crianças de 7 a 8 anos (2º ano – fundamental I) durante os anos de 2021 a 2023. O estudo caracteriza-se em relato de experiência aplicando jogos e brincadeiras (amarelinha africana, queimada, bolinha de gude, pular corda, desenhos de giz, futebol de rua, numerobol, e jogos indígenas como “arranca mandioca” e “tá”, e demais brincadeiras do contexto cultural da escola alinhadas a Base Nacional Comum Curricular e ao referencial Sesi-SP pautadas nas competências socioemocionais). Com isto, os jogos e brincadeiras possibilitaram a identificação e manifestação da cultura corporal em diferentes situações de interação social, oportunizando suas habilidades, competências, sentimentos e preferências, promovendo a autoconfiança e o convívio social, e a elaboração de ideias para melhoria da dinâmica nas aulas de Educação Física. Com base na diversidade cultural e nas diferentes manifestações corporais provenientes de cada estudante e seu ambiente familiar, houve a participação das famílias no levantamento de conhecimentos prévios (diagnóstico), por meio da pesquisa de jogos e brincadeiras do cotidiano e a escolha de brincadeiras a partir das vivências dos estudantes realizado no planejamento integrado com Ciências da Natureza. Os estudantes relataram as brincadeiras e compartilharam com os demais e nestes momentos todos puderam participar dos jogos. Para síntese e implementação dos valores socioemocionais conjuntos foi proposto que os estudantes criassem a “Rua de Lazer” para vivência com suas famílias e como resultado realizamos a autoavaliação com o objetivo de analisar o aprendizado e sentimentos obtidos nas experiências durante as aulas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 4: A prática na formação inicial de professores + Relato de experiências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV195_MD1_ID970_TB58_23102023092242.pdf" "created_at" => "2023-12-11 11:15:38" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAISY FERNANDA FERREIRA" "autor_nome_curto" => "LAISY FERREIRA" "autor_email" => "laisy.ferreira@sesisp.org" "autor_ies" => "FACULDADE SESI-SP DE EDUCAÇÃO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-internacional-de-educacao-sesi---sp-" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Internacional de Educação SESI - SP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SESI - SP" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/sesisp/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657764ed20228_11122023163717.jpg" "data_publicacao" => "2023-12-11" "edicao_publicada_em" => "2023-11-10 16:30:55" "publicacao_id" => 103 "publicacao_nome" => "Revista CIESESI-SP" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-72-4" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }