Este trabalho visa apresentar o acompanhamento de um estudante do Ensino Fundamental I que possui a síndrome de Klinefelter, realizado no programa de residência educacional no ano de 2022, em uma escola da rede SESI-SP. A síndrome de Klinefelter afeta apenas os homens e trata-se de uma mutação cromossômica, a qual o próprio apresenta dois cromossomos sexuais X e um cromossomo Y (XXY), diferente do habitual um cromossomo X e em cromossomo Y (XY). Dentre os muitos sintomas observados, os mais desafiadores na comunidade escolar eram o atraso no desenvolvimento cognitivo, psicomotor e a dificuldade na fala. Este estudo apresenta a importância dos estímulos adequados, sobretudo em fase de alfabetização do referido estudante, pois foi perceptível a melhora do seu processo de aprendizagem e de socialização. Esta pesquisa mantém todos os dados do aluno em sigilo e pauta-se no caso apenas como um agente motivador da pesquisa teórica, a qual se baseia nos seguintes autores: Siqueira (2019), Soares e Araújo (2023) e Da Silva et al. (2023). O objetivo do trabalho é discorrer sobre a importância da educação inclusiva e a produção de mais estudos sobre essa e outras síndromes raras para que os estudantes contemplem de forma plena o ensino básico.