A insegurança alimentar está relacionada com o acesso a uma alimentação adequada, de forma permanente. Nesse contexto, o ensino de Ciências é fundamental ao desenvolver ações estratégicas que possibilitem os alunos construírem conhecimentos, atitudes e valores sobre educação alimentar e nutricional. O presente trabalho tem como objetivo relacionar os aspectos socioeconômicos com a alimentação saudável. A pesquisa foi realizada no âmbito do Programa Residência Pedagógica (PRP), com uma turma do 8° ano do Ensino Fundamental da Escola Professora Yolanda Chaves, do município de Bragança – PA. Para a coleta de dados foi aplicado um questionário, visando verificar os alimentos que eram consumidos pelos alunos, a frequência de consumo e quais alimentos eles gostariam de consumir. Os resultados indicam que os alunos têm consciência de que determinados alimentos não são saudáveis, no entanto, a falta de acesso a alimentos necessários para uma vida saudável e digna os leva à uma situação de insegurança alimentar. Conclui-se que o consumo de alimentos saudáveis é determinado por fatores complexos como, capacidade decisória, conhecimento do valor nutricional dos alimentos, bem como o acesso a alimentos saudáveis, aspectos socioeconômicos e culturais.