ESTUDO LÓGICO: ORIGENS, CONCEITOS E APLICAÇÕES
"2023-12-11" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 93657 "edicao_id" => 314 "trabalho_id" => 14 "inscrito_id" => 272 "titulo" => "ESTUDO LÓGICO: ORIGENS, CONCEITOS E APLICAÇÕES" "resumo" => "O objetivo do estudo é analisar a aplicabilidade do método de estudo denominado de Estudo Lógico, em diferentes contextos educacionais. A pesquisa foi realizada por meio de uma abordagem bibliográfica exploratória, com base na análise de conteúdo. O artigo destaca as origens do Estudo Lógico, investigando os escritos de autores como Earhart, McMurry e Miller, que contribuíram para o desenvolvimento desse método. A análise revela que o Estudo Lógico envolve a assimilação de ideias, o pensamento reflexivo e o pensamento lógico, sendo essencial para o desenvolvimento do pensamento crítico e a aquisição de conhecimentos estruturados. Os resultados indicam que o Estudo Lógico tem sido interpretado e aplicado de maneiras diversas, especialmente no sistema de ensino brasileiro, onde é conhecido como Estudo Dirigido. Algumas críticas são feitas em relação à confusão entre o Estudo Dirigido e outras técnicas de ensino, bem como à falta de conhecimento dos professores sobre os elementos envolvidos no processo de estudo. Conclui-se que o Estudo Lógico requer uma abordagem ativa por parte dos estudantes, envolvendo perguntas reflexivas, raciocínio lógico e conexões entre os conteúdos. Os professores desempenham um papel fundamental ao orientar os alunos nesse processo. No entanto, é necessário aprofundar o conhecimento sobre o Estudo Lógico e suas diretrizes para melhorar a qualidade do ensino." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 4: A prática na formação inicial de professores + Relato de experiências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV195_MD1_ID272_TB14_06092023140210.pdf" "created_at" => "2023-12-11 11:15:38" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROGÉRIO JOAQUIM SANTANA" "autor_nome_curto" => "ROGÉRIO" "autor_email" => "prof.rogeriojoaquim@gmail" "autor_ies" => "PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO (PUCSP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-internacional-de-educacao-sesi---sp-" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Internacional de Educação SESI - SP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SESI - SP" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/sesisp/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657764ed20228_11122023163717.jpg" "data_publicacao" => "2023-12-11" "edicao_publicada_em" => "2023-11-10 16:30:55" "publicacao_id" => 103 "publicacao_nome" => "Revista CIESESI-SP" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-72-4" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 93657 "edicao_id" => 314 "trabalho_id" => 14 "inscrito_id" => 272 "titulo" => "ESTUDO LÓGICO: ORIGENS, CONCEITOS E APLICAÇÕES" "resumo" => "O objetivo do estudo é analisar a aplicabilidade do método de estudo denominado de Estudo Lógico, em diferentes contextos educacionais. A pesquisa foi realizada por meio de uma abordagem bibliográfica exploratória, com base na análise de conteúdo. O artigo destaca as origens do Estudo Lógico, investigando os escritos de autores como Earhart, McMurry e Miller, que contribuíram para o desenvolvimento desse método. A análise revela que o Estudo Lógico envolve a assimilação de ideias, o pensamento reflexivo e o pensamento lógico, sendo essencial para o desenvolvimento do pensamento crítico e a aquisição de conhecimentos estruturados. Os resultados indicam que o Estudo Lógico tem sido interpretado e aplicado de maneiras diversas, especialmente no sistema de ensino brasileiro, onde é conhecido como Estudo Dirigido. Algumas críticas são feitas em relação à confusão entre o Estudo Dirigido e outras técnicas de ensino, bem como à falta de conhecimento dos professores sobre os elementos envolvidos no processo de estudo. Conclui-se que o Estudo Lógico requer uma abordagem ativa por parte dos estudantes, envolvendo perguntas reflexivas, raciocínio lógico e conexões entre os conteúdos. Os professores desempenham um papel fundamental ao orientar os alunos nesse processo. No entanto, é necessário aprofundar o conhecimento sobre o Estudo Lógico e suas diretrizes para melhorar a qualidade do ensino." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 4: A prática na formação inicial de professores + Relato de experiências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV195_MD1_ID272_TB14_06092023140210.pdf" "created_at" => "2023-12-11 11:15:38" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROGÉRIO JOAQUIM SANTANA" "autor_nome_curto" => "ROGÉRIO" "autor_email" => "prof.rogeriojoaquim@gmail" "autor_ies" => "PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO (PUCSP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-internacional-de-educacao-sesi---sp-" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Internacional de Educação SESI - SP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SESI - SP" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/sesisp/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657764ed20228_11122023163717.jpg" "data_publicacao" => "2023-12-11" "edicao_publicada_em" => "2023-11-10 16:30:55" "publicacao_id" => 103 "publicacao_nome" => "Revista CIESESI-SP" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-72-4" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }