O objetivo do estudo é analisar a aplicabilidade do método de estudo denominado de Estudo Lógico, em diferentes contextos educacionais. A pesquisa foi realizada por meio de uma abordagem bibliográfica exploratória, com base na análise de conteúdo. O artigo destaca as origens do Estudo Lógico, investigando os escritos de autores como Earhart, McMurry e Miller, que contribuíram para o desenvolvimento desse método. A análise revela que o Estudo Lógico envolve a assimilação de ideias, o pensamento reflexivo e o pensamento lógico, sendo essencial para o desenvolvimento do pensamento crítico e a aquisição de conhecimentos estruturados. Os resultados indicam que o Estudo Lógico tem sido interpretado e aplicado de maneiras diversas, especialmente no sistema de ensino brasileiro, onde é conhecido como Estudo Dirigido. Algumas críticas são feitas em relação à confusão entre o Estudo Dirigido e outras técnicas de ensino, bem como à falta de conhecimento dos professores sobre os elementos envolvidos no processo de estudo. Conclui-se que o Estudo Lógico requer uma abordagem ativa por parte dos estudantes, envolvendo perguntas reflexivas, raciocínio lógico e conexões entre os conteúdos. Os professores desempenham um papel fundamental ao orientar os alunos nesse processo. No entanto, é necessário aprofundar o conhecimento sobre o Estudo Lógico e suas diretrizes para melhorar a qualidade do ensino.