O presente trabalho relata as experiências de duas alunas do curso de Licenciatura em Matemática da Faculdade SESI-SP de Educação (FASESP). Focado na formação inicial de professores, particularmente na área de Matemática, e contextualizado no atual cenário educacional, o objetivo central deste relato é descrever a participação dessas alunas no Programa de Residência Educacional (RE), desenvolvido em turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental, visando explorar a relevância do programa para a formação docente e a construção de uma prática profissional mais crítica e reflexiva, por meio das vivências e observações em sala de aula. A RE proporciona uma nova perspectiva no ambiente de ensino ao criar um espaço para a prática e reflexão docente-pedagógica e por fomentar a utilização de metodologias de ação-reflexão-ação. Essa abordagem visa estreitar a conexão entre teoria e prática pedagógica, permitindo que os participantes se envolvam com a prática profissional em contextos reais e investigativos. Guiadas por um educador experiente, que facilita o desenvolvimento de competências essenciais para o papel docente, as alunas têm a oportunidade de aprofundar suas habilidades e perspectivas. O Programa de Residência Educacional emerge como um componente crucial no processo de formação docente, integrando experiências práticas, reflexão crítica e orientação de um mentor. Essa abordagem dinâmica cria uma base sólida para que o futuro profissional desenvolva habilidades necessárias para enfrentar os desafios em constante evolução na educação. Através da Residência Educacional, o professor em formação é preparado para abordar as complexidades da sala de aula de forma experimental e inovadora, permitindo que durante o processo de formação na graduação, os estudantes possam vivenciar e conviver no âmbito da sala de aula sendo assistidos e acompanhados por reflexões formativas contínuas.