Esta comunicação apresenta o relato de experiência da atuação da Preceptoria no curso de Complementação Pedagógica R2, na Faculdade de Educação do Sesi de São Paulo (FASESP) em parceria com a ONG Ensina Brasil, demonstrando objetivos, meios, estratégias e desafios do professor/preceptor na orientação de licenciandos. No relato, é possível evidenciar como a proposta de orientação da preceptoria constitui-se por meio de uma dinâmica dialógica fundamental para a formação de docentes em perspectiva sociointeracionista. Nota-se também como a proposta do R2 da FASESP alinha-se com a do Ensina Brasil no que concerne ao desenvolvimento máximo do potencial e protagonismo dos e das estudantes em formação de lideranças para transformar o cenário educacional do país. Tais proposições efetivam-se, prioritariamente, pela formação em prática, constituída pela Residência Pedagógica, aliada ao desenvolvimento do Memorial Reflexivo e à atuação da preceptoria. O Memorial Reflexivo é utilizado como instrumento de avaliação formativa, possibilitando que os(as) licenciandos(as) reflitam sobre a sua prática pedagógica à medida em que constroem conhecimentos em ambientes reais. Nesse sentido, é possível afirmar que o curso, do modo em que se desenvolve, fundamenta-se na práxis como categoria, unindo a um só tempo teoria, prática e reflexão sobre a ação docente.