Este relato tem como objetivo compartilhar a experiência de realização de um encontro formativo centrado na cultura afro-brasileira e indígena, organizado por duas docentes: uma de ascendência negra e a outra, indígena. A iniciativa foi direcionada a estudantes graduandas do curso de Pedagogia em uma instituição de ensino superior privada, em São Paulo, a partir do interesse demonstrado por essas alunas. A relevância dessa formação decorre da responsabilidade estipulada pelo Parecer do Ministério da Educação - Conselho Nacional de Educação nº 003/2004, que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, e do parecer 14/2015, que define as Diretrizes Operacionais para a implementação da história e das culturas dos povos indígenas na Educação Básica, de acordo com a Lei nº 11.645/08. A ausência de capacitações como essa resulta na privação de conhecimentos para futuros professores da Educação Básica, atrasando, em muitos casos e, em outros, tornando inviável a aplicação do trabalho exigido pelas leis: 10.639/03 e 11.645/08. Tal ausência contribui para a manutenção da desigualdade racial e exclusão étnica, impedindo o acesso a direitos básicos e recursos públicos, sejam materiais ou imateriais, no Brasil. O evento foi estruturado da seguinte forma: apresentação das docentes ministrantes e suas trajetórias e identidades, dinâmica cultural de interação, momento de debate e encerramento.