Artigo Anais do I Congresso Internacional de Educação SESI - SP

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-72-4

“ARTE FAZ PARTE!”: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE HUMANIDADES POR MEIO DA ARTE NA EJA DO SESI/SP.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 2: Educação eficaz para todos: inclusão, diversidade, equidade e igualdades
"2023-12-11" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 93696
    "edicao_id" => 314
    "trabalho_id" => 87
    "inscrito_id" => 1005
    "titulo" => "“ARTE FAZ PARTE!”: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE HUMANIDADES POR MEIO DA ARTE NA EJA DO SESI/SP."
    "resumo" => "Esta comunicação visa apresentar uma das práticas pedagógicas realizadas pela equipe da EJA do Sesi no estado de São Paulo. Foca, para tanto, no “Projeto Arte Faz Parte!” que vem sendo desenvolvido nesta instituição pelos professores tutores de Ciências Humanas, na modalidade EaD, desde o segundo semestre de 2022. Tal projeto objetiva colaborar para a construção do conhecimento sobre a área de Humanidades entre os alunos, tomando como referência teórico-metodológica a concepção de arte-educação pois, em seu fazer, propõe como estratégia central um diálogo interdisciplinar com as artes que leve a uma maior compreensão de determinadas temáticas, cenários e contextos sociais em diferentes recortes de tempo e de espaço. Para além disso, “Arte Faz Parte!” busca promover também um diálogo com o Projeto de Vida dos alunos ao partir de uma perspectiva de educação intercultural, integral e inclusiva. Nesse sentido, lança mão de elementos que colaborem para fortalecer o autoconhecimento e autoestima dos estudantes, uma vez que o contato com a arte os sensibiliza e aprofunda uma percepção de si e do mundo a sua volta, ampliando seus horizontes por meio do aguçamento de suas sensibilidades, curiosidade e levando-os a reflexões que os estimulem não somente a um letramento artístico, como também a atuar de modo a produzir possibilidades de transformações em suas vidas e seus círculos sociais. Assim, a presente comunicação abordará algumas das práticas experenciadas entre professores e estudantes da EJA-Sesi/SP integrantes do projeto, destacando, especialmente, o seu protagonismo, os relatos e produtos desenvolvidos por estes nas duas edições de “Arte faz parte!” realizadas até o momento."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 2: Educação eficaz para todos: inclusão, diversidade, equidade e igualdades"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV195_MD1_ID1005_TB87_23102023221316.pdf"
    "created_at" => "2023-12-11 11:15:38"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLOS ANTONIO DOS REIS"
    "autor_nome_curto" => "CARLOS ANTONIO"
    "autor_email" => "carlos.reis@sesisp.org.br"
    "autor_ies" => "SESI SP"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-internacional-de-educacao-sesi---sp-"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Internacional de Educação SESI - SP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SESI - SP"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/sesisp/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657764ed20228_11122023163717.jpg"
    "data_publicacao" => "2023-12-11"
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-10 16:30:55"
    "publicacao_id" => 103
    "publicacao_nome" => "Revista CIESESI-SP"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-72-4"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 93696
    "edicao_id" => 314
    "trabalho_id" => 87
    "inscrito_id" => 1005
    "titulo" => "“ARTE FAZ PARTE!”: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE HUMANIDADES POR MEIO DA ARTE NA EJA DO SESI/SP."
    "resumo" => "Esta comunicação visa apresentar uma das práticas pedagógicas realizadas pela equipe da EJA do Sesi no estado de São Paulo. Foca, para tanto, no “Projeto Arte Faz Parte!” que vem sendo desenvolvido nesta instituição pelos professores tutores de Ciências Humanas, na modalidade EaD, desde o segundo semestre de 2022. Tal projeto objetiva colaborar para a construção do conhecimento sobre a área de Humanidades entre os alunos, tomando como referência teórico-metodológica a concepção de arte-educação pois, em seu fazer, propõe como estratégia central um diálogo interdisciplinar com as artes que leve a uma maior compreensão de determinadas temáticas, cenários e contextos sociais em diferentes recortes de tempo e de espaço. Para além disso, “Arte Faz Parte!” busca promover também um diálogo com o Projeto de Vida dos alunos ao partir de uma perspectiva de educação intercultural, integral e inclusiva. Nesse sentido, lança mão de elementos que colaborem para fortalecer o autoconhecimento e autoestima dos estudantes, uma vez que o contato com a arte os sensibiliza e aprofunda uma percepção de si e do mundo a sua volta, ampliando seus horizontes por meio do aguçamento de suas sensibilidades, curiosidade e levando-os a reflexões que os estimulem não somente a um letramento artístico, como também a atuar de modo a produzir possibilidades de transformações em suas vidas e seus círculos sociais. Assim, a presente comunicação abordará algumas das práticas experenciadas entre professores e estudantes da EJA-Sesi/SP integrantes do projeto, destacando, especialmente, o seu protagonismo, os relatos e produtos desenvolvidos por estes nas duas edições de “Arte faz parte!” realizadas até o momento."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 2: Educação eficaz para todos: inclusão, diversidade, equidade e igualdades"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV195_MD1_ID1005_TB87_23102023221316.pdf"
    "created_at" => "2023-12-11 11:15:38"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLOS ANTONIO DOS REIS"
    "autor_nome_curto" => "CARLOS ANTONIO"
    "autor_email" => "carlos.reis@sesisp.org.br"
    "autor_ies" => "SESI SP"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-internacional-de-educacao-sesi---sp-"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Internacional de Educação SESI - SP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SESI - SP"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/sesisp/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657764ed20228_11122023163717.jpg"
    "data_publicacao" => "2023-12-11"
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-10 16:30:55"
    "publicacao_id" => 103
    "publicacao_nome" => "Revista CIESESI-SP"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-72-4"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Esta comunicação visa apresentar uma das práticas pedagógicas realizadas pela equipe da EJA do Sesi no estado de São Paulo. Foca, para tanto, no “Projeto Arte Faz Parte!” que vem sendo desenvolvido nesta instituição pelos professores tutores de Ciências Humanas, na modalidade EaD, desde o segundo semestre de 2022. Tal projeto objetiva colaborar para a construção do conhecimento sobre a área de Humanidades entre os alunos, tomando como referência teórico-metodológica a concepção de arte-educação pois, em seu fazer, propõe como estratégia central um diálogo interdisciplinar com as artes que leve a uma maior compreensão de determinadas temáticas, cenários e contextos sociais em diferentes recortes de tempo e de espaço. Para além disso, “Arte Faz Parte!” busca promover também um diálogo com o Projeto de Vida dos alunos ao partir de uma perspectiva de educação intercultural, integral e inclusiva. Nesse sentido, lança mão de elementos que colaborem para fortalecer o autoconhecimento e autoestima dos estudantes, uma vez que o contato com a arte os sensibiliza e aprofunda uma percepção de si e do mundo a sua volta, ampliando seus horizontes por meio do aguçamento de suas sensibilidades, curiosidade e levando-os a reflexões que os estimulem não somente a um letramento artístico, como também a atuar de modo a produzir possibilidades de transformações em suas vidas e seus círculos sociais. Assim, a presente comunicação abordará algumas das práticas experenciadas entre professores e estudantes da EJA-Sesi/SP integrantes do projeto, destacando, especialmente, o seu protagonismo, os relatos e produtos desenvolvidos por estes nas duas edições de “Arte faz parte!” realizadas até o momento.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.