Artigo Anais do I Congresso Internacional de Educação SESI - SP

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-72-4

O CLÁSSICO E O CONTEMPORÂNEO: POSSIBILIDADES PARA UM ENSINO ESTÉTICO-LITERÁRIO ANTIRRACISTA

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este trabalho propõe apresentar uma possibilidade de trabalho com um clássico literário em sala de aula, estabelecendo intertextualidades com linguagens contemporâneas, através de leitura e análise da obra O Navio Negreiro (Alves, Castro, 1870) em diálogo com a canção Poco (Okereke, Tasha e Tracie, 2020), Rap das irmãs gêmeas Tasha e Tracie. A pesquisa traz trechos do poema de Castro Alves (1870) para além do contexto da época e destaca a importância simbólica do mar na composição dos versos. Além disso, por meio da música, discute algumas consequências advindas do processo de escravização e genocídio do povo preto, as quais permeiam o cenário atual. A relação entre o clássico e o contemporâneo apresenta-se, na proposta, como um caminho para conectar o aluno jovem à linguagem do Romantismo com mais facilidade, quebrando algumas barreiras no que diz respeito ao processo de ensino-aprendizagem de literatura clássica. Baseia-se no Método Recepcional proposto por Bordini e Aguiar (1993) e na Estética da Recepção de Jauss (1967), a fim de mobilizar os alunos a realizarem uma análise estética e crítica do texto poético em questão, sendo capazes de estabelecerem relações com aspectos da contemporaneidade. Desta forma, o presente trabalho visa contruir novos conhecimentos e conexões a partir da abordagem crítica sobre a erudição, ao passo que estimula o desenvolvimento de um olhar antirracista.

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