Este trabalho propõe apresentar uma possibilidade de trabalho com um clássico literário em sala de aula, estabelecendo intertextualidades com linguagens contemporâneas, através de leitura e análise da obra O Navio Negreiro (Alves, Castro, 1870) em diálogo com a canção Poco (Okereke, Tasha e Tracie, 2020), Rap das irmãs gêmeas Tasha e Tracie. A pesquisa traz trechos do poema de Castro Alves (1870) para além do contexto da época e destaca a importância simbólica do mar na composição dos versos. Além disso, por meio da música, discute algumas consequências advindas do processo de escravização e genocídio do povo preto, as quais permeiam o cenário atual. A relação entre o clássico e o contemporâneo apresenta-se, na proposta, como um caminho para conectar o aluno jovem à linguagem do Romantismo com mais facilidade, quebrando algumas barreiras no que diz respeito ao processo de ensino-aprendizagem de literatura clássica. Baseia-se no Método Recepcional proposto por Bordini e Aguiar (1993) e na Estética da Recepção de Jauss (1967), a fim de mobilizar os alunos a realizarem uma análise estética e crítica do texto poético em questão, sendo capazes de estabelecerem relações com aspectos da contemporaneidade. Desta forma, o presente trabalho visa contruir novos conhecimentos e conexões a partir da abordagem crítica sobre a erudição, ao passo que estimula o desenvolvimento de um olhar antirracista.