Artigo Anais do I Congresso Internacional de Educação SESI - SP

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-72-4

AS CORES DA ESCOLA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 4: A prática na formação inicial de professores + Relato de experiências
"2023-12-11" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 93687
    "edicao_id" => 314
    "trabalho_id" => 76
    "inscrito_id" => 404
    "titulo" => "AS CORES DA ESCOLA"
    "resumo" => "Face a era da conectividade e as calorosas discussões sobre o homeschooling no Brasil, este relato tem como foco compreender quais são as cores que a escola apresenta, em especial, para as crianças que estão em processo de alfabetização. Fruto das aulas de Didática Geral, da Graduação em Pedagogia, cujos objetivos centrais são o ensino e a aprendizagem, uma vez que fornece subsídios para que o futuro professor possa atuar em sala de aula preparando seus alunos para viverem em uma sociedade demarcada pelo aprender. Buscou-se problematizar como as crianças que vivenciaram o período de dois anos em ensino remoto (2020-2021), por causa da pandemia da Covid-19 em nível mundial, ao retornarem às escolas de forma presencial, sentiam-se e percebiam a escola. A hipótese indica que a aprendizagem ocorre ao longo da vida e não se limita ao campo formal, contudo é neste ambiente formal, sendo um campo promissor no processo de socialização, que os sujeitos se relacionam e se comportam ao mesmo tempo em que desenvolvem sua aprendizagem. Desse modo, de natureza qualitativa optou-se primeiro por uma fundamentação teórica de revisão bibliográfica, centrada em autores como: Zabala (2016); Boto (2018); Barbosa (2016) entre outros, seguido pela descrição de experimentação aplicados por questões fechadas e expressas em forma de desenhos e cores ao público-alvo. Como resultado os estudantes de Pedagogia, refletiram sobre o papel da educação formal presencial e entre pares para essa faixa etária bem como os comprometimentos e atrasos, apesar do estereótipo de geração conectada e tecnológica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 4: A prática na formação inicial de professores + Relato de experiências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV195_MD1_ID404_TB76_30102023082053.pdf"
    "created_at" => "2023-12-11 11:15:38"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NICLAUDIA MARIA DE BARROS VIEIRA"
    "autor_nome_curto" => "NICLAUDIA"
    "autor_email" => "niclaudiabarros@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (UNIFESP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-internacional-de-educacao-sesi---sp-"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Internacional de Educação SESI - SP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SESI - SP"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/sesisp/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657764ed20228_11122023163717.jpg"
    "data_publicacao" => "2023-12-11"
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-10 16:30:55"
    "publicacao_id" => 103
    "publicacao_nome" => "Revista CIESESI-SP"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-72-4"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 93687
    "edicao_id" => 314
    "trabalho_id" => 76
    "inscrito_id" => 404
    "titulo" => "AS CORES DA ESCOLA"
    "resumo" => "Face a era da conectividade e as calorosas discussões sobre o homeschooling no Brasil, este relato tem como foco compreender quais são as cores que a escola apresenta, em especial, para as crianças que estão em processo de alfabetização. Fruto das aulas de Didática Geral, da Graduação em Pedagogia, cujos objetivos centrais são o ensino e a aprendizagem, uma vez que fornece subsídios para que o futuro professor possa atuar em sala de aula preparando seus alunos para viverem em uma sociedade demarcada pelo aprender. Buscou-se problematizar como as crianças que vivenciaram o período de dois anos em ensino remoto (2020-2021), por causa da pandemia da Covid-19 em nível mundial, ao retornarem às escolas de forma presencial, sentiam-se e percebiam a escola. A hipótese indica que a aprendizagem ocorre ao longo da vida e não se limita ao campo formal, contudo é neste ambiente formal, sendo um campo promissor no processo de socialização, que os sujeitos se relacionam e se comportam ao mesmo tempo em que desenvolvem sua aprendizagem. Desse modo, de natureza qualitativa optou-se primeiro por uma fundamentação teórica de revisão bibliográfica, centrada em autores como: Zabala (2016); Boto (2018); Barbosa (2016) entre outros, seguido pela descrição de experimentação aplicados por questões fechadas e expressas em forma de desenhos e cores ao público-alvo. Como resultado os estudantes de Pedagogia, refletiram sobre o papel da educação formal presencial e entre pares para essa faixa etária bem como os comprometimentos e atrasos, apesar do estereótipo de geração conectada e tecnológica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 4: A prática na formação inicial de professores + Relato de experiências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV195_MD1_ID404_TB76_30102023082053.pdf"
    "created_at" => "2023-12-11 11:15:38"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NICLAUDIA MARIA DE BARROS VIEIRA"
    "autor_nome_curto" => "NICLAUDIA"
    "autor_email" => "niclaudiabarros@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (UNIFESP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-internacional-de-educacao-sesi---sp-"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Internacional de Educação SESI - SP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SESI - SP"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/sesisp/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657764ed20228_11122023163717.jpg"
    "data_publicacao" => "2023-12-11"
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-10 16:30:55"
    "publicacao_id" => 103
    "publicacao_nome" => "Revista CIESESI-SP"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-72-4"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Face a era da conectividade e as calorosas discussões sobre o homeschooling no Brasil, este relato tem como foco compreender quais são as cores que a escola apresenta, em especial, para as crianças que estão em processo de alfabetização. Fruto das aulas de Didática Geral, da Graduação em Pedagogia, cujos objetivos centrais são o ensino e a aprendizagem, uma vez que fornece subsídios para que o futuro professor possa atuar em sala de aula preparando seus alunos para viverem em uma sociedade demarcada pelo aprender. Buscou-se problematizar como as crianças que vivenciaram o período de dois anos em ensino remoto (2020-2021), por causa da pandemia da Covid-19 em nível mundial, ao retornarem às escolas de forma presencial, sentiam-se e percebiam a escola. A hipótese indica que a aprendizagem ocorre ao longo da vida e não se limita ao campo formal, contudo é neste ambiente formal, sendo um campo promissor no processo de socialização, que os sujeitos se relacionam e se comportam ao mesmo tempo em que desenvolvem sua aprendizagem. Desse modo, de natureza qualitativa optou-se primeiro por uma fundamentação teórica de revisão bibliográfica, centrada em autores como: Zabala (2016); Boto (2018); Barbosa (2016) entre outros, seguido pela descrição de experimentação aplicados por questões fechadas e expressas em forma de desenhos e cores ao público-alvo. Como resultado os estudantes de Pedagogia, refletiram sobre o papel da educação formal presencial e entre pares para essa faixa etária bem como os comprometimentos e atrasos, apesar do estereótipo de geração conectada e tecnológica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.