Ao relacionar o conteúdo dos capítulos a serem desenvolvidos em componentes da área de Linguagens, no 9º ano do Ensino Fundamental, foi observada pelos docentes a possibilidade de abordar de modo sistemático questões relacionadas ao âmbito socioemocional. Sendo assim, produziu-se um mapa de conexões com o objetivo de propiciar momentos de autorreflexão intensa, de modo que os estudantes pudessem reconhecer seus sentimentos e compartilhá-los em um ambiente seguro e empático, contribuindo, para seu desenvolvimento pessoal, focando nas competências socioemocionais, sem descaracterizar as expectativas de ensino e aprendizagem elencadas para o período. A proposta foi desenvolver, em Língua Portuguesa, os capítulos 1 (Universo interior - gênero textual conto psicológico) e 5 (A vida como ela é - crônica poética e humorística). O desenvolvimento das atividades, a partir do conteúdo do material didático, aprofundado mediante a utilização de obras artísticas e literárias, foi realizado mediante o agrupamento produtivo para leitura, discussão e produção; momentos de leitura reflexão e produção individual; socialização das produções e sistematização dos conhecimentos; atividades utilizando o modelo de rotação por estações; círculo de leitura de Harvey Daniels; ensino da gramática contextualizada. Os resultados obtidos superaram as expectativas, devido ao envolvimento voluntário intenso por parte de todos os estudantes. As produções escritas foram compartilhadas com a turma por meio de ferramentas digitais e suas versões finais expostas na escola para que todos tenham acesso. Os momentos de socialização, em especial, fizeram com que muitos sentimentos viessem à tona, despertando o choro (por lembrança ou empatia) em muitos estudantes, o que trouxe consigo o acolhimento dos colegas. Os próprios relataram ter sido um momento terapêutico em muitos sentidos, em que puderam expressar seus sentimentos, extravasá-los e se sentirem acolhidos por seus pares ao perceberem que suas angústias não são exclusivas e que podem contar com o apoio deles.