LUZ PARA TODOS: USO DA LINGUAGEM DIGITAL E INTEGRAÇÃO DAS ÁREAS DO CONHECIMENTO PROMOVENDO APRENDIZAGENS NO ENSINO FUNDAMENTAL
"2023-12-11" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 93728 "edicao_id" => 314 "trabalho_id" => 147 "inscrito_id" => 1324 "titulo" => "LUZ PARA TODOS: USO DA LINGUAGEM DIGITAL E INTEGRAÇÃO DAS ÁREAS DO CONHECIMENTO PROMOVENDO APRENDIZAGENS NO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "O Referencial Curricular do Sistema SESI de Ensino de São Paulo, apresenta expectativas de aprendizagens que oportunizam a integração das áreas do conhecimento e propõem soluções de situações problemas para o desenvolvimento da sociedade. Assim, foi desenvolvido o projeto “Luz para todos”, com estudantes dos oitavos anos do Ensino Fundamental, objetivando integrar as áreas do conhecimento por meio das disciplinas de Geografia, Artes, Ciências da Natureza, Língua Portuguesa e Matemática. O desafio proposto constituiu o desenvolvimento de um projeto de iluminação para uma região inóspita, esta localidade poderia ser em qualquer lugar do mundo e devendo ser iluminada a partir de fontes sustentáveis de energia. Foram utilizadas metodologias ativas, com base na linguagem digital usando diferentes aplicativos escolhidos pelos estudantes. O envolvimento de situações reais para estudo na abordagem da Educação ciência, tecnologia e sociedade, conhecido como Educação CTS é importante, pois segundo Sbrana, Albrecht e Aguiar (2019, p.4) no artigo: A abordagem CTS no contexto das questões de matemática do ENEM (2012-2016), “[...] pressupõe a contextualização e a interdisciplinaridade. [...] não se trata de relacionar o conhecimento científico ao cotidiano, com exemplos ao final do conteúdo, mas a partir de situações problemáticas reais, buscar o conhecimento necessário para entendê-las e solucioná-las.” As equipes foram organizadas possibilitando ações coletivas e colaborativas, visando o protagonismo estudantil. Para a execução do trabalho foram reservados espaços interativos de pesquisa digital, nos quais os estudantes produziram sites, mapas no Minecraft e infográficos, durante as aulas das diferentes disciplinas planejadas com base nas expectativas de aprendizagens. Como resultado observou-se maior interatividade entre os estudantes, melhorando a convivência, integrando as competências socioemocionais e a linguagem digital, tornou visual e prático o conhecimento científico da implementação de energia elétrica sustentável em uma determinada região, dinamizando as aulas, com interatividade e sociointeracionismo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 1: Técnicas, tecnologia, inovação e transformação educacional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV195_MD1_ID1324_TB147_23102023080437.pdf" "created_at" => "2023-12-11 11:15:38" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCIA REGINA FRANCHI BECK" "autor_nome_curto" => "MARCIA" "autor_email" => "marcia.beck@sesisp.org.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-internacional-de-educacao-sesi---sp-" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Internacional de Educação SESI - SP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SESI - SP" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/sesisp/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657764ed20228_11122023163717.jpg" "data_publicacao" => "2023-12-11" "edicao_publicada_em" => "2023-11-10 16:30:55" "publicacao_id" => 103 "publicacao_nome" => "Revista CIESESI-SP" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-72-4" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 93728 "edicao_id" => 314 "trabalho_id" => 147 "inscrito_id" => 1324 "titulo" => "LUZ PARA TODOS: USO DA LINGUAGEM DIGITAL E INTEGRAÇÃO DAS ÁREAS DO CONHECIMENTO PROMOVENDO APRENDIZAGENS NO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "O Referencial Curricular do Sistema SESI de Ensino de São Paulo, apresenta expectativas de aprendizagens que oportunizam a integração das áreas do conhecimento e propõem soluções de situações problemas para o desenvolvimento da sociedade. Assim, foi desenvolvido o projeto “Luz para todos”, com estudantes dos oitavos anos do Ensino Fundamental, objetivando integrar as áreas do conhecimento por meio das disciplinas de Geografia, Artes, Ciências da Natureza, Língua Portuguesa e Matemática. O desafio proposto constituiu o desenvolvimento de um projeto de iluminação para uma região inóspita, esta localidade poderia ser em qualquer lugar do mundo e devendo ser iluminada a partir de fontes sustentáveis de energia. Foram utilizadas metodologias ativas, com base na linguagem digital usando diferentes aplicativos escolhidos pelos estudantes. O envolvimento de situações reais para estudo na abordagem da Educação ciência, tecnologia e sociedade, conhecido como Educação CTS é importante, pois segundo Sbrana, Albrecht e Aguiar (2019, p.4) no artigo: A abordagem CTS no contexto das questões de matemática do ENEM (2012-2016), “[...] pressupõe a contextualização e a interdisciplinaridade. [...] não se trata de relacionar o conhecimento científico ao cotidiano, com exemplos ao final do conteúdo, mas a partir de situações problemáticas reais, buscar o conhecimento necessário para entendê-las e solucioná-las.” As equipes foram organizadas possibilitando ações coletivas e colaborativas, visando o protagonismo estudantil. Para a execução do trabalho foram reservados espaços interativos de pesquisa digital, nos quais os estudantes produziram sites, mapas no Minecraft e infográficos, durante as aulas das diferentes disciplinas planejadas com base nas expectativas de aprendizagens. Como resultado observou-se maior interatividade entre os estudantes, melhorando a convivência, integrando as competências socioemocionais e a linguagem digital, tornou visual e prático o conhecimento científico da implementação de energia elétrica sustentável em uma determinada região, dinamizando as aulas, com interatividade e sociointeracionismo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 1: Técnicas, tecnologia, inovação e transformação educacional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV195_MD1_ID1324_TB147_23102023080437.pdf" "created_at" => "2023-12-11 11:15:38" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCIA REGINA FRANCHI BECK" "autor_nome_curto" => "MARCIA" "autor_email" => "marcia.beck@sesisp.org.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-internacional-de-educacao-sesi---sp-" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Internacional de Educação SESI - SP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SESI - SP" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/sesisp/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657764ed20228_11122023163717.jpg" "data_publicacao" => "2023-12-11" "edicao_publicada_em" => "2023-11-10 16:30:55" "publicacao_id" => 103 "publicacao_nome" => "Revista CIESESI-SP" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-72-4" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }