Artigo Anais do I Congresso Internacional de Educação SESI - SP

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-72-4

LUZ PARA TODOS: USO DA LINGUAGEM DIGITAL E INTEGRAÇÃO DAS ÁREAS DO CONHECIMENTO PROMOVENDO APRENDIZAGENS NO ENSINO FUNDAMENTAL

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O Referencial Curricular do Sistema SESI de Ensino de São Paulo, apresenta expectativas de aprendizagens que oportunizam a integração das áreas do conhecimento e propõem soluções de situações problemas para o desenvolvimento da sociedade. Assim, foi desenvolvido o projeto “Luz para todos”, com estudantes dos oitavos anos do Ensino Fundamental, objetivando integrar as áreas do conhecimento por meio das disciplinas de Geografia, Artes, Ciências da Natureza, Língua Portuguesa e Matemática. O desafio proposto constituiu o desenvolvimento de um projeto de iluminação para uma região inóspita, esta localidade poderia ser em qualquer lugar do mundo e devendo ser iluminada a partir de fontes sustentáveis de energia. Foram utilizadas metodologias ativas, com base na linguagem digital usando diferentes aplicativos escolhidos pelos estudantes. O envolvimento de situações reais para estudo na abordagem da Educação ciência, tecnologia e sociedade, conhecido como Educação CTS é importante, pois segundo Sbrana, Albrecht e Aguiar (2019, p.4) no artigo: A abordagem CTS no contexto das questões de matemática do ENEM (2012-2016), “[...] pressupõe a contextualização e a interdisciplinaridade. [...] não se trata de relacionar o conhecimento científico ao cotidiano, com exemplos ao final do conteúdo, mas a partir de situações problemáticas reais, buscar o conhecimento necessário para entendê-las e solucioná-las.” As equipes foram organizadas possibilitando ações coletivas e colaborativas, visando o protagonismo estudantil. Para a execução do trabalho foram reservados espaços interativos de pesquisa digital, nos quais os estudantes produziram sites, mapas no Minecraft e infográficos, durante as aulas das diferentes disciplinas planejadas com base nas expectativas de aprendizagens. Como resultado observou-se maior interatividade entre os estudantes, melhorando a convivência, integrando as competências socioemocionais e a linguagem digital, tornou visual e prático o conhecimento científico da implementação de energia elétrica sustentável em uma determinada região, dinamizando as aulas, com interatividade e sociointeracionismo.

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