Pesquisa divulgada em agosto de 2021 pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o percentual de famílias brasileiras com dívidas chegou a 72,9%. Esse número é alarmante e nos mostra que é urgente a necessidade de educar a população sobre a importância de uma boa gestão financeira. Segundo a Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF, 2005) o que está ocorrendo é que as pessoas estão com maior disponibilidade de crédito no mercado e a cada ano fica mais fácil o acesso a diversos tipos de transações econômicas. Em contrapartida, há um entendimento de que a falta de conhecimentos financeiros básicos pode trazer problemas para a saúde financeira do indivíduo. O objetivo deste trabalho é apresentar uma sequência didática sobre educação financeira que possa ser aplicada em aulas de Matemática no segundo ano do ensino médio. A proposta é aplicar uma sequência que aborda conceitos de investimentos, controle de despesas e planejamento financeiro. O intuito é que os alunos desenvolvam habilidades e conhecimentos que possam ajudá-los a tomar decisões financeiras mais conscientes e responsáveis, além de prepará-los para o futuro. A aplicação da sequência de ensino tem o objetivo de fazer com que os alunos compreendam como funciona o mercado financeiro, seus principais conceitos e como aplicá-los em seu cotidiano. Por meio de atividades e dinâmicas em sala de aula os alunos serão estimulados a refletir sobre seus hábitos financeiros (e/ou de suas famílias) e a desenvolver uma consciência de gestão financeira pessoal e planejamento de seu futuro.