GESTÃO FINANCEIRA: UMA PROPOSTA DE ENSINO PARA PROMOVER A EDUCAÇÃO FINANCEIRA DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
"2023-12-11" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 93743 "edicao_id" => 314 "trabalho_id" => 175 "inscrito_id" => 1348 "titulo" => "GESTÃO FINANCEIRA: UMA PROPOSTA DE ENSINO PARA PROMOVER A EDUCAÇÃO FINANCEIRA DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "Pesquisa divulgada em agosto de 2021 pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o percentual de famílias brasileiras com dívidas chegou a 72,9%. Esse número é alarmante e nos mostra que é urgente a necessidade de educar a população sobre a importância de uma boa gestão financeira. Segundo a Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF, 2005) o que está ocorrendo é que as pessoas estão com maior disponibilidade de crédito no mercado e a cada ano fica mais fácil o acesso a diversos tipos de transações econômicas. Em contrapartida, há um entendimento de que a falta de conhecimentos financeiros básicos pode trazer problemas para a saúde financeira do indivíduo. O objetivo deste trabalho é apresentar uma sequência didática sobre educação financeira que possa ser aplicada em aulas de Matemática no segundo ano do ensino médio. A proposta é aplicar uma sequência que aborda conceitos de investimentos, controle de despesas e planejamento financeiro. O intuito é que os alunos desenvolvam habilidades e conhecimentos que possam ajudá-los a tomar decisões financeiras mais conscientes e responsáveis, além de prepará-los para o futuro. A aplicação da sequência de ensino tem o objetivo de fazer com que os alunos compreendam como funciona o mercado financeiro, seus principais conceitos e como aplicá-los em seu cotidiano. Por meio de atividades e dinâmicas em sala de aula os alunos serão estimulados a refletir sobre seus hábitos financeiros (e/ou de suas famílias) e a desenvolver uma consciência de gestão financeira pessoal e planejamento de seu futuro." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 1: Técnicas, tecnologia, inovação e transformação educacional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV195_MD1_ID1348_TB175_17102023161229.pdf" "created_at" => "2023-12-11 11:15:38" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GIOVANNA HANADA" "autor_nome_curto" => "GIOVANNA Hanada" "autor_email" => "giovanna.hanada@faculdade" "autor_ies" => "FACULDADE SESI-SP DE EDUCAÇÃO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-internacional-de-educacao-sesi---sp-" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Internacional de Educação SESI - SP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SESI - SP" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/sesisp/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657764ed20228_11122023163717.jpg" "data_publicacao" => "2023-12-11" "edicao_publicada_em" => "2023-11-10 16:30:55" "publicacao_id" => 103 "publicacao_nome" => "Revista CIESESI-SP" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-72-4" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 93743 "edicao_id" => 314 "trabalho_id" => 175 "inscrito_id" => 1348 "titulo" => "GESTÃO FINANCEIRA: UMA PROPOSTA DE ENSINO PARA PROMOVER A EDUCAÇÃO FINANCEIRA DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "Pesquisa divulgada em agosto de 2021 pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o percentual de famílias brasileiras com dívidas chegou a 72,9%. Esse número é alarmante e nos mostra que é urgente a necessidade de educar a população sobre a importância de uma boa gestão financeira. Segundo a Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF, 2005) o que está ocorrendo é que as pessoas estão com maior disponibilidade de crédito no mercado e a cada ano fica mais fácil o acesso a diversos tipos de transações econômicas. Em contrapartida, há um entendimento de que a falta de conhecimentos financeiros básicos pode trazer problemas para a saúde financeira do indivíduo. O objetivo deste trabalho é apresentar uma sequência didática sobre educação financeira que possa ser aplicada em aulas de Matemática no segundo ano do ensino médio. A proposta é aplicar uma sequência que aborda conceitos de investimentos, controle de despesas e planejamento financeiro. O intuito é que os alunos desenvolvam habilidades e conhecimentos que possam ajudá-los a tomar decisões financeiras mais conscientes e responsáveis, além de prepará-los para o futuro. A aplicação da sequência de ensino tem o objetivo de fazer com que os alunos compreendam como funciona o mercado financeiro, seus principais conceitos e como aplicá-los em seu cotidiano. Por meio de atividades e dinâmicas em sala de aula os alunos serão estimulados a refletir sobre seus hábitos financeiros (e/ou de suas famílias) e a desenvolver uma consciência de gestão financeira pessoal e planejamento de seu futuro." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 1: Técnicas, tecnologia, inovação e transformação educacional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV195_MD1_ID1348_TB175_17102023161229.pdf" "created_at" => "2023-12-11 11:15:38" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GIOVANNA HANADA" "autor_nome_curto" => "GIOVANNA Hanada" "autor_email" => "giovanna.hanada@faculdade" "autor_ies" => "FACULDADE SESI-SP DE EDUCAÇÃO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-internacional-de-educacao-sesi---sp-" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Internacional de Educação SESI - SP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SESI - SP" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/sesisp/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657764ed20228_11122023163717.jpg" "data_publicacao" => "2023-12-11" "edicao_publicada_em" => "2023-11-10 16:30:55" "publicacao_id" => 103 "publicacao_nome" => "Revista CIESESI-SP" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-72-4" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }