AS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO COMO POTENCIAIS NA PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO ECOLÓGICA ATRAVÉS DE ESTAÇÕES E TRILHAS INTERPRETATIVAS
"2023-12-11" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 93723 "edicao_id" => 314 "trabalho_id" => 136 "inscrito_id" => 1175 "titulo" => "AS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO COMO POTENCIAIS NA PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO ECOLÓGICA ATRAVÉS DE ESTAÇÕES E TRILHAS INTERPRETATIVAS" "resumo" => "O trabalho propõe que é possível identificar em unidades de conservação pontos que sejam potenciais estações e trilhas interpretativas com a finalidade de promover a Alfabetização Ecológica para grupos organizados de visitantes, sejam da comunidade ou escolas. Através de consulta bibliográfica e levantamento de informações e conceitos relevantes a pesquisa, pressupomos que toda unidade de conservação possui características especiais e capacidades para a implantação de espaços educativos guiados, de forma a aproveitar os recursos paisagísticos e ambientais contidos nas unidades que podem contribuir para Educação da comunidade local e visitantes. Apresentaremos componentes ambientais presentes nas unidades de conservação que podem ser incluídas dentro de uma estação ou trilha interpretativa, as quais trataremos sobre sua função e formação. Considerando como fundamento educacional a alfabetização ecológica e utilizando os princípios da interpretação ambiental, associados aos aspectos topofílicos, refletiremos acerca da identificação das estações interpretativas em unidades de conservação como subsídio à alfabetização ecológica, visando ainda contribuir para sensibilização e conscientização ambiental a partir da perspectiva ecológica e sensorial. Todo esse processo deve despertar no visitante o sentimento de pertencimento e de identificação com o espaço visitado. Assim, acredita-se que o visitante se envolva de tal de forma com aquilo que está vivenciado que passa a sentir-se parte daquilo, e apresente uma nova concepção sobre a preservação dos recursos naturais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 2: Educação eficaz para todos: inclusão, diversidade, equidade e igualdades" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV195_MD1_ID1175_TB136_23102023180531.pdf" "created_at" => "2023-12-11 11:15:38" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO ALBANO PEREIRA CARDOSO DE FARIA" "autor_nome_curto" => "JOÃO ALBANO" "autor_email" => "jbanofaria@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ (UNITAU)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-internacional-de-educacao-sesi---sp-" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Internacional de Educação SESI - SP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SESI - SP" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/sesisp/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657764ed20228_11122023163717.jpg" "data_publicacao" => "2023-12-11" "edicao_publicada_em" => "2023-11-10 16:30:55" "publicacao_id" => 103 "publicacao_nome" => "Revista CIESESI-SP" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-72-4" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 93723 "edicao_id" => 314 "trabalho_id" => 136 "inscrito_id" => 1175 "titulo" => "AS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO COMO POTENCIAIS NA PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO ECOLÓGICA ATRAVÉS DE ESTAÇÕES E TRILHAS INTERPRETATIVAS" "resumo" => "O trabalho propõe que é possível identificar em unidades de conservação pontos que sejam potenciais estações e trilhas interpretativas com a finalidade de promover a Alfabetização Ecológica para grupos organizados de visitantes, sejam da comunidade ou escolas. Através de consulta bibliográfica e levantamento de informações e conceitos relevantes a pesquisa, pressupomos que toda unidade de conservação possui características especiais e capacidades para a implantação de espaços educativos guiados, de forma a aproveitar os recursos paisagísticos e ambientais contidos nas unidades que podem contribuir para Educação da comunidade local e visitantes. Apresentaremos componentes ambientais presentes nas unidades de conservação que podem ser incluídas dentro de uma estação ou trilha interpretativa, as quais trataremos sobre sua função e formação. Considerando como fundamento educacional a alfabetização ecológica e utilizando os princípios da interpretação ambiental, associados aos aspectos topofílicos, refletiremos acerca da identificação das estações interpretativas em unidades de conservação como subsídio à alfabetização ecológica, visando ainda contribuir para sensibilização e conscientização ambiental a partir da perspectiva ecológica e sensorial. Todo esse processo deve despertar no visitante o sentimento de pertencimento e de identificação com o espaço visitado. Assim, acredita-se que o visitante se envolva de tal de forma com aquilo que está vivenciado que passa a sentir-se parte daquilo, e apresente uma nova concepção sobre a preservação dos recursos naturais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 2: Educação eficaz para todos: inclusão, diversidade, equidade e igualdades" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV195_MD1_ID1175_TB136_23102023180531.pdf" "created_at" => "2023-12-11 11:15:38" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO ALBANO PEREIRA CARDOSO DE FARIA" "autor_nome_curto" => "JOÃO ALBANO" "autor_email" => "jbanofaria@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ (UNITAU)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-internacional-de-educacao-sesi---sp-" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Internacional de Educação SESI - SP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SESI - SP" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/sesisp/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657764ed20228_11122023163717.jpg" "data_publicacao" => "2023-12-11" "edicao_publicada_em" => "2023-11-10 16:30:55" "publicacao_id" => 103 "publicacao_nome" => "Revista CIESESI-SP" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-72-4" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }