O artigo analisa a Andragogia e reúne pesquisas que contribuem na formação de adultos, uma abordagem diferente da Pedagogia empregada com os estudantes da educação básica. Justificativa – atualmente, um grande número de adultos está à procura de diferentes tipos de formação, no ambiente corporativo, na formação continuada, na Educação de Jovens e Adultos. Tudo ocorre porque a nossa sociedade líquida passa por constantes mudanças, em um cenário assim, a formação continuada e a autoaprendizagem (“aprender a aprender”) adquirem uma grande importância para adultos e formadores. Objetivos do trabalho: Conhecer e utilizar o conceito da Andragogia e de adulto nos processos formativos; Contribuir para a formação de profissionais autônomos, reflexivos e pesquisadores; Conhecer, planejar e aplicar estratégias e técnicas de formação para motivar a aprendizagem do adulto. Nos processos de ensino-aprendizagem não podemos nos esquecer de que se trata de um público experiente, com uma história de vida pessoal e profissional que assume diferentes papéis sociais. Diante desse perfil, surgem algumas questões: Como mudar crenças e hábitos entre pessoas com experiência de vida e profissional? Como manter o engajamento e tornar a aprendizagem significativa? Para responder a essas questões, o processo de ensino-aprendizagem precisa atender às suas necessidades e expectativas, para isso, são necessárias as melhores estratégias, um processo dinâmico e interativo por meio de aprendizagem contextualizada capaz de valorizar as diferentes experiências de vida dos estudantes, seus conhecimentos prévios. Em nosso suporte teórico, reunimos Piaget, Vygotsky, Knowles, Paulo Freire, entre outros, como base teórica do trabalho. Resultados – tenho aplicado tais conhecimentos em processos formativos no Programa Emergencial de Educação Pós-pandemia, do SESI-SP, nas formações online, e os resultados têm sido bons.