ABORDANDO O HIBRIDISMO CULTURAL DE ANITTA EM SALA DE AULA
"2023-12-11" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 93656 "edicao_id" => 314 "trabalho_id" => 10 "inscrito_id" => 200 "titulo" => "ABORDANDO O HIBRIDISMO CULTURAL DE ANITTA EM SALA DE AULA" "resumo" => "Anitta é uma das maiores figuras públicas da América Latina, representante principalmente da música pop no Brasil, e em toda sua carreira a cantora bebeu da fonte de diversos gêneros musicais, como funk, reggaeton, MPB, conseguindo alcançar diferentes pessoas, classes sociais, idades, e em diferentes nacionalidades. Através de seu trabalho, Anitta obteve influência cultural, social e política não somente em seu país de origem, como também em todos os outros em que seu trabalho já foi reconhecido, por exemplo Espanha, México, Peru e Argentina. Neste trabalho colocamos a seguinte questão: Como o hibridismo cultural se faz presente no sujeito constituinte Anitta, uma vez que pensar a cultura a partir de uma perspectiva pós-colonial, é pensá-la híbrida em todos os aspectos sociais? Entendemos, aqui, o hibridismo cultural como “processos socioculturais nos quais estruturas ou práticas discretas, que existiam de forma separada, se combinam para gerar novas estruturas, objetos e práticas” (CANCLINI, 2013, p. XIX). Dito isso, conseguimos justificar, também, tamanha lógica na mistura de hits e gêneros musicais, assim como a cantora continua fazendo em sua carreira, pois toda inovação é uma espécie de adaptação, e encontros culturais que encorajam a criatividade (BURKE, 2003). Pretendemos, também, olhar para as questões de constituição do sujeito “Anitta” e toda a sua complexa relação dialógica e polifônica (BAKHTIN, 2006) estabelecida por meio de suas canções e sua subjetividade de artista. Todavia, a pesquisa também traz abordagens de como podemos levar este tema para a sala de aula, sendo possível trabalhar a interdisciplinaridade da área de linguagens por meio de suas músicas e clipes que vão além de melodias, pois também são interpretadas em outras línguas, trazendo repertórios e referências de diversos países, evidenciando o choque cultural presente em nossa sociedade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 1: Técnicas, tecnologia, inovação e transformação educacional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV195_MD1_ID200_TB10_22102023193356.pdf" "created_at" => "2023-12-11 11:15:38" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "REGINALDO NATHAN DAVID DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "RÉGIS" "autor_email" => "reginaldonathan@hotmail.c" "autor_ies" => "FACULDADE SESISP DE EDUCAÇÃO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-internacional-de-educacao-sesi---sp-" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Internacional de Educação SESI - SP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SESI - SP" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/sesisp/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657764ed20228_11122023163717.jpg" "data_publicacao" => "2023-12-11" "edicao_publicada_em" => "2023-11-10 16:30:55" "publicacao_id" => 103 "publicacao_nome" => "Revista CIESESI-SP" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-72-4" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 93656 "edicao_id" => 314 "trabalho_id" => 10 "inscrito_id" => 200 "titulo" => "ABORDANDO O HIBRIDISMO CULTURAL DE ANITTA EM SALA DE AULA" "resumo" => "Anitta é uma das maiores figuras públicas da América Latina, representante principalmente da música pop no Brasil, e em toda sua carreira a cantora bebeu da fonte de diversos gêneros musicais, como funk, reggaeton, MPB, conseguindo alcançar diferentes pessoas, classes sociais, idades, e em diferentes nacionalidades. Através de seu trabalho, Anitta obteve influência cultural, social e política não somente em seu país de origem, como também em todos os outros em que seu trabalho já foi reconhecido, por exemplo Espanha, México, Peru e Argentina. Neste trabalho colocamos a seguinte questão: Como o hibridismo cultural se faz presente no sujeito constituinte Anitta, uma vez que pensar a cultura a partir de uma perspectiva pós-colonial, é pensá-la híbrida em todos os aspectos sociais? Entendemos, aqui, o hibridismo cultural como “processos socioculturais nos quais estruturas ou práticas discretas, que existiam de forma separada, se combinam para gerar novas estruturas, objetos e práticas” (CANCLINI, 2013, p. XIX). Dito isso, conseguimos justificar, também, tamanha lógica na mistura de hits e gêneros musicais, assim como a cantora continua fazendo em sua carreira, pois toda inovação é uma espécie de adaptação, e encontros culturais que encorajam a criatividade (BURKE, 2003). Pretendemos, também, olhar para as questões de constituição do sujeito “Anitta” e toda a sua complexa relação dialógica e polifônica (BAKHTIN, 2006) estabelecida por meio de suas canções e sua subjetividade de artista. Todavia, a pesquisa também traz abordagens de como podemos levar este tema para a sala de aula, sendo possível trabalhar a interdisciplinaridade da área de linguagens por meio de suas músicas e clipes que vão além de melodias, pois também são interpretadas em outras línguas, trazendo repertórios e referências de diversos países, evidenciando o choque cultural presente em nossa sociedade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 1: Técnicas, tecnologia, inovação e transformação educacional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV195_MD1_ID200_TB10_22102023193356.pdf" "created_at" => "2023-12-11 11:15:38" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "REGINALDO NATHAN DAVID DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "RÉGIS" "autor_email" => "reginaldonathan@hotmail.c" "autor_ies" => "FACULDADE SESISP DE EDUCAÇÃO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-internacional-de-educacao-sesi---sp-" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Internacional de Educação SESI - SP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SESI - SP" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/sesisp/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657764ed20228_11122023163717.jpg" "data_publicacao" => "2023-12-11" "edicao_publicada_em" => "2023-11-10 16:30:55" "publicacao_id" => 103 "publicacao_nome" => "Revista CIESESI-SP" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-72-4" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }