Ao refletir sobre o atual cenário estudantil, compreende-se que há diversas motivações, violências e problemáticas que corroboram para que o discente apresente dificuldades dentro do ambiente escolar. Produto das aulas de Didática Geral, da Graduação em Pedagogia, o seguinte relato possui como objetivo compreender como a inserção de atividades que instigam a formulação de desenhos dentro da sala de aula são capazes de evidenciá-las. A proposta da aplicação do exercício tem como hipótese a reflexão de que as expressões artísticas apresentam-se como uma forma de compreender o entorno do estudante, corroborando para que a análise das imagens proporcionem reflexões e norteiem ações para a promoção de um ambiente saudável e benéfico para o discente de acordo com suas representações. Utilizando métodos qualitativos e bibliográficos, centrados na obra de Nicole Bédard (2003), a importância do estudo se dá ao considerar a problemática de que existem tópicos abordados pela criança que não conseguem ser explanados de maneira plena apenas com a comunicação entre educador e educando. A ação apresentou como resultado a sensibilização dos graduandos do curso de pedagogia quanto à reflexão acerca da definição do que, efetivamente, representaria uma escola ideal em que o aluno sente-se confortável em compartilhar suas emoções, percepções e vivências.