Os professores, muitas vezes, têm o olhar voltado somente para a educação no que concerne à área de ensino/aprendizagem, e em relação ao progresso e ao desenvolvimento das competências e das habilidades de seus alunos. Esse olhar difere dos interesses e preocupações no que tange às atribuições e funções do gestor escolar, entre eles a gestão da qualidade em relação as avaliações do professor aplicadas em sala de aula. Por muito tempo e, até hoje, muitos acreditam que a correção de redações é realizada de modo mais subjetivo do que objetivo. Partindo dessa premissa, o objetivo geral dessa pesquisa foi desenvolver uma matriz de correção, uma ferramenta de auxílio ao professor de redação e ao gestor escolar, com função de levantar dados da correção de produções textuais escolares de forma objetiva com base no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos. Essa grade de correção foi elaborada utilizando a metodologia da ferramenta de gestão PDCA. A ferramenta ainda foi testada simulando a correção de redações de uma turma fictícia de alunos da 3a série do EM e os dados simulados foram interpretados, por meio de gráficos, gerando uma análise que permitiu maior aferição do desenvolvimento da escrita e uma estabilidade no processo de gerenciamento da rotina do professor de Língua Portuguesa.