O PAPEL DO GESTOR ESCOLAR NA PROMOÇÃO DE UM AMBIENTE EDUCACIONAL DE APRENDIZAGEM
"2023-12-11" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 93735 "edicao_id" => 314 "trabalho_id" => 156 "inscrito_id" => 370 "titulo" => "O PAPEL DO GESTOR ESCOLAR NA PROMOÇÃO DE UM AMBIENTE EDUCACIONAL DE APRENDIZAGEM" "resumo" => "RESUMO Este artigo busca compreender o papel multifacetado do gestor considerando o parecer CNE/CP nº 4/2021, aprovado em 11 de maio de 2021?- Base Nacional Comum de Competências do Diretor Escolar (BNC-Diretor Escolar), que apresenta uma proposta de Matriz Nacional Comum de competências do Diretor Escolar organizado em quatro dimensões: dimensão político-institucional, dimensão pedagógica, dimensão administrativo-financeira e a dimensão das competências pessoais e relacionais. O objetivo principal é refletir sobre a dimensão pedagógica da gestão escolar a fim de perceber como a organização desta dinâmica pode contribuir para o aprimoramento da formação de professores e a melhoria de resultados para os estudantes. Para sustentar a discussão buscamos uma articulação para a promoção de um ambiente educacional de qualidade a partir da relação do tema com algumas perspectivas de gestão na educação, visando resultados e gerando reflexões. (Murici e Chaves, 2016). Ainda utilizamos como aporte teórico a obra de Libâneo (2013) de maneira a analisar a dinâmica da gestão na escola, entendida como uma organização educativa que tem tarefas sociais e éticas peculiares, com um caráter democrático, buscando contribuir para o enfrentamento de importantes decisões dentro da escola, como autonomia, o planejamento, a avaliação de sistemas, a descentralização e a profissionalização dos professores, bem como buscamos discutir acerca dos desafios da liderança na era da informação, tendo como base a obra Gestão da Singularidade (Carmello, 2013). Espera-se com esta articulação, entre a literatura exposta, discutir o assunto a fim de elucidar alguns pontos para a compreensão da importância deste papel de liderança dentro do ambiente escolar e sua relevância na promoção de um espaço de aprendizagem contínua." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 3: Gestão educacional e formação de professores no desenvolvimento das escolas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV195_MD1_ID370_TB156_21102023080855.pdf" "created_at" => "2023-12-11 11:15:38" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CIRLENE MILAGRES CARVALHO" "autor_nome_curto" => "CIRLENE" "autor_email" => "cirlene.carvalho@sesisp.o" "autor_ies" => "SESI SP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-internacional-de-educacao-sesi---sp-" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Internacional de Educação SESI - SP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SESI - SP" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/sesisp/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657764ed20228_11122023163717.jpg" "data_publicacao" => "2023-12-11" "edicao_publicada_em" => "2023-11-10 16:30:55" "publicacao_id" => 103 "publicacao_nome" => "Revista CIESESI-SP" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-72-4" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 93735 "edicao_id" => 314 "trabalho_id" => 156 "inscrito_id" => 370 "titulo" => "O PAPEL DO GESTOR ESCOLAR NA PROMOÇÃO DE UM AMBIENTE EDUCACIONAL DE APRENDIZAGEM" "resumo" => "RESUMO Este artigo busca compreender o papel multifacetado do gestor considerando o parecer CNE/CP nº 4/2021, aprovado em 11 de maio de 2021?- Base Nacional Comum de Competências do Diretor Escolar (BNC-Diretor Escolar), que apresenta uma proposta de Matriz Nacional Comum de competências do Diretor Escolar organizado em quatro dimensões: dimensão político-institucional, dimensão pedagógica, dimensão administrativo-financeira e a dimensão das competências pessoais e relacionais. O objetivo principal é refletir sobre a dimensão pedagógica da gestão escolar a fim de perceber como a organização desta dinâmica pode contribuir para o aprimoramento da formação de professores e a melhoria de resultados para os estudantes. Para sustentar a discussão buscamos uma articulação para a promoção de um ambiente educacional de qualidade a partir da relação do tema com algumas perspectivas de gestão na educação, visando resultados e gerando reflexões. (Murici e Chaves, 2016). Ainda utilizamos como aporte teórico a obra de Libâneo (2013) de maneira a analisar a dinâmica da gestão na escola, entendida como uma organização educativa que tem tarefas sociais e éticas peculiares, com um caráter democrático, buscando contribuir para o enfrentamento de importantes decisões dentro da escola, como autonomia, o planejamento, a avaliação de sistemas, a descentralização e a profissionalização dos professores, bem como buscamos discutir acerca dos desafios da liderança na era da informação, tendo como base a obra Gestão da Singularidade (Carmello, 2013). Espera-se com esta articulação, entre a literatura exposta, discutir o assunto a fim de elucidar alguns pontos para a compreensão da importância deste papel de liderança dentro do ambiente escolar e sua relevância na promoção de um espaço de aprendizagem contínua." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 3: Gestão educacional e formação de professores no desenvolvimento das escolas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV195_MD1_ID370_TB156_21102023080855.pdf" "created_at" => "2023-12-11 11:15:38" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CIRLENE MILAGRES CARVALHO" "autor_nome_curto" => "CIRLENE" "autor_email" => "cirlene.carvalho@sesisp.o" "autor_ies" => "SESI SP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-internacional-de-educacao-sesi---sp-" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Internacional de Educação SESI - SP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SESI - SP" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/sesisp/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657764ed20228_11122023163717.jpg" "data_publicacao" => "2023-12-11" "edicao_publicada_em" => "2023-11-10 16:30:55" "publicacao_id" => 103 "publicacao_nome" => "Revista CIESESI-SP" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-72-4" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }