RESUMO Este artigo busca compreender o papel multifacetado do gestor considerando o parecer CNE/CP nº 4/2021, aprovado em 11 de maio de 2021?- Base Nacional Comum de Competências do Diretor Escolar (BNC-Diretor Escolar), que apresenta uma proposta de Matriz Nacional Comum de competências do Diretor Escolar organizado em quatro dimensões: dimensão político-institucional, dimensão pedagógica, dimensão administrativo-financeira e a dimensão das competências pessoais e relacionais. O objetivo principal é refletir sobre a dimensão pedagógica da gestão escolar a fim de perceber como a organização desta dinâmica pode contribuir para o aprimoramento da formação de professores e a melhoria de resultados para os estudantes. Para sustentar a discussão buscamos uma articulação para a promoção de um ambiente educacional de qualidade a partir da relação do tema com algumas perspectivas de gestão na educação, visando resultados e gerando reflexões. (Murici e Chaves, 2016). Ainda utilizamos como aporte teórico a obra de Libâneo (2013) de maneira a analisar a dinâmica da gestão na escola, entendida como uma organização educativa que tem tarefas sociais e éticas peculiares, com um caráter democrático, buscando contribuir para o enfrentamento de importantes decisões dentro da escola, como autonomia, o planejamento, a avaliação de sistemas, a descentralização e a profissionalização dos professores, bem como buscamos discutir acerca dos desafios da liderança na era da informação, tendo como base a obra Gestão da Singularidade (Carmello, 2013). Espera-se com esta articulação, entre a literatura exposta, discutir o assunto a fim de elucidar alguns pontos para a compreensão da importância deste papel de liderança dentro do ambiente escolar e sua relevância na promoção de um espaço de aprendizagem contínua.