Novas abordagens pedagógicas estão sendo utilizadas em ambientes de ensino, proporcionando uma interação prática e a participação ativa dos alunos em suas próprias jornadas educacionais. Neste sentido, este trabalho destaca a eficácia da metodologia da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) na Educação de Jovens e Adultos (EJA) a distância, com foco na temática da horticultura para o Ensino de Ciências. Partindo da questão disparadora “Por que construir uma horta se já temos onde, como e quem produza produtos agrícolas para consumirmos?”, buscou-se motivar os estudantes a pensar e pesquisar a respeito das formas de produção e distribuição de alimentos no Brasil e engajá-los na otimização do uso de espaços públicos e/ou domiciliares para a produção de alimentos, promovendo a conscientização sobre diferentes espaços sociais, tipos de hortaliças, métodos de cultivo, mudanças alimentares, consumo de produtos orgânicos, seus benefícios etc. O projeto foi realizado em três etapas: investigação a respeito do uso de espaços públicos e domiciliares para a prática da horticultura, utilizando-se da metodologia do júri-simulado; planejamento individual e coletivo das hortas que seriam produzidas; e cultivo autônomo das hortas pelos estudantes. A proposta foi realizada com duas turmas diferentes, de dez alunos cada, e teve duração total de dez semanas. Como produto final, cada estudante produziu, além da horta, um painel virtual por meio da ferramenta Padlet, onde expuseram as diferentes fases de desenvolvimento de suas hortaliças e os resultados das pesquisas realizadas no processo. Ao longo do projeto, foi possível observar que os estudantes desenvolveram uma maior autonomia na busca e mobilização de conhecimentos científicos para resolução de problemas ligados à geração de alimentos e à horticultura, transformando suas hortas em projetos que não se encerram no contexto escolar, mas que seguem como metas de vida.