Inseridos num contexto multicultural evidenciamos a diversidade em todas as esferas da sociedade. Debater acerca desta temática tem sido urgência para todas as instituições que se dedicam com o processo formativo crítico e reflexivo dos sujeitos. A Escola é uma destas instituições que tem dentre os seus objetivos formar para a cidadania e respeito a Diversidade. Compreendendo que a educação eficaz para todos perpassa a gestão escolar em suas múltiplas dimensões, entendemos que a gestão do processo pedagógico é condição sine qua non para a efetivação de uma educação inclusiva. Nesta perspectiva, compreende-se a escola enquanto um lócus de acolhimento da diversidade, em que se integram estudantes, famílias e comunidade escolar para uma convivência pacífica, sem distinção de gênero, raça, etnia e religião. Logo, fundamentados em políticas públicas que garantem uma educação para a diversidade, defendemos que é na escola que se efetivam práticas que vão além dos conteúdos previstos no currículo posto e encaminham para uma educação para todos. A partir de práticas colaborativas que impactam no desenvolvimento de diversos objetivos, a atuação da gestão escolar contribuí fundamentalmente para a excelência no processo de ensino e aprendizagem, favorecendo uma educação voltada para a equidade, na qual os sujeitos sejam capazes de construir os seus projetos de vida, consolidar o sucesso esperado e conviver de modo ético.