As tecnologias digitais revolucionaram a nossa sociedade nas últimas décadas, e atualmente as crianças crescem e vivem em um mundo onde essas tecnologias são onipresentes. Deste modo, os cidadãos incapazes de navegar em um cenário digital complexo possuirão muita dificuldade de se inserirem plenamente na vida econômica, social e cultural ao seu redor. Assim, este projeto propõe o desenvolvimento de habilidades relacionadas ao pensamento computacional através da elaboração de um curso para o ensino de programação utilizando a linguagem de programação “Scratch”, para alunos do ensino médio e fundamental de uma escola da rede pública do município de Santo André. O Scratch, além de ser uma plataforma, é uma linguagem de blocos voltada ao ensino de programação para crianças e adolescentes. Ao final do curso, espera-se que com os conhecimentos obtidos, os alunos criem um jogo digital autoral. O plano de ensino foi composto por duas vertentes: a apresentação da plataforma e as diferentes funções da linguagem, bem como suas aplicações nas mecânicas dos jogos a serem desenvolvidos. A elaboração das aulas foi baseada em artigos científicos sobre o ensino de pensamento computacional, além de guias elaborados pela própria plataforma Scratch e conhecimentos prévios sobre a linguagem. Com base no proposto, por meio da observação inicial e acompanhamento dos alunos, é notória a existência de impasses que surgiram em torno da interação do usuário com a plataforma e a linguagem de blocos. Apesar disso, os estudantes demonstraram profundo interesse pelo aprendizado e desenvolvimento tecnológico. Ao final do projeto, intenciona-se que os alunos envolvidos tenham desenvolvido as habilidades relacionadas ao pensamento computacional trabalhadas durante as aulas, que são o reconhecimento de padrões, o raciocínio lógico, a decomposição de um problema e a sua solução através de uma sequência de etapas (algoritmo).