PRÁTICAS EXITOSAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: COM A PALAVRA, OS PROFESSORES INICIANTES
"2023-12-11" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 93661 "edicao_id" => 314 "trabalho_id" => 21 "inscrito_id" => 530 "titulo" => "PRÁTICAS EXITOSAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: COM A PALAVRA, OS PROFESSORES INICIANTES" "resumo" => "O objetivo deste estudo, de abordagem qualitativa, foi ampliar os conhecimentos acerca das dificuldades e desafios do professor iniciante do ensino fundamental I ao lecionar o componente curricular de matemática, esta que desempenha um importante papel ao longo da vida do estudante, estando presente em todo seu cotidiano. A pesquisa foi realizada com três professores iniciantes, sendo eles: Eduardo, Santo André, Luciana, Barueri e Joelma, São Paulo, centro. Estes possuem entre 1 e 3 anos de carreira, residem no estado de São Paulo e trabalham em redes públicas ou privadas de ensino. Os dados foram coletados por meio de entrevistas, utilizando o efeito bola de neve, através de um questionário aberto semiestruturado. As entrevistas foram gravadas, com autorização dos entrevistados, transcritas, sistematizadas e analisadas na perspectiva de Bardin (2016). Neste sentido, construiu-se categorias que permitiram aproximação das zonas de sentido. Na análise de dados, constatou-se que os três entrevistados se sentiam despreparados para ensinar matemática em sala de aula e não recebiam qualquer apoio, seja da instituição ou dos colegas de trabalho para realizarem trocas de experiências e momentos para refletirem sobre sua prática em sala. Os resultados obtidos nesta pesquisa revelam a importância de os professores receberem uma formação voltada para área de exatas, para que assim o ensino seja significativo e prazeroso tanto para o educador quanto para o educando, podendo incorporar o uso das tecnologias da informação e comunicação (TICs) em seu dia a dia, como defendem Bacich (2020) e Cohen (2017). Os resultados também relevaram a importância de as escolas fornecerem um tempo de troca entre os professores iniciantes e os pares mais experientes, a fim de potencializar o ensino e aprendizagem em sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 4: A prática na formação inicial de professores + Relato de experiências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV195_MD1_ID530_TB21_25082023150545.pdf" "created_at" => "2023-12-11 11:15:38" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NAÍZA SANTOS BRITO ALENCAR" "autor_nome_curto" => "NAÍZA" "autor_email" => "naiza.brito@live.com" "autor_ies" => "SESI SP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-internacional-de-educacao-sesi---sp-" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Internacional de Educação SESI - SP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SESI - SP" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/sesisp/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657764ed20228_11122023163717.jpg" "data_publicacao" => "2023-12-11" "edicao_publicada_em" => "2023-11-10 16:30:55" "publicacao_id" => 103 "publicacao_nome" => "Revista CIESESI-SP" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-72-4" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 93661 "edicao_id" => 314 "trabalho_id" => 21 "inscrito_id" => 530 "titulo" => "PRÁTICAS EXITOSAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: COM A PALAVRA, OS PROFESSORES INICIANTES" "resumo" => "O objetivo deste estudo, de abordagem qualitativa, foi ampliar os conhecimentos acerca das dificuldades e desafios do professor iniciante do ensino fundamental I ao lecionar o componente curricular de matemática, esta que desempenha um importante papel ao longo da vida do estudante, estando presente em todo seu cotidiano. A pesquisa foi realizada com três professores iniciantes, sendo eles: Eduardo, Santo André, Luciana, Barueri e Joelma, São Paulo, centro. Estes possuem entre 1 e 3 anos de carreira, residem no estado de São Paulo e trabalham em redes públicas ou privadas de ensino. Os dados foram coletados por meio de entrevistas, utilizando o efeito bola de neve, através de um questionário aberto semiestruturado. As entrevistas foram gravadas, com autorização dos entrevistados, transcritas, sistematizadas e analisadas na perspectiva de Bardin (2016). Neste sentido, construiu-se categorias que permitiram aproximação das zonas de sentido. Na análise de dados, constatou-se que os três entrevistados se sentiam despreparados para ensinar matemática em sala de aula e não recebiam qualquer apoio, seja da instituição ou dos colegas de trabalho para realizarem trocas de experiências e momentos para refletirem sobre sua prática em sala. Os resultados obtidos nesta pesquisa revelam a importância de os professores receberem uma formação voltada para área de exatas, para que assim o ensino seja significativo e prazeroso tanto para o educador quanto para o educando, podendo incorporar o uso das tecnologias da informação e comunicação (TICs) em seu dia a dia, como defendem Bacich (2020) e Cohen (2017). Os resultados também relevaram a importância de as escolas fornecerem um tempo de troca entre os professores iniciantes e os pares mais experientes, a fim de potencializar o ensino e aprendizagem em sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 4: A prática na formação inicial de professores + Relato de experiências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV195_MD1_ID530_TB21_25082023150545.pdf" "created_at" => "2023-12-11 11:15:38" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NAÍZA SANTOS BRITO ALENCAR" "autor_nome_curto" => "NAÍZA" "autor_email" => "naiza.brito@live.com" "autor_ies" => "SESI SP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-internacional-de-educacao-sesi---sp-" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Internacional de Educação SESI - SP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SESI - SP" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/sesisp/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657764ed20228_11122023163717.jpg" "data_publicacao" => "2023-12-11" "edicao_publicada_em" => "2023-11-10 16:30:55" "publicacao_id" => 103 "publicacao_nome" => "Revista CIESESI-SP" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-72-4" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }