POESIA CONTEMPORÂNEA DE MULHERES E GÊNERO NA ESCOLA.
"2023-12-11" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 93713 "edicao_id" => 314 "trabalho_id" => 120 "inscrito_id" => 1075 "titulo" => "POESIA CONTEMPORÂNEA DE MULHERES E GÊNERO NA ESCOLA." "resumo" => "O artigo tem como objetivo pensar a poesia contemporânea de autoria feminina na escola enquanto forma de combate à cultura misógina. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica acerca da relação entre conhecimento, educação e gênero (LOURO, 1997) e sobre o lugar da poesia contemporânea de mulheres na sociedade (MURGEL, 2005; ZUKOSKI e ZOLIN, 2020; ROSSINI, 2016). Posto isso, foram levantados estudos no que concerne ao trabalho com a poesia de autoria feminina nas aulas de literatura e sobre possibilidades didáticas para esse letramento literário e de gênero. A partir disso, foi proposta uma intervenção pedagógica (DAMIANI; ROCHEFORT; CASTRO; DARIZ; PINHEIRO, 2013), que consistiu na elaboração e aplicação de um plano de aula orientado pelo método recepcional para o ensino de literatura (BORDINI e AGUIAR, 1988). A sequência didática proposta teve como base poemas produzidos por Conceição Evaristo e Ana Cristina César, com enfoque nas escolhas poéticas das autoras que remetem à experiência de ser mulher. A aula foi relatada e analisada tendo em vista o impacto das escolhas curriculares e metodológicas na aprendizagem e visão de mundo dos estudantes. Como reflexão final, destacam-se as potencialidades do trabalho com a poesia de autoria feminina em sala de aula para um letramento de gênero e combate à cultura misógina na escola." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 2: Educação eficaz para todos: inclusão, diversidade, equidade e igualdades" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV195_MD1_ID1075_TB120_23102023235854.pdf" "created_at" => "2023-12-11 11:15:38" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BIANCA ALVES CRUZ" "autor_nome_curto" => "BIANCA ALVES" "autor_email" => "biaalvcruz@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE SESI-SP DE EDUCAÇÃO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-internacional-de-educacao-sesi---sp-" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Internacional de Educação SESI - SP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SESI - SP" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/sesisp/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657764ed20228_11122023163717.jpg" "data_publicacao" => "2023-12-11" "edicao_publicada_em" => "2023-11-10 16:30:55" "publicacao_id" => 103 "publicacao_nome" => "Revista CIESESI-SP" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-72-4" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 93713 "edicao_id" => 314 "trabalho_id" => 120 "inscrito_id" => 1075 "titulo" => "POESIA CONTEMPORÂNEA DE MULHERES E GÊNERO NA ESCOLA." "resumo" => "O artigo tem como objetivo pensar a poesia contemporânea de autoria feminina na escola enquanto forma de combate à cultura misógina. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica acerca da relação entre conhecimento, educação e gênero (LOURO, 1997) e sobre o lugar da poesia contemporânea de mulheres na sociedade (MURGEL, 2005; ZUKOSKI e ZOLIN, 2020; ROSSINI, 2016). Posto isso, foram levantados estudos no que concerne ao trabalho com a poesia de autoria feminina nas aulas de literatura e sobre possibilidades didáticas para esse letramento literário e de gênero. A partir disso, foi proposta uma intervenção pedagógica (DAMIANI; ROCHEFORT; CASTRO; DARIZ; PINHEIRO, 2013), que consistiu na elaboração e aplicação de um plano de aula orientado pelo método recepcional para o ensino de literatura (BORDINI e AGUIAR, 1988). A sequência didática proposta teve como base poemas produzidos por Conceição Evaristo e Ana Cristina César, com enfoque nas escolhas poéticas das autoras que remetem à experiência de ser mulher. A aula foi relatada e analisada tendo em vista o impacto das escolhas curriculares e metodológicas na aprendizagem e visão de mundo dos estudantes. Como reflexão final, destacam-se as potencialidades do trabalho com a poesia de autoria feminina em sala de aula para um letramento de gênero e combate à cultura misógina na escola." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 2: Educação eficaz para todos: inclusão, diversidade, equidade e igualdades" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV195_MD1_ID1075_TB120_23102023235854.pdf" "created_at" => "2023-12-11 11:15:38" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BIANCA ALVES CRUZ" "autor_nome_curto" => "BIANCA ALVES" "autor_email" => "biaalvcruz@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE SESI-SP DE EDUCAÇÃO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-internacional-de-educacao-sesi---sp-" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Internacional de Educação SESI - SP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SESI - SP" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/sesisp/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657764ed20228_11122023163717.jpg" "data_publicacao" => "2023-12-11" "edicao_publicada_em" => "2023-11-10 16:30:55" "publicacao_id" => 103 "publicacao_nome" => "Revista CIESESI-SP" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-72-4" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }