O artigo tem como objetivo pensar a poesia contemporânea de autoria feminina na escola enquanto forma de combate à cultura misógina. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica acerca da relação entre conhecimento, educação e gênero (LOURO, 1997) e sobre o lugar da poesia contemporânea de mulheres na sociedade (MURGEL, 2005; ZUKOSKI e ZOLIN, 2020; ROSSINI, 2016). Posto isso, foram levantados estudos no que concerne ao trabalho com a poesia de autoria feminina nas aulas de literatura e sobre possibilidades didáticas para esse letramento literário e de gênero. A partir disso, foi proposta uma intervenção pedagógica (DAMIANI; ROCHEFORT; CASTRO; DARIZ; PINHEIRO, 2013), que consistiu na elaboração e aplicação de um plano de aula orientado pelo método recepcional para o ensino de literatura (BORDINI e AGUIAR, 1988). A sequência didática proposta teve como base poemas produzidos por Conceição Evaristo e Ana Cristina César, com enfoque nas escolhas poéticas das autoras que remetem à experiência de ser mulher. A aula foi relatada e analisada tendo em vista o impacto das escolhas curriculares e metodológicas na aprendizagem e visão de mundo dos estudantes. Como reflexão final, destacam-se as potencialidades do trabalho com a poesia de autoria feminina em sala de aula para um letramento de gênero e combate à cultura misógina na escola.