Este trabalho tem como objetivo a discussão acerca da Gamificação e suas vertentes, bem como a sua integração com a Inteligência Artificial (IA) no segmento da Educação. No mundo de hoje, a importância de intensificar a aprendizagem de uma forma diferenciada surgiu através da abordagem tecnológica, uma vez que o ensino clássico e tradicional tornou-se problemático. Os jogos são considerados instrumentos pedagógicos e vieram para revolucionar o ensino como forma de potencializar a aprendizagem. A Educação ainda passa por uma adaptação a esses variados recursos tecnológicos digitais, a fim de acompanhar as mudanças rápidas da contemporaneidade. A Inteligência Artificial pode ser uma grande aliada em sala de aula com o intuito de ampliar ou contextualizar a aprendizagem dos discentes, proporcionando uma interação maior e respondendo aos estímulos comportamentais. A propósito, a IA pode aprimorar o grau de atenção dos alunos, se estão realmente focados, bem como a sua motivação. A Gamificação integrou-se facilmente à IA, elas são verdadeiras parceiras, e assim podem proporcionar aos discentes caminhos enriquecedores na aprendizagem levando ao melhor gerenciamento de suas escolhas. O trabalho desenvolve uma pesquisa de revisão bibliográfica com base nos conteúdos de artigos e outras publicações recentes sobre a temática, utilizando como ponto de partida postulados de Flora Alves (2015), Boot W.R. Blakely, D.P. and Simons, D.J. (2011) e Lorenzoni, M. (2016).