Esta comunicação tem como objetivo principal pensar o apagamento da poesia de autoria feminina na história, no cânone literário e no ensino médio. Para tanto, consideramos necessário realizar uma contextualização do percurso da mulher na poesia, tendo como base Coelho (2002) e Prates (2023), a fim de recuperar algumas autoras que estiveram ocultas desde o século XVIII até a atualidade. A partir dessa síntese, percebemos que muitas autoras habilidosas tiveram suas contribuições minimizadas ou relegadas a uma posição secundária pelo cânone. De acordo com Pereira e Farias (2017), isso ocorre devido à mentalidade vigente dominada pela sociedade patriarcal. Além disso, de acordo com Showalter (1985), todas as subculturas literárias percorrem três grandes fases: a imitação dos padrões dominantes; o confronto de padrões vigentes e a autodescoberta marcada pela identidade própria. A análise literária, portanto, deve levar em conta as fases feminina, feminista e fêmea, a fim de compreender como diferentes gerações de escritoras impactaram como enxergamos não somente a literatura, mas todas as grandes mudanças que as narrativas femininas nos possibilitaram em diversos momentos da história. Por fim, percebemos o apagamento da trajetória das mulheres poetas também na escola ao analisarmos o material didático do ensino médio da Rede SESI de Educação. Como contribuição pedagógica ao tema, apresentamos o projeto da realização de uma cartilha que visa a resgatar a literatura poética de autoria feminina através dos tempos para uso na educação básica.