Atendendo à necessidade de desenvolver conhecimentos a partir de habilidades úteis para vida real, nasceu o projeto Personalidades Inspiradoras durante as interações realizadas com os estudantes da Educação de Jovens e Adultos no ensino a distância, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem, bem como nas aulas síncronas. Pode-se observar, mediante aos relatos de experiências deles, baixa autoestima, falta de perspectivas e metas para o futuro. Diante disso, despertou-se a necessidade em motivar tal potencial, pautado na aprendizagem por projeto, utilizando-se de biografias de diferentes personalidades da sociedade histórica, com a finalidade da construção/reconstrução do projeto de vida de cada um. Para tanto, empregou-se o método de sala de aula invertida, além de diferentes linguagens, recursos e tecnologias para as apresentações coletivas. O projeto desenvolveu-se no período de dez encontros semanais, de forma interdisciplinar, o qual propôs acentuar o protagonismo, a cidadania, ampliar a visão de mundo a partir de histórias reais, posicionar-se de forma crítica, reflexiva, ética e solidária, visando à promoção dos Direitos Humanos, atrelado às competências socioemocionais. Além dessas competências, desenvolveram-se habilidades específicas de leitura, compreensão, produção de relatos e socialização. Ao longo dos encontros, realizaram-se autoavaliações que permitiram aos estudantes monitorarem o comprometimento e aprendizagem, dessa forma, passaram a exercer um papel mais ativo no próprio processo formativo. Como produto final, foram apresentados os relatos de modo individual, assim, oportunizou-se a comparação de suas evoluções, ao mesmo tempo em que os sensibilizou/motivou a conquistarem suas metas de vida, tanto no âmbito pessoal, quanto profissional.