Artigo Anais do I Congresso Internacional de Educação SESI - SP

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-72-4

LETRAMENTOS ACADÊMICOS E PROCESSOS DE ENSINO DE ESCRITA MEDIADOS PELO PROFESSOR NO PROGRAMA DE FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR SUPERIOR (PROFIS-UNICAMP)

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 2: Educação eficaz para todos: inclusão, diversidade, equidade e igualdades
"2023-12-11" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 93677
    "edicao_id" => 314
    "trabalho_id" => 54
    "inscrito_id" => 1010
    "titulo" => "LETRAMENTOS ACADÊMICOS E PROCESSOS DE ENSINO DE ESCRITA MEDIADOS PELO PROFESSOR NO PROGRAMA DE FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR SUPERIOR (PROFIS-UNICAMP)"
    "resumo" => "Nesta comunicação, socializaremos a análise de produções textuais de estudantes ingressantes no ensino superior, atentando-nos para os processos de revisão e de reescrita mediados pelo professor. Buscamos, com isso, refletir sobre o ensino de escrita em suas dimensões textuais e pedagógicas ocorridas na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), no âmbito do Programa de Formação Interdisciplinar Superior (ProFIS). Selecionamos as versões das produções textuais do gênero "autoapresentação profissional-acadêmica", desenvolvidas pelos estudantes regularmente matriculados como atividade inicial do componente curricular Leitura e Produção de Textos Acadêmicos I, durante os biênios 2018-2019 e 2020-2021, respectivamente antes e durante a pandemia de Covid-19. Tal recorte visa a possibilitar uma análise mais detalhada dos processos textuais, dos intertextuais e argumentativos apresentados na produção textual dos alunos, considerando tanto o período em que a mediação docente foi realizada de modo presencial, quanto no período em que essa mediação foi feita de modo online, em função do ensino remoto emergencial instaurado durante o período de distanciamento social vivido nos dois primeiros anos pandêmicos. A pesquisa, de caráter qualitativo e viés interpretativo, contempla os seguintes passos: i) levantamento e análise da organização das atividades realizadas durante a oferta do componente curricular Leitura e Produção de Textos Acadêmicos I, nos anos de 2018 a 2021; ii) análise das principais estratégias de orientação desenvolvidas pelos professores orientadores da disciplina; iii) exame dos processos textuais e intertextuais, os graus de modificação ou de manutenção no que se referem às estruturas textuais e argumentativos mobilizadas pelos estudantes em seus textos. Nosso referencial teórico apoia-se nos estudos dos letramentos acadêmicos, articulados às pesquisas sobre processos textuais e argumentativos inerentes à didática da escrita, à produção textual em contexto universitário. Espera-se que a análise permita aprofundar a discussão teórico-metodológica sobre o trabalho com a escrita e os letramentos acadêmicos no Ensino Superior."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 2: Educação eficaz para todos: inclusão, diversidade, equidade e igualdades"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV195_MD1_ID1010_TB54_17092023212104.pdf"
    "created_at" => "2023-12-11 11:15:38"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDERSON CARNIN"
    "autor_nome_curto" => "ANDERSON CARNIN"
    "autor_email" => "anderson.carnin@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-internacional-de-educacao-sesi---sp-"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Internacional de Educação SESI - SP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SESI - SP"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/sesisp/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657764ed20228_11122023163717.jpg"
    "data_publicacao" => "2023-12-11"
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-10 16:30:55"
    "publicacao_id" => 103
    "publicacao_nome" => "Revista CIESESI-SP"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-72-4"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 93677
    "edicao_id" => 314
    "trabalho_id" => 54
    "inscrito_id" => 1010
    "titulo" => "LETRAMENTOS ACADÊMICOS E PROCESSOS DE ENSINO DE ESCRITA MEDIADOS PELO PROFESSOR NO PROGRAMA DE FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR SUPERIOR (PROFIS-UNICAMP)"
    "resumo" => "Nesta comunicação, socializaremos a análise de produções textuais de estudantes ingressantes no ensino superior, atentando-nos para os processos de revisão e de reescrita mediados pelo professor. Buscamos, com isso, refletir sobre o ensino de escrita em suas dimensões textuais e pedagógicas ocorridas na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), no âmbito do Programa de Formação Interdisciplinar Superior (ProFIS). Selecionamos as versões das produções textuais do gênero "autoapresentação profissional-acadêmica", desenvolvidas pelos estudantes regularmente matriculados como atividade inicial do componente curricular Leitura e Produção de Textos Acadêmicos I, durante os biênios 2018-2019 e 2020-2021, respectivamente antes e durante a pandemia de Covid-19. Tal recorte visa a possibilitar uma análise mais detalhada dos processos textuais, dos intertextuais e argumentativos apresentados na produção textual dos alunos, considerando tanto o período em que a mediação docente foi realizada de modo presencial, quanto no período em que essa mediação foi feita de modo online, em função do ensino remoto emergencial instaurado durante o período de distanciamento social vivido nos dois primeiros anos pandêmicos. A pesquisa, de caráter qualitativo e viés interpretativo, contempla os seguintes passos: i) levantamento e análise da organização das atividades realizadas durante a oferta do componente curricular Leitura e Produção de Textos Acadêmicos I, nos anos de 2018 a 2021; ii) análise das principais estratégias de orientação desenvolvidas pelos professores orientadores da disciplina; iii) exame dos processos textuais e intertextuais, os graus de modificação ou de manutenção no que se referem às estruturas textuais e argumentativos mobilizadas pelos estudantes em seus textos. Nosso referencial teórico apoia-se nos estudos dos letramentos acadêmicos, articulados às pesquisas sobre processos textuais e argumentativos inerentes à didática da escrita, à produção textual em contexto universitário. Espera-se que a análise permita aprofundar a discussão teórico-metodológica sobre o trabalho com a escrita e os letramentos acadêmicos no Ensino Superior."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 2: Educação eficaz para todos: inclusão, diversidade, equidade e igualdades"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV195_MD1_ID1010_TB54_17092023212104.pdf"
    "created_at" => "2023-12-11 11:15:38"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDERSON CARNIN"
    "autor_nome_curto" => "ANDERSON CARNIN"
    "autor_email" => "anderson.carnin@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-internacional-de-educacao-sesi---sp-"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Internacional de Educação SESI - SP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SESI - SP"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/sesisp/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657764ed20228_11122023163717.jpg"
    "data_publicacao" => "2023-12-11"
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-10 16:30:55"
    "publicacao_id" => 103
    "publicacao_nome" => "Revista CIESESI-SP"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-72-4"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Nesta comunicação, socializaremos a análise de produções textuais de estudantes ingressantes no ensino superior, atentando-nos para os processos de revisão e de reescrita mediados pelo professor. Buscamos, com isso, refletir sobre o ensino de escrita em suas dimensões textuais e pedagógicas ocorridas na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), no âmbito do Programa de Formação Interdisciplinar Superior (ProFIS). Selecionamos as versões das produções textuais do gênero "autoapresentação profissional-acadêmica", desenvolvidas pelos estudantes regularmente matriculados como atividade inicial do componente curricular Leitura e Produção de Textos Acadêmicos I, durante os biênios 2018-2019 e 2020-2021, respectivamente antes e durante a pandemia de Covid-19. Tal recorte visa a possibilitar uma análise mais detalhada dos processos textuais, dos intertextuais e argumentativos apresentados na produção textual dos alunos, considerando tanto o período em que a mediação docente foi realizada de modo presencial, quanto no período em que essa mediação foi feita de modo online, em função do ensino remoto emergencial instaurado durante o período de distanciamento social vivido nos dois primeiros anos pandêmicos. A pesquisa, de caráter qualitativo e viés interpretativo, contempla os seguintes passos: i) levantamento e análise da organização das atividades realizadas durante a oferta do componente curricular Leitura e Produção de Textos Acadêmicos I, nos anos de 2018 a 2021; ii) análise das principais estratégias de orientação desenvolvidas pelos professores orientadores da disciplina; iii) exame dos processos textuais e intertextuais, os graus de modificação ou de manutenção no que se referem às estruturas textuais e argumentativos mobilizadas pelos estudantes em seus textos. Nosso referencial teórico apoia-se nos estudos dos letramentos acadêmicos, articulados às pesquisas sobre processos textuais e argumentativos inerentes à didática da escrita, à produção textual em contexto universitário. Espera-se que a análise permita aprofundar a discussão teórico-metodológica sobre o trabalho com a escrita e os letramentos acadêmicos no Ensino Superior.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.