Nesta comunicação, socializaremos a análise de produções textuais de estudantes ingressantes no ensino superior, atentando-nos para os processos de revisão e de reescrita mediados pelo professor. Buscamos, com isso, refletir sobre o ensino de escrita em suas dimensões textuais e pedagógicas ocorridas na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), no âmbito do Programa de Formação Interdisciplinar Superior (ProFIS). Selecionamos as versões das produções textuais do gênero "autoapresentação profissional-acadêmica", desenvolvidas pelos estudantes regularmente matriculados como atividade inicial do componente curricular Leitura e Produção de Textos Acadêmicos I, durante os biênios 2018-2019 e 2020-2021, respectivamente antes e durante a pandemia de Covid-19. Tal recorte visa a possibilitar uma análise mais detalhada dos processos textuais, dos intertextuais e argumentativos apresentados na produção textual dos alunos, considerando tanto o período em que a mediação docente foi realizada de modo presencial, quanto no período em que essa mediação foi feita de modo online, em função do ensino remoto emergencial instaurado durante o período de distanciamento social vivido nos dois primeiros anos pandêmicos. A pesquisa, de caráter qualitativo e viés interpretativo, contempla os seguintes passos: i) levantamento e análise da organização das atividades realizadas durante a oferta do componente curricular Leitura e Produção de Textos Acadêmicos I, nos anos de 2018 a 2021; ii) análise das principais estratégias de orientação desenvolvidas pelos professores orientadores da disciplina; iii) exame dos processos textuais e intertextuais, os graus de modificação ou de manutenção no que se referem às estruturas textuais e argumentativos mobilizadas pelos estudantes em seus textos. Nosso referencial teórico apoia-se nos estudos dos letramentos acadêmicos, articulados às pesquisas sobre processos textuais e argumentativos inerentes à didática da escrita, à produção textual em contexto universitário. Espera-se que a análise permita aprofundar a discussão teórico-metodológica sobre o trabalho com a escrita e os letramentos acadêmicos no Ensino Superior.