LETRAMENTOS ACADÊMICOS E PROCESSOS DE ENSINO DE ESCRITA MEDIADOS PELO PROFESSOR NO PROGRAMA DE FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR SUPERIOR (PROFIS-UNICAMP)
"2023-12-11" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 93677 "edicao_id" => 314 "trabalho_id" => 54 "inscrito_id" => 1010 "titulo" => "LETRAMENTOS ACADÊMICOS E PROCESSOS DE ENSINO DE ESCRITA MEDIADOS PELO PROFESSOR NO PROGRAMA DE FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR SUPERIOR (PROFIS-UNICAMP)" "resumo" => "Nesta comunicação, socializaremos a análise de produções textuais de estudantes ingressantes no ensino superior, atentando-nos para os processos de revisão e de reescrita mediados pelo professor. Buscamos, com isso, refletir sobre o ensino de escrita em suas dimensões textuais e pedagógicas ocorridas na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), no âmbito do Programa de Formação Interdisciplinar Superior (ProFIS). Selecionamos as versões das produções textuais do gênero "autoapresentação profissional-acadêmica", desenvolvidas pelos estudantes regularmente matriculados como atividade inicial do componente curricular Leitura e Produção de Textos Acadêmicos I, durante os biênios 2018-2019 e 2020-2021, respectivamente antes e durante a pandemia de Covid-19. Tal recorte visa a possibilitar uma análise mais detalhada dos processos textuais, dos intertextuais e argumentativos apresentados na produção textual dos alunos, considerando tanto o período em que a mediação docente foi realizada de modo presencial, quanto no período em que essa mediação foi feita de modo online, em função do ensino remoto emergencial instaurado durante o período de distanciamento social vivido nos dois primeiros anos pandêmicos. A pesquisa, de caráter qualitativo e viés interpretativo, contempla os seguintes passos: i) levantamento e análise da organização das atividades realizadas durante a oferta do componente curricular Leitura e Produção de Textos Acadêmicos I, nos anos de 2018 a 2021; ii) análise das principais estratégias de orientação desenvolvidas pelos professores orientadores da disciplina; iii) exame dos processos textuais e intertextuais, os graus de modificação ou de manutenção no que se referem às estruturas textuais e argumentativos mobilizadas pelos estudantes em seus textos. Nosso referencial teórico apoia-se nos estudos dos letramentos acadêmicos, articulados às pesquisas sobre processos textuais e argumentativos inerentes à didática da escrita, à produção textual em contexto universitário. Espera-se que a análise permita aprofundar a discussão teórico-metodológica sobre o trabalho com a escrita e os letramentos acadêmicos no Ensino Superior." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 2: Educação eficaz para todos: inclusão, diversidade, equidade e igualdades" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV195_MD1_ID1010_TB54_17092023212104.pdf" "created_at" => "2023-12-11 11:15:38" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDERSON CARNIN" "autor_nome_curto" => "ANDERSON CARNIN" "autor_email" => "anderson.carnin@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-internacional-de-educacao-sesi---sp-" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Internacional de Educação SESI - SP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SESI - SP" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/sesisp/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657764ed20228_11122023163717.jpg" "data_publicacao" => "2023-12-11" "edicao_publicada_em" => "2023-11-10 16:30:55" "publicacao_id" => 103 "publicacao_nome" => "Revista CIESESI-SP" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-72-4" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 93677 "edicao_id" => 314 "trabalho_id" => 54 "inscrito_id" => 1010 "titulo" => "LETRAMENTOS ACADÊMICOS E PROCESSOS DE ENSINO DE ESCRITA MEDIADOS PELO PROFESSOR NO PROGRAMA DE FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR SUPERIOR (PROFIS-UNICAMP)" "resumo" => "Nesta comunicação, socializaremos a análise de produções textuais de estudantes ingressantes no ensino superior, atentando-nos para os processos de revisão e de reescrita mediados pelo professor. Buscamos, com isso, refletir sobre o ensino de escrita em suas dimensões textuais e pedagógicas ocorridas na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), no âmbito do Programa de Formação Interdisciplinar Superior (ProFIS). Selecionamos as versões das produções textuais do gênero "autoapresentação profissional-acadêmica", desenvolvidas pelos estudantes regularmente matriculados como atividade inicial do componente curricular Leitura e Produção de Textos Acadêmicos I, durante os biênios 2018-2019 e 2020-2021, respectivamente antes e durante a pandemia de Covid-19. Tal recorte visa a possibilitar uma análise mais detalhada dos processos textuais, dos intertextuais e argumentativos apresentados na produção textual dos alunos, considerando tanto o período em que a mediação docente foi realizada de modo presencial, quanto no período em que essa mediação foi feita de modo online, em função do ensino remoto emergencial instaurado durante o período de distanciamento social vivido nos dois primeiros anos pandêmicos. A pesquisa, de caráter qualitativo e viés interpretativo, contempla os seguintes passos: i) levantamento e análise da organização das atividades realizadas durante a oferta do componente curricular Leitura e Produção de Textos Acadêmicos I, nos anos de 2018 a 2021; ii) análise das principais estratégias de orientação desenvolvidas pelos professores orientadores da disciplina; iii) exame dos processos textuais e intertextuais, os graus de modificação ou de manutenção no que se referem às estruturas textuais e argumentativos mobilizadas pelos estudantes em seus textos. Nosso referencial teórico apoia-se nos estudos dos letramentos acadêmicos, articulados às pesquisas sobre processos textuais e argumentativos inerentes à didática da escrita, à produção textual em contexto universitário. Espera-se que a análise permita aprofundar a discussão teórico-metodológica sobre o trabalho com a escrita e os letramentos acadêmicos no Ensino Superior." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 2: Educação eficaz para todos: inclusão, diversidade, equidade e igualdades" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV195_MD1_ID1010_TB54_17092023212104.pdf" "created_at" => "2023-12-11 11:15:38" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDERSON CARNIN" "autor_nome_curto" => "ANDERSON CARNIN" "autor_email" => "anderson.carnin@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-internacional-de-educacao-sesi---sp-" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Internacional de Educação SESI - SP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SESI - SP" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/sesisp/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657764ed20228_11122023163717.jpg" "data_publicacao" => "2023-12-11" "edicao_publicada_em" => "2023-11-10 16:30:55" "publicacao_id" => 103 "publicacao_nome" => "Revista CIESESI-SP" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-72-4" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }