USO DE ESTRATÉGIAS DA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO APLICADA COMO PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PARA ESTUDANTES ATÍPICOS.
"2023-12-11" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 93683 "edicao_id" => 314 "trabalho_id" => 65 "inscrito_id" => 881 "titulo" => "USO DE ESTRATÉGIAS DA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO APLICADA COMO PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PARA ESTUDANTES ATÍPICOS." "resumo" => "O presente trabalho tem o objetivo de aplicar estratégias baseadas na ciência da Análise do Comportamento Aplicada – ABA, buscando proporcionar equidade no processo de ensino-aprendizagem e manejo de comportamento no ambiente escolar para estudante atípico, com transtorno do espectro autista e outros transtornos do neurodesenvolvimento. Desenvolvido por profissional facilitador de inclusão, foi realizado o acompanhamento de alunos matriculados no ensino fundamental em uma das escoladas da rede Sesi-SP no interior do estado, que apresentavam barreiras no desenvolvimento da aprendizagem, dificuldade em relacionar-se em sala de aula e consequentemente comportamentos inadequados. Por meio de uma análise funcional, que é formulada pelo levantamento de informações relacionadas ao que acontece antes da situação problema e logo após a ocorrência, e escolha de reforçadores para comportamentos assertivos, elencamos estratégias buscando auxiliar os estudantes a avançar tanto nas habilidades de aprendiz como nas habilidades acadêmicas. Foram feitas intervenções pontuais em consonância com as diretrizes do professor em sala de aula, e intervenções gerais envolvendo toda comunidade escolar em acordo com a gestão da unidade. Ao longo do processo de implantação, adequação e aplicação das ferramentas observamos avanços significativos no convívio social, desenvolvimento acadêmico e menor ocorrência de comportamentos disruptivos. Os estudantes apresentaram melhora na compreensão, realizando atividades sem auxilio e demonstraram aprendizagem significativa generalizando o objeto do conhecimento em diferentes áreas dos saberes. Passaram a realizar parcerias e agrupamentos produtivos em atividades tanto em sala como ambiente externo sem intervenção evidenciando efetivo aumento da qualidade de vida no contexto escolar. Palavras-chave: Estudante atípico; Manejo de comportamentos; Intervenção; Aprendizagem significativa; Análise do Comportamento Aplicada." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 2: Educação eficaz para todos: inclusão, diversidade, equidade e igualdades" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV195_MD1_ID881_TB65_21102023174645.pdf" "created_at" => "2023-12-11 11:15:38" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELE BATISTA DONAIRE SOARES" "autor_nome_curto" => "DANIELE" "autor_email" => "incluindoeu@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-internacional-de-educacao-sesi---sp-" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Internacional de Educação SESI - SP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SESI - SP" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/sesisp/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657764ed20228_11122023163717.jpg" "data_publicacao" => "2023-12-11" "edicao_publicada_em" => "2023-11-10 16:30:55" "publicacao_id" => 103 "publicacao_nome" => "Revista CIESESI-SP" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-72-4" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 93683 "edicao_id" => 314 "trabalho_id" => 65 "inscrito_id" => 881 "titulo" => "USO DE ESTRATÉGIAS DA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO APLICADA COMO PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PARA ESTUDANTES ATÍPICOS." "resumo" => "O presente trabalho tem o objetivo de aplicar estratégias baseadas na ciência da Análise do Comportamento Aplicada – ABA, buscando proporcionar equidade no processo de ensino-aprendizagem e manejo de comportamento no ambiente escolar para estudante atípico, com transtorno do espectro autista e outros transtornos do neurodesenvolvimento. Desenvolvido por profissional facilitador de inclusão, foi realizado o acompanhamento de alunos matriculados no ensino fundamental em uma das escoladas da rede Sesi-SP no interior do estado, que apresentavam barreiras no desenvolvimento da aprendizagem, dificuldade em relacionar-se em sala de aula e consequentemente comportamentos inadequados. Por meio de uma análise funcional, que é formulada pelo levantamento de informações relacionadas ao que acontece antes da situação problema e logo após a ocorrência, e escolha de reforçadores para comportamentos assertivos, elencamos estratégias buscando auxiliar os estudantes a avançar tanto nas habilidades de aprendiz como nas habilidades acadêmicas. Foram feitas intervenções pontuais em consonância com as diretrizes do professor em sala de aula, e intervenções gerais envolvendo toda comunidade escolar em acordo com a gestão da unidade. Ao longo do processo de implantação, adequação e aplicação das ferramentas observamos avanços significativos no convívio social, desenvolvimento acadêmico e menor ocorrência de comportamentos disruptivos. Os estudantes apresentaram melhora na compreensão, realizando atividades sem auxilio e demonstraram aprendizagem significativa generalizando o objeto do conhecimento em diferentes áreas dos saberes. Passaram a realizar parcerias e agrupamentos produtivos em atividades tanto em sala como ambiente externo sem intervenção evidenciando efetivo aumento da qualidade de vida no contexto escolar. Palavras-chave: Estudante atípico; Manejo de comportamentos; Intervenção; Aprendizagem significativa; Análise do Comportamento Aplicada." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 2: Educação eficaz para todos: inclusão, diversidade, equidade e igualdades" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV195_MD1_ID881_TB65_21102023174645.pdf" "created_at" => "2023-12-11 11:15:38" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELE BATISTA DONAIRE SOARES" "autor_nome_curto" => "DANIELE" "autor_email" => "incluindoeu@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-internacional-de-educacao-sesi---sp-" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Internacional de Educação SESI - SP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SESI - SP" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/sesisp/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657764ed20228_11122023163717.jpg" "data_publicacao" => "2023-12-11" "edicao_publicada_em" => "2023-11-10 16:30:55" "publicacao_id" => 103 "publicacao_nome" => "Revista CIESESI-SP" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-72-4" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }