O presente trabalho tem o objetivo de aplicar estratégias baseadas na ciência da Análise do Comportamento Aplicada – ABA, buscando proporcionar equidade no processo de ensino-aprendizagem e manejo de comportamento no ambiente escolar para estudante atípico, com transtorno do espectro autista e outros transtornos do neurodesenvolvimento. Desenvolvido por profissional facilitador de inclusão, foi realizado o acompanhamento de alunos matriculados no ensino fundamental em uma das escoladas da rede Sesi-SP no interior do estado, que apresentavam barreiras no desenvolvimento da aprendizagem, dificuldade em relacionar-se em sala de aula e consequentemente comportamentos inadequados. Por meio de uma análise funcional, que é formulada pelo levantamento de informações relacionadas ao que acontece antes da situação problema e logo após a ocorrência, e escolha de reforçadores para comportamentos assertivos, elencamos estratégias buscando auxiliar os estudantes a avançar tanto nas habilidades de aprendiz como nas habilidades acadêmicas. Foram feitas intervenções pontuais em consonância com as diretrizes do professor em sala de aula, e intervenções gerais envolvendo toda comunidade escolar em acordo com a gestão da unidade. Ao longo do processo de implantação, adequação e aplicação das ferramentas observamos avanços significativos no convívio social, desenvolvimento acadêmico e menor ocorrência de comportamentos disruptivos. Os estudantes apresentaram melhora na compreensão, realizando atividades sem auxilio e demonstraram aprendizagem significativa generalizando o objeto do conhecimento em diferentes áreas dos saberes. Passaram a realizar parcerias e agrupamentos produtivos em atividades tanto em sala como ambiente externo sem intervenção evidenciando efetivo aumento da qualidade de vida no contexto escolar. Palavras-chave: Estudante atípico; Manejo de comportamentos; Intervenção; Aprendizagem significativa; Análise do Comportamento Aplicada.