PRÁTICA DOCENTE E O ENSINO DE BOTÂNICA: O OLHAR SOBRE UMA EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
"2023-12-11" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 93700 "edicao_id" => 314 "trabalho_id" => 96 "inscrito_id" => 887 "titulo" => "PRÁTICA DOCENTE E O ENSINO DE BOTÂNICA: O OLHAR SOBRE UMA EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO" "resumo" => "A formação inicial prepara os docentes em termos de conteúdos específicos e aparato didático-metodológico, enquanto os estágios supervisionados são espaços propícios para o exercício de habilidades e competências. Nesse contexto, o ensino de Botânica é um desafio frequente para professores da Educação Básica por diversos motivos, que nem sempre são associados ao docente. Em vista da necessidade de repensar o ensino desta área, visando aproximar os estudantes do conteúdo, a Sequência Didática (SD) se monstra como elemento facilitador para o ensino mais significativo e ativo. Desta forma, este trabalho objetiva relatar e analisar uma experiência proveniente do estágio docente, estabelecendo conexões entre os processos formativos da sala de aula e a nossa formação inicial. Assim, a SD foi desenvolvida em 5 etapas, sendo: (i) Bate-papo Introdutório, que oportunizou aos alunos expressar suas falas, curiosidades e conhecimentos prévios da temática; (ii) Passeio Pedagógico, que permitiu a saída da sala de aula para conhecer as plantas, estimulando o olhar científico sobre os vegetais e desvelando a ideia de que o sucesso/ocorrência de aulas práticas depende de um laboratório; (iii) Aula Teórica, que visou aprofundar conceitos/estruturas vegetais vistas na etapa anterior, bem como mostrar a evolução e diversidade das plantas; (iv) Orientação de Atividade, momento essencial para dar aos alunos as condições necessárias para execução das demandas solicitadas, assim como evidenciar as dificuldades dos estudantes e buscar superá-las; e (v) Socialização Final, ocasião em que os alunos puderam expor os dados coletados na segunda etapa, relacionando com aspectos teóricos provenientes de suas pesquisas. Destarte, observamos que a SD permitiu o desenvolvimento do ensino com abordagens ativas e significativas que fogem do cotidiano dos alunos, bem como se tornou um elemento marcante e de grande relevância na nossa formação inicial por abrir o espaço de práticas e reflexões sobre o fazer docente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 4: A prática na formação inicial de professores + Relato de experiências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV195_MD1_ID887_TB96_23102023194834.pdf" "created_at" => "2023-12-11 11:15:38" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WILLIAM LIMA DA COSTA" "autor_nome_curto" => "WILLIAM" "autor_email" => "williamlinns000@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-internacional-de-educacao-sesi---sp-" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Internacional de Educação SESI - SP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SESI - SP" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/sesisp/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657764ed20228_11122023163717.jpg" "data_publicacao" => "2023-12-11" "edicao_publicada_em" => "2023-11-10 16:30:55" "publicacao_id" => 103 "publicacao_nome" => "Revista CIESESI-SP" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-72-4" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 93700 "edicao_id" => 314 "trabalho_id" => 96 "inscrito_id" => 887 "titulo" => "PRÁTICA DOCENTE E O ENSINO DE BOTÂNICA: O OLHAR SOBRE UMA EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO" "resumo" => "A formação inicial prepara os docentes em termos de conteúdos específicos e aparato didático-metodológico, enquanto os estágios supervisionados são espaços propícios para o exercício de habilidades e competências. Nesse contexto, o ensino de Botânica é um desafio frequente para professores da Educação Básica por diversos motivos, que nem sempre são associados ao docente. Em vista da necessidade de repensar o ensino desta área, visando aproximar os estudantes do conteúdo, a Sequência Didática (SD) se monstra como elemento facilitador para o ensino mais significativo e ativo. Desta forma, este trabalho objetiva relatar e analisar uma experiência proveniente do estágio docente, estabelecendo conexões entre os processos formativos da sala de aula e a nossa formação inicial. Assim, a SD foi desenvolvida em 5 etapas, sendo: (i) Bate-papo Introdutório, que oportunizou aos alunos expressar suas falas, curiosidades e conhecimentos prévios da temática; (ii) Passeio Pedagógico, que permitiu a saída da sala de aula para conhecer as plantas, estimulando o olhar científico sobre os vegetais e desvelando a ideia de que o sucesso/ocorrência de aulas práticas depende de um laboratório; (iii) Aula Teórica, que visou aprofundar conceitos/estruturas vegetais vistas na etapa anterior, bem como mostrar a evolução e diversidade das plantas; (iv) Orientação de Atividade, momento essencial para dar aos alunos as condições necessárias para execução das demandas solicitadas, assim como evidenciar as dificuldades dos estudantes e buscar superá-las; e (v) Socialização Final, ocasião em que os alunos puderam expor os dados coletados na segunda etapa, relacionando com aspectos teóricos provenientes de suas pesquisas. Destarte, observamos que a SD permitiu o desenvolvimento do ensino com abordagens ativas e significativas que fogem do cotidiano dos alunos, bem como se tornou um elemento marcante e de grande relevância na nossa formação inicial por abrir o espaço de práticas e reflexões sobre o fazer docente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 4: A prática na formação inicial de professores + Relato de experiências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV195_MD1_ID887_TB96_23102023194834.pdf" "created_at" => "2023-12-11 11:15:38" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WILLIAM LIMA DA COSTA" "autor_nome_curto" => "WILLIAM" "autor_email" => "williamlinns000@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-internacional-de-educacao-sesi---sp-" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Internacional de Educação SESI - SP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SESI - SP" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/sesisp/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657764ed20228_11122023163717.jpg" "data_publicacao" => "2023-12-11" "edicao_publicada_em" => "2023-11-10 16:30:55" "publicacao_id" => 103 "publicacao_nome" => "Revista CIESESI-SP" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-72-4" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }