IMPORTÂNCIA DAS EVIDÊNCIAS PARA A MELHORIA DOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM NA ESCOLA
"2023-12-11" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 93747 "edicao_id" => 314 "trabalho_id" => 186 "inscrito_id" => 1162 "titulo" => "IMPORTÂNCIA DAS EVIDÊNCIAS PARA A MELHORIA DOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM NA ESCOLA" "resumo" => "Tomando-se a educação como fator condicionante para a formação dos jovens e, assim, da sociedade, parte-se do princípio de que avaliar sua qualidade é tarefa tão importante, na escola, quanto executar suas atividades de ensino. O trabalho se propõe a analisar um conjunto de dados sobre índices de desempenho dos estudantes de uma escola de educação básica e desenhar ações visando o aumento de suas aprendizagens e o consequente progresso dos resultados. Os dados foram coletados junto à unidade de ensino pesquisada e são oriundos da aplicação de dois testes de larga escala diferentes, no ano de 2022, referentes a alunos dos três anos do Ensino Médio, para os componentes curriculares de Matemática e de Língua Portuguesa. A partir das informações coletadas, tomou-se como recorte amostral os estudantes do 2º ano do Ensino Médio, cujos resultados nos testes de Matemática evidenciaram que por volta de 50% deles não demonstraram dominar minimamente as habilidades esperadas para o ano. O processo de melhoria contínua, denominado “Data Wise”, foi tomado como base para a proposição de ações pensadas para o contexto específico da escola, com o intuito de consolidar um ciclo de aprimoramento do processo educativo na unidade escolar. Foram propostas nove ações envolvendo três diferentes estágios do processo: preparação da equipe escolar; análise e investigação das evidências; ação e sua avaliação. As ações propostas para a escola em foco ilustram caminhos concretos para um processo de melhoria das aprendizagens, baseado em evidências, e ancorado no compromisso com a qualidade da educação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 3: Gestão educacional e formação de professores no desenvolvimento das escolas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV195_MD1_ID1162_TB186_23102023223716.pdf" "created_at" => "2023-12-11 11:15:38" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCAS FERREIRA ROSA PENHA" "autor_nome_curto" => "Lucas Ferreira" "autor_email" => "lucasfrpenha@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-internacional-de-educacao-sesi---sp-" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Internacional de Educação SESI - SP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SESI - SP" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/sesisp/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657764ed20228_11122023163717.jpg" "data_publicacao" => "2023-12-11" "edicao_publicada_em" => "2023-11-10 16:30:55" "publicacao_id" => 103 "publicacao_nome" => "Revista CIESESI-SP" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-72-4" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 93747 "edicao_id" => 314 "trabalho_id" => 186 "inscrito_id" => 1162 "titulo" => "IMPORTÂNCIA DAS EVIDÊNCIAS PARA A MELHORIA DOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM NA ESCOLA" "resumo" => "Tomando-se a educação como fator condicionante para a formação dos jovens e, assim, da sociedade, parte-se do princípio de que avaliar sua qualidade é tarefa tão importante, na escola, quanto executar suas atividades de ensino. O trabalho se propõe a analisar um conjunto de dados sobre índices de desempenho dos estudantes de uma escola de educação básica e desenhar ações visando o aumento de suas aprendizagens e o consequente progresso dos resultados. Os dados foram coletados junto à unidade de ensino pesquisada e são oriundos da aplicação de dois testes de larga escala diferentes, no ano de 2022, referentes a alunos dos três anos do Ensino Médio, para os componentes curriculares de Matemática e de Língua Portuguesa. A partir das informações coletadas, tomou-se como recorte amostral os estudantes do 2º ano do Ensino Médio, cujos resultados nos testes de Matemática evidenciaram que por volta de 50% deles não demonstraram dominar minimamente as habilidades esperadas para o ano. O processo de melhoria contínua, denominado “Data Wise”, foi tomado como base para a proposição de ações pensadas para o contexto específico da escola, com o intuito de consolidar um ciclo de aprimoramento do processo educativo na unidade escolar. Foram propostas nove ações envolvendo três diferentes estágios do processo: preparação da equipe escolar; análise e investigação das evidências; ação e sua avaliação. As ações propostas para a escola em foco ilustram caminhos concretos para um processo de melhoria das aprendizagens, baseado em evidências, e ancorado no compromisso com a qualidade da educação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 3: Gestão educacional e formação de professores no desenvolvimento das escolas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV195_MD1_ID1162_TB186_23102023223716.pdf" "created_at" => "2023-12-11 11:15:38" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCAS FERREIRA ROSA PENHA" "autor_nome_curto" => "Lucas Ferreira" "autor_email" => "lucasfrpenha@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-internacional-de-educacao-sesi---sp-" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Internacional de Educação SESI - SP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SESI - SP" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/sesisp/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657764ed20228_11122023163717.jpg" "data_publicacao" => "2023-12-11" "edicao_publicada_em" => "2023-11-10 16:30:55" "publicacao_id" => 103 "publicacao_nome" => "Revista CIESESI-SP" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-72-4" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }