Tomando-se a educação como fator condicionante para a formação dos jovens e, assim, da sociedade, parte-se do princípio de que avaliar sua qualidade é tarefa tão importante, na escola, quanto executar suas atividades de ensino. O trabalho se propõe a analisar um conjunto de dados sobre índices de desempenho dos estudantes de uma escola de educação básica e desenhar ações visando o aumento de suas aprendizagens e o consequente progresso dos resultados. Os dados foram coletados junto à unidade de ensino pesquisada e são oriundos da aplicação de dois testes de larga escala diferentes, no ano de 2022, referentes a alunos dos três anos do Ensino Médio, para os componentes curriculares de Matemática e de Língua Portuguesa. A partir das informações coletadas, tomou-se como recorte amostral os estudantes do 2º ano do Ensino Médio, cujos resultados nos testes de Matemática evidenciaram que por volta de 50% deles não demonstraram dominar minimamente as habilidades esperadas para o ano. O processo de melhoria contínua, denominado “Data Wise”, foi tomado como base para a proposição de ações pensadas para o contexto específico da escola, com o intuito de consolidar um ciclo de aprimoramento do processo educativo na unidade escolar. Foram propostas nove ações envolvendo três diferentes estágios do processo: preparação da equipe escolar; análise e investigação das evidências; ação e sua avaliação. As ações propostas para a escola em foco ilustram caminhos concretos para um processo de melhoria das aprendizagens, baseado em evidências, e ancorado no compromisso com a qualidade da educação.