Artigo Anais do I Congresso Internacional de Educação SESI - SP

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-72-4

ESTUDO DE TÉCNICAS DE ELABORAÇÃO DE ITENS A AVALIAÇÕES DO ENSINO FUNDAMENTAL I

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 1: Técnicas, tecnologia, inovação e transformação educacional
"2023-12-11" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 93748
    "edicao_id" => 314
    "trabalho_id" => 187
    "inscrito_id" => 1355
    "titulo" => "ESTUDO DE TÉCNICAS DE ELABORAÇÃO DE ITENS A AVALIAÇÕES DO ENSINO FUNDAMENTAL I"
    "resumo" => "O objetivo deste trabalho no Congresso é promover espaço a diálogos e escuta ativa acerca de projeto de estudo de expectativas de ensino e aprendizagem e de técnicas para elaboração de itens de múltipla escolha e itens de resposta construída, nos parâmetros de avaliações externas. Essas atividades têm sido desenvolvidas em momentos de Discussão Pedagógica Coletiva e de estudo autônomo, com grupo de professores pedagogos e especialistas do Ensino Fundamental I, e facultados pela equipe gestora- direção e coordenação- de escola no interior paulista. A finalidade desse trabalho de formação continuada é construir maior apropriação de técnicas a elaboração de avaliações em que cada questão/item avalia-se uma única expectativa ou habilidade, com específico nível de dificuldade, e posterior trabalho de devolutiva com educandos, com análise de distratores e de gabarito de cada um dos itens. Como referenciais teórico-metodológicos, buscamos amparo no Referencial Curricular da Rede Sesi, Planejamento para compreensão e Taxonomia de Bloom. As sessões de estudo realizam-se ao longo do ano de 2023 e espera-se que, ao conhecermos e praticarmos técnicas de elaboração de itens, possamos construir com educandos experiências de aprendizagens em que todos sejam desafiados, ao passo que seus saberes e formas de aprender a aprender sejam respeitados por haver, nas atividades em sala de aula e nas avaliações, itens de diferentes complexidades e elaborados, cada vez mais, de maneira objetiva, em que educando saiba claramente o que se espera em cada item, em prática a contemplar domínios cognitivo, afetivo e psicomotor."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 1: Técnicas, tecnologia, inovação e transformação educacional"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV195_MD1_ID1355_TB187_23102023213607.pdf"
    "created_at" => "2023-12-11 11:15:38"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIANA GARCIA DE PAULA CAMPOS"
    "autor_nome_curto" => "Mariana Garcia"
    "autor_email" => "marigpc@yahoo.com"
    "autor_ies" => "SESI SP"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-internacional-de-educacao-sesi---sp-"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Internacional de Educação SESI - SP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SESI - SP"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/sesisp/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657764ed20228_11122023163717.jpg"
    "data_publicacao" => "2023-12-11"
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-10 16:30:55"
    "publicacao_id" => 103
    "publicacao_nome" => "Revista CIESESI-SP"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-72-4"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 93748
    "edicao_id" => 314
    "trabalho_id" => 187
    "inscrito_id" => 1355
    "titulo" => "ESTUDO DE TÉCNICAS DE ELABORAÇÃO DE ITENS A AVALIAÇÕES DO ENSINO FUNDAMENTAL I"
    "resumo" => "O objetivo deste trabalho no Congresso é promover espaço a diálogos e escuta ativa acerca de projeto de estudo de expectativas de ensino e aprendizagem e de técnicas para elaboração de itens de múltipla escolha e itens de resposta construída, nos parâmetros de avaliações externas. Essas atividades têm sido desenvolvidas em momentos de Discussão Pedagógica Coletiva e de estudo autônomo, com grupo de professores pedagogos e especialistas do Ensino Fundamental I, e facultados pela equipe gestora- direção e coordenação- de escola no interior paulista. A finalidade desse trabalho de formação continuada é construir maior apropriação de técnicas a elaboração de avaliações em que cada questão/item avalia-se uma única expectativa ou habilidade, com específico nível de dificuldade, e posterior trabalho de devolutiva com educandos, com análise de distratores e de gabarito de cada um dos itens. Como referenciais teórico-metodológicos, buscamos amparo no Referencial Curricular da Rede Sesi, Planejamento para compreensão e Taxonomia de Bloom. As sessões de estudo realizam-se ao longo do ano de 2023 e espera-se que, ao conhecermos e praticarmos técnicas de elaboração de itens, possamos construir com educandos experiências de aprendizagens em que todos sejam desafiados, ao passo que seus saberes e formas de aprender a aprender sejam respeitados por haver, nas atividades em sala de aula e nas avaliações, itens de diferentes complexidades e elaborados, cada vez mais, de maneira objetiva, em que educando saiba claramente o que se espera em cada item, em prática a contemplar domínios cognitivo, afetivo e psicomotor."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 1: Técnicas, tecnologia, inovação e transformação educacional"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV195_MD1_ID1355_TB187_23102023213607.pdf"
    "created_at" => "2023-12-11 11:15:38"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIANA GARCIA DE PAULA CAMPOS"
    "autor_nome_curto" => "Mariana Garcia"
    "autor_email" => "marigpc@yahoo.com"
    "autor_ies" => "SESI SP"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-internacional-de-educacao-sesi---sp-"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Internacional de Educação SESI - SP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SESI - SP"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/sesisp/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657764ed20228_11122023163717.jpg"
    "data_publicacao" => "2023-12-11"
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-10 16:30:55"
    "publicacao_id" => 103
    "publicacao_nome" => "Revista CIESESI-SP"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-72-4"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O objetivo deste trabalho no Congresso é promover espaço a diálogos e escuta ativa acerca de projeto de estudo de expectativas de ensino e aprendizagem e de técnicas para elaboração de itens de múltipla escolha e itens de resposta construída, nos parâmetros de avaliações externas. Essas atividades têm sido desenvolvidas em momentos de Discussão Pedagógica Coletiva e de estudo autônomo, com grupo de professores pedagogos e especialistas do Ensino Fundamental I, e facultados pela equipe gestora- direção e coordenação- de escola no interior paulista. A finalidade desse trabalho de formação continuada é construir maior apropriação de técnicas a elaboração de avaliações em que cada questão/item avalia-se uma única expectativa ou habilidade, com específico nível de dificuldade, e posterior trabalho de devolutiva com educandos, com análise de distratores e de gabarito de cada um dos itens. Como referenciais teórico-metodológicos, buscamos amparo no Referencial Curricular da Rede Sesi, Planejamento para compreensão e Taxonomia de Bloom. As sessões de estudo realizam-se ao longo do ano de 2023 e espera-se que, ao conhecermos e praticarmos técnicas de elaboração de itens, possamos construir com educandos experiências de aprendizagens em que todos sejam desafiados, ao passo que seus saberes e formas de aprender a aprender sejam respeitados por haver, nas atividades em sala de aula e nas avaliações, itens de diferentes complexidades e elaborados, cada vez mais, de maneira objetiva, em que educando saiba claramente o que se espera em cada item, em prática a contemplar domínios cognitivo, afetivo e psicomotor.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.