ESTUDO DE TÉCNICAS DE ELABORAÇÃO DE ITENS A AVALIAÇÕES DO ENSINO FUNDAMENTAL I
"2023-12-11" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 93748 "edicao_id" => 314 "trabalho_id" => 187 "inscrito_id" => 1355 "titulo" => "ESTUDO DE TÉCNICAS DE ELABORAÇÃO DE ITENS A AVALIAÇÕES DO ENSINO FUNDAMENTAL I" "resumo" => "O objetivo deste trabalho no Congresso é promover espaço a diálogos e escuta ativa acerca de projeto de estudo de expectativas de ensino e aprendizagem e de técnicas para elaboração de itens de múltipla escolha e itens de resposta construída, nos parâmetros de avaliações externas. Essas atividades têm sido desenvolvidas em momentos de Discussão Pedagógica Coletiva e de estudo autônomo, com grupo de professores pedagogos e especialistas do Ensino Fundamental I, e facultados pela equipe gestora- direção e coordenação- de escola no interior paulista. A finalidade desse trabalho de formação continuada é construir maior apropriação de técnicas a elaboração de avaliações em que cada questão/item avalia-se uma única expectativa ou habilidade, com específico nível de dificuldade, e posterior trabalho de devolutiva com educandos, com análise de distratores e de gabarito de cada um dos itens. Como referenciais teórico-metodológicos, buscamos amparo no Referencial Curricular da Rede Sesi, Planejamento para compreensão e Taxonomia de Bloom. As sessões de estudo realizam-se ao longo do ano de 2023 e espera-se que, ao conhecermos e praticarmos técnicas de elaboração de itens, possamos construir com educandos experiências de aprendizagens em que todos sejam desafiados, ao passo que seus saberes e formas de aprender a aprender sejam respeitados por haver, nas atividades em sala de aula e nas avaliações, itens de diferentes complexidades e elaborados, cada vez mais, de maneira objetiva, em que educando saiba claramente o que se espera em cada item, em prática a contemplar domínios cognitivo, afetivo e psicomotor." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 1: Técnicas, tecnologia, inovação e transformação educacional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV195_MD1_ID1355_TB187_23102023213607.pdf" "created_at" => "2023-12-11 11:15:38" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIANA GARCIA DE PAULA CAMPOS" "autor_nome_curto" => "Mariana Garcia" "autor_email" => "marigpc@yahoo.com" "autor_ies" => "SESI SP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-internacional-de-educacao-sesi---sp-" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Internacional de Educação SESI - SP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SESI - SP" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/sesisp/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657764ed20228_11122023163717.jpg" "data_publicacao" => "2023-12-11" "edicao_publicada_em" => "2023-11-10 16:30:55" "publicacao_id" => 103 "publicacao_nome" => "Revista CIESESI-SP" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-72-4" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 93748 "edicao_id" => 314 "trabalho_id" => 187 "inscrito_id" => 1355 "titulo" => "ESTUDO DE TÉCNICAS DE ELABORAÇÃO DE ITENS A AVALIAÇÕES DO ENSINO FUNDAMENTAL I" "resumo" => "O objetivo deste trabalho no Congresso é promover espaço a diálogos e escuta ativa acerca de projeto de estudo de expectativas de ensino e aprendizagem e de técnicas para elaboração de itens de múltipla escolha e itens de resposta construída, nos parâmetros de avaliações externas. Essas atividades têm sido desenvolvidas em momentos de Discussão Pedagógica Coletiva e de estudo autônomo, com grupo de professores pedagogos e especialistas do Ensino Fundamental I, e facultados pela equipe gestora- direção e coordenação- de escola no interior paulista. A finalidade desse trabalho de formação continuada é construir maior apropriação de técnicas a elaboração de avaliações em que cada questão/item avalia-se uma única expectativa ou habilidade, com específico nível de dificuldade, e posterior trabalho de devolutiva com educandos, com análise de distratores e de gabarito de cada um dos itens. Como referenciais teórico-metodológicos, buscamos amparo no Referencial Curricular da Rede Sesi, Planejamento para compreensão e Taxonomia de Bloom. As sessões de estudo realizam-se ao longo do ano de 2023 e espera-se que, ao conhecermos e praticarmos técnicas de elaboração de itens, possamos construir com educandos experiências de aprendizagens em que todos sejam desafiados, ao passo que seus saberes e formas de aprender a aprender sejam respeitados por haver, nas atividades em sala de aula e nas avaliações, itens de diferentes complexidades e elaborados, cada vez mais, de maneira objetiva, em que educando saiba claramente o que se espera em cada item, em prática a contemplar domínios cognitivo, afetivo e psicomotor." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 1: Técnicas, tecnologia, inovação e transformação educacional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV195_MD1_ID1355_TB187_23102023213607.pdf" "created_at" => "2023-12-11 11:15:38" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIANA GARCIA DE PAULA CAMPOS" "autor_nome_curto" => "Mariana Garcia" "autor_email" => "marigpc@yahoo.com" "autor_ies" => "SESI SP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-internacional-de-educacao-sesi---sp-" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Internacional de Educação SESI - SP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SESI - SP" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/sesisp/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657764ed20228_11122023163717.jpg" "data_publicacao" => "2023-12-11" "edicao_publicada_em" => "2023-11-10 16:30:55" "publicacao_id" => 103 "publicacao_nome" => "Revista CIESESI-SP" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-72-4" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }