O objetivo deste trabalho no Congresso é promover espaço a diálogos e escuta ativa acerca de projeto de estudo de expectativas de ensino e aprendizagem e de técnicas para elaboração de itens de múltipla escolha e itens de resposta construída, nos parâmetros de avaliações externas. Essas atividades têm sido desenvolvidas em momentos de Discussão Pedagógica Coletiva e de estudo autônomo, com grupo de professores pedagogos e especialistas do Ensino Fundamental I, e facultados pela equipe gestora- direção e coordenação- de escola no interior paulista. A finalidade desse trabalho de formação continuada é construir maior apropriação de técnicas a elaboração de avaliações em que cada questão/item avalia-se uma única expectativa ou habilidade, com específico nível de dificuldade, e posterior trabalho de devolutiva com educandos, com análise de distratores e de gabarito de cada um dos itens. Como referenciais teórico-metodológicos, buscamos amparo no Referencial Curricular da Rede Sesi, Planejamento para compreensão e Taxonomia de Bloom. As sessões de estudo realizam-se ao longo do ano de 2023 e espera-se que, ao conhecermos e praticarmos técnicas de elaboração de itens, possamos construir com educandos experiências de aprendizagens em que todos sejam desafiados, ao passo que seus saberes e formas de aprender a aprender sejam respeitados por haver, nas atividades em sala de aula e nas avaliações, itens de diferentes complexidades e elaborados, cada vez mais, de maneira objetiva, em que educando saiba claramente o que se espera em cada item, em prática a contemplar domínios cognitivo, afetivo e psicomotor.