NEURODESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGENS NA INFÂNCIA
"2023-12-11" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 93750 "edicao_id" => 314 "trabalho_id" => 192 "inscrito_id" => 1284 "titulo" => "NEURODESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGENS NA INFÂNCIA" "resumo" => "O Sistema Nervoso (SN) é responsável pelo ajuste do organismo ao ambiente. Sua função é perceber e identificar as condições ambientais externas e as condições internas advindas do próprio corpo, podendo integrar e elaborar respostas que adaptem a essas condições. Considerando os estudos atuais sobre o tema, é importante dar luz ao neurodesenvolvimento e sua importância não só para a infância, mas inerente a toda a vida e o desenvolvimento global do ser humano. Este trabalho propõe analisar as pesquisas científicas que dimensionam o processo de ensino e aprendizagem que consolidam a inclusão, a diversidade, a equidade e as igualdades. Visa também refletir sobre práticas educacionais voltadas para a formação inclusiva em especial quando há comprometimento do desempenho escolar, tanto nos estudantes com desenvolvimento típico ou atípico. É o desenvolvimento orgânico que dá os parâmetros do que a criança pode ou não fazer? Ou são as coisas difíceis que acontecem no mundo, especialmente na escola, que fazem elas aprenderem e crescerem? Cada criança tem uma história de vida única e a maneira como elas aprendem e crescem pode ser diferente. Baseado no referencial teórico-metodológico sociointeracionista o eixo desse trabalho apresentará a aprendizagem como um processo psicológico decorrente das interações humanas e por isso os adultos, como pais e professores, são muito importantes nesse processo. Essas são apenas algumas das reflexões que o tema instiga a pensar visando ampliar essa discussão, que não deve cessar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 2: Educação eficaz para todos: inclusão, diversidade, equidade e igualdades" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV195_MD1_ID1284_TB192_23102023120834.pdf" "created_at" => "2023-12-11 11:15:38" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SAMANTHA SANTOS SILVA" "autor_nome_curto" => "SAMANTHA" "autor_email" => "samantha.silva@sesisp.org" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-internacional-de-educacao-sesi---sp-" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Internacional de Educação SESI - SP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SESI - SP" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/sesisp/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657764ed20228_11122023163717.jpg" "data_publicacao" => "2023-12-11" "edicao_publicada_em" => "2023-11-10 16:30:55" "publicacao_id" => 103 "publicacao_nome" => "Revista CIESESI-SP" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-72-4" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 93750 "edicao_id" => 314 "trabalho_id" => 192 "inscrito_id" => 1284 "titulo" => "NEURODESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGENS NA INFÂNCIA" "resumo" => "O Sistema Nervoso (SN) é responsável pelo ajuste do organismo ao ambiente. Sua função é perceber e identificar as condições ambientais externas e as condições internas advindas do próprio corpo, podendo integrar e elaborar respostas que adaptem a essas condições. Considerando os estudos atuais sobre o tema, é importante dar luz ao neurodesenvolvimento e sua importância não só para a infância, mas inerente a toda a vida e o desenvolvimento global do ser humano. Este trabalho propõe analisar as pesquisas científicas que dimensionam o processo de ensino e aprendizagem que consolidam a inclusão, a diversidade, a equidade e as igualdades. Visa também refletir sobre práticas educacionais voltadas para a formação inclusiva em especial quando há comprometimento do desempenho escolar, tanto nos estudantes com desenvolvimento típico ou atípico. É o desenvolvimento orgânico que dá os parâmetros do que a criança pode ou não fazer? Ou são as coisas difíceis que acontecem no mundo, especialmente na escola, que fazem elas aprenderem e crescerem? Cada criança tem uma história de vida única e a maneira como elas aprendem e crescem pode ser diferente. Baseado no referencial teórico-metodológico sociointeracionista o eixo desse trabalho apresentará a aprendizagem como um processo psicológico decorrente das interações humanas e por isso os adultos, como pais e professores, são muito importantes nesse processo. Essas são apenas algumas das reflexões que o tema instiga a pensar visando ampliar essa discussão, que não deve cessar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 2: Educação eficaz para todos: inclusão, diversidade, equidade e igualdades" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV195_MD1_ID1284_TB192_23102023120834.pdf" "created_at" => "2023-12-11 11:15:38" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SAMANTHA SANTOS SILVA" "autor_nome_curto" => "SAMANTHA" "autor_email" => "samantha.silva@sesisp.org" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-internacional-de-educacao-sesi---sp-" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Internacional de Educação SESI - SP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SESI - SP" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/sesisp/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657764ed20228_11122023163717.jpg" "data_publicacao" => "2023-12-11" "edicao_publicada_em" => "2023-11-10 16:30:55" "publicacao_id" => 103 "publicacao_nome" => "Revista CIESESI-SP" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-72-4" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }