O Sistema Nervoso (SN) é responsável pelo ajuste do organismo ao ambiente. Sua função é perceber e identificar as condições ambientais externas e as condições internas advindas do próprio corpo, podendo integrar e elaborar respostas que adaptem a essas condições. Considerando os estudos atuais sobre o tema, é importante dar luz ao neurodesenvolvimento e sua importância não só para a infância, mas inerente a toda a vida e o desenvolvimento global do ser humano. Este trabalho propõe analisar as pesquisas científicas que dimensionam o processo de ensino e aprendizagem que consolidam a inclusão, a diversidade, a equidade e as igualdades. Visa também refletir sobre práticas educacionais voltadas para a formação inclusiva em especial quando há comprometimento do desempenho escolar, tanto nos estudantes com desenvolvimento típico ou atípico. É o desenvolvimento orgânico que dá os parâmetros do que a criança pode ou não fazer? Ou são as coisas difíceis que acontecem no mundo, especialmente na escola, que fazem elas aprenderem e crescerem? Cada criança tem uma história de vida única e a maneira como elas aprendem e crescem pode ser diferente. Baseado no referencial teórico-metodológico sociointeracionista o eixo desse trabalho apresentará a aprendizagem como um processo psicológico decorrente das interações humanas e por isso os adultos, como pais e professores, são muito importantes nesse processo. Essas são apenas algumas das reflexões que o tema instiga a pensar visando ampliar essa discussão, que não deve cessar.