O Ensino Médio no Brasil tem sido motivo de grandes reflexões na vida cotidiana e no meio acadêmico. Em nosso momento histórico atual, há uma situação de grande repercussão, pois devido à Lei nº 13.415/17 (Novo Ensino Médio) e a Resolução CNE/CP nº 2/17 (Base Nacional Comum Curricular - BNCC) houve mudanças consideráveis nessa fase do ensino, o que motivou um grande debate a respeito dessas alterações, principalmente em alguns aspectos relacionados à carga horária máxima, aos itinerários, ao currículo e à falta de recursos para a efetivação da proposta, seja humana, material ou física. Neste trabalho de comunicação oral, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, de orientação metodológica quanti-qualitativa, na qual foram coletados dados dos resumos disponibilizados no Catálogo de Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, no período de 2013 a 2022, com os descritores "ensino médio" AND "reforma". De um total de 205 resultados retornados, analisamos 144 produções acadêmicas cuja investigação voltou-se ao ensino médio, a fim de responder quem, quando, como e o quê tem sido investigado sobre o novo ensino médio nas produções acadêmicas brasileiras. Como método, foi realizada a busca e foram lidos todos os resumos, excluindo-se as duplicatas e aqueles que não estavam relacionados ao assunto. Dessa leitura, foram coletados dados e elaborados gráficos e tabelas com uso do aplicativo Sphinx IQ2. A análise desse material foi orientada pelas contribuições do materialismo cultural (Williams, 1980), por meio do qual se verifica as especificidades da produção material para interpretar as práticas sócio-históricas, considerando que uma pesquisa acadêmica é um elemento cultural e que revela aspectos de todo seu contexto.