Artigo Anais do I Congresso Internacional de Educação SESI - SP

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-72-4

BALANÇO TENDENCIAL DE PESQUISAS ACADÊMICAS SOBRE O NOVO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 1: Técnicas, tecnologia, inovação e transformação educacional
"2023-12-11" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 93734
    "edicao_id" => 314
    "trabalho_id" => 155
    "inscrito_id" => 1204
    "titulo" => "BALANÇO TENDENCIAL DE PESQUISAS ACADÊMICAS SOBRE O NOVO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "O Ensino Médio no Brasil tem sido motivo de grandes reflexões na vida cotidiana e no meio acadêmico. Em nosso momento histórico atual, há uma situação de grande repercussão, pois devido à Lei nº 13.415/17 (Novo Ensino Médio) e a Resolução CNE/CP nº 2/17 (Base Nacional Comum Curricular - BNCC) houve mudanças consideráveis nessa fase do ensino, o que motivou um grande debate a respeito dessas alterações, principalmente em alguns aspectos relacionados à carga horária máxima, aos itinerários, ao currículo e à falta de recursos para a efetivação da proposta, seja humana, material ou física. Neste trabalho de comunicação oral, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, de orientação metodológica quanti-qualitativa, na qual foram coletados dados dos resumos disponibilizados no Catálogo de Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, no período de 2013 a 2022, com os descritores "ensino médio" AND "reforma". De um total de 205 resultados retornados, analisamos 144 produções acadêmicas cuja investigação voltou-se ao ensino médio, a fim de responder quem, quando, como e o quê tem sido investigado sobre o novo ensino médio nas produções acadêmicas brasileiras. Como método, foi realizada a busca e foram lidos todos os resumos, excluindo-se as duplicatas e aqueles que não estavam relacionados ao assunto. Dessa leitura, foram coletados dados e elaborados gráficos e tabelas com uso do aplicativo Sphinx IQ2. A análise desse material foi orientada pelas contribuições do materialismo cultural (Williams, 1980), por meio do qual se verifica as especificidades da produção material para interpretar as práticas sócio-históricas, considerando que uma pesquisa acadêmica é um elemento cultural e que revela aspectos de todo seu contexto."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 1: Técnicas, tecnologia, inovação e transformação educacional"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV195_MD1_ID1204_TB155_23102023184439.pdf"
    "created_at" => "2023-12-11 11:15:38"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GEANE IZABEL BENTO BOTARELLI"
    "autor_nome_curto" => "GEANE BOTARELLI"
    "autor_email" => "geanebotarelli@gmail.com"
    "autor_ies" => "PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO (PUCSP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-internacional-de-educacao-sesi---sp-"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Internacional de Educação SESI - SP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SESI - SP"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/sesisp/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657764ed20228_11122023163717.jpg"
    "data_publicacao" => "2023-12-11"
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-10 16:30:55"
    "publicacao_id" => 103
    "publicacao_nome" => "Revista CIESESI-SP"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-72-4"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 93734
    "edicao_id" => 314
    "trabalho_id" => 155
    "inscrito_id" => 1204
    "titulo" => "BALANÇO TENDENCIAL DE PESQUISAS ACADÊMICAS SOBRE O NOVO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "O Ensino Médio no Brasil tem sido motivo de grandes reflexões na vida cotidiana e no meio acadêmico. Em nosso momento histórico atual, há uma situação de grande repercussão, pois devido à Lei nº 13.415/17 (Novo Ensino Médio) e a Resolução CNE/CP nº 2/17 (Base Nacional Comum Curricular - BNCC) houve mudanças consideráveis nessa fase do ensino, o que motivou um grande debate a respeito dessas alterações, principalmente em alguns aspectos relacionados à carga horária máxima, aos itinerários, ao currículo e à falta de recursos para a efetivação da proposta, seja humana, material ou física. Neste trabalho de comunicação oral, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, de orientação metodológica quanti-qualitativa, na qual foram coletados dados dos resumos disponibilizados no Catálogo de Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, no período de 2013 a 2022, com os descritores "ensino médio" AND "reforma". De um total de 205 resultados retornados, analisamos 144 produções acadêmicas cuja investigação voltou-se ao ensino médio, a fim de responder quem, quando, como e o quê tem sido investigado sobre o novo ensino médio nas produções acadêmicas brasileiras. Como método, foi realizada a busca e foram lidos todos os resumos, excluindo-se as duplicatas e aqueles que não estavam relacionados ao assunto. Dessa leitura, foram coletados dados e elaborados gráficos e tabelas com uso do aplicativo Sphinx IQ2. A análise desse material foi orientada pelas contribuições do materialismo cultural (Williams, 1980), por meio do qual se verifica as especificidades da produção material para interpretar as práticas sócio-históricas, considerando que uma pesquisa acadêmica é um elemento cultural e que revela aspectos de todo seu contexto."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 1: Técnicas, tecnologia, inovação e transformação educacional"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV195_MD1_ID1204_TB155_23102023184439.pdf"
    "created_at" => "2023-12-11 11:15:38"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GEANE IZABEL BENTO BOTARELLI"
    "autor_nome_curto" => "GEANE BOTARELLI"
    "autor_email" => "geanebotarelli@gmail.com"
    "autor_ies" => "PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO (PUCSP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-internacional-de-educacao-sesi---sp-"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Internacional de Educação SESI - SP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SESI - SP"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/sesisp/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657764ed20228_11122023163717.jpg"
    "data_publicacao" => "2023-12-11"
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-10 16:30:55"
    "publicacao_id" => 103
    "publicacao_nome" => "Revista CIESESI-SP"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-72-4"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O Ensino Médio no Brasil tem sido motivo de grandes reflexões na vida cotidiana e no meio acadêmico. Em nosso momento histórico atual, há uma situação de grande repercussão, pois devido à Lei nº 13.415/17 (Novo Ensino Médio) e a Resolução CNE/CP nº 2/17 (Base Nacional Comum Curricular - BNCC) houve mudanças consideráveis nessa fase do ensino, o que motivou um grande debate a respeito dessas alterações, principalmente em alguns aspectos relacionados à carga horária máxima, aos itinerários, ao currículo e à falta de recursos para a efetivação da proposta, seja humana, material ou física. Neste trabalho de comunicação oral, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, de orientação metodológica quanti-qualitativa, na qual foram coletados dados dos resumos disponibilizados no Catálogo de Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, no período de 2013 a 2022, com os descritores "ensino médio" AND "reforma". De um total de 205 resultados retornados, analisamos 144 produções acadêmicas cuja investigação voltou-se ao ensino médio, a fim de responder quem, quando, como e o quê tem sido investigado sobre o novo ensino médio nas produções acadêmicas brasileiras. Como método, foi realizada a busca e foram lidos todos os resumos, excluindo-se as duplicatas e aqueles que não estavam relacionados ao assunto. Dessa leitura, foram coletados dados e elaborados gráficos e tabelas com uso do aplicativo Sphinx IQ2. A análise desse material foi orientada pelas contribuições do materialismo cultural (Williams, 1980), por meio do qual se verifica as especificidades da produção material para interpretar as práticas sócio-históricas, considerando que uma pesquisa acadêmica é um elemento cultural e que revela aspectos de todo seu contexto.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.