Esse artigo apresenta um relato de experiência de uma professora de Língua Portuguesa em uma turma da EJA - Educação de Jovens e Adultos. A maioria dos currículos propostos para Educação de Jovens e Adultos apresentam situações de aprendizagem que não condizem com o dia a dia dos envolvidos. Pensando nisso, sentimos a necessidade de teorizar uma prática pedagógica exitosa que pudesse aliar o que é proposto no Currículo desta modalidade com os anseios e necessidades desse público, proporcionando uma aprendizagem significativa. Diante disso, nosso objetivo geral é apresentar o relato de experiência como instrumento formativo, pois se trata de um momento expressivo da prática docente, pois nele é possível perceber os movimentos de ação-reflexão necessários para o alinhamento e correção de rota durante a atividade didática. Como metodologia utilizamos o relato de experiência em formato de narrativa que descreve as experiências vividas pela professora, com o intuito de contribuir com a construção de conhecimento na sua área de atuação. Constatamos com esse trabalho que estimular a alfabetização dos adultos a partir da vivência dos próprios educandos, mediante a discussão de suas experiências de vida, levando em consideração o contexto presente na realidade desses alunos, é um caminho de sucesso para a aquisição da palavra escrita e da compreensão do mundo.