RECONSTRUINDO AS CONEXÕES MATEMÁTICA A PARTIR DOS PROCESSOS MENTAIS
"2023-12-11" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 93699 "edicao_id" => 314 "trabalho_id" => 95 "inscrito_id" => 1108 "titulo" => "RECONSTRUINDO AS CONEXÕES MATEMÁTICA A PARTIR DOS PROCESSOS MENTAIS" "resumo" => "Após a pandemia, tornou-se inquestionável a importância da retomada dos conceitos prévios dos estudantes em matemática, visto que a interrupção das aulas presenciais deixou lacunas significativas no aprendizado. Essa retomada deve ser cuidadosamente planejada, reconhecendo que a base matemática não é apenas um conjunto de fórmulas e procedimentos, mas uma estrutura de pensamento complexa que exige a ativação dos processos mentais adequados. Nesse contexto, o papel do professor se destaca, sendo fundamental que ele parta da condição real em que o aluno se encontra, não impondo um ritmo que não corresponda à sua prontidão. A personalização do ensino se mostra essencial, permitindo que cada aluno avance a partir de seu ponto de partida, com um foco especial na construção dos alicerces matemáticos necessários. Para estimular a construção e retomada do conhecimento de forma eficaz, atividades lúdicas se revelam como aliadas valiosas. Elas não apenas tornam a matemática mais acessível e atraente, mas também ativam os processos mentais de forma natural e envolvente. Através dessas atividades, os alunos podem consolidar conceitos prévios e reconstruir seu entendimento, fortalecendo a base necessária para progredir com confiança em novos tópicos matemáticos. Portanto, se faz necessária a retomada dos conceitos prévios, destacando a necessidade de estimular os processos mentais dos alunos que apresentam dificuldades e adotar abordagens de ensino personalizado percebendo, nas atividades lúdicas, ferramentas valiosas nesse processo, promovendo o aprendizado ativo e o desenvolvimento das habilidades matemáticas fundamentais, contribuindo assim para a formação de estudantes mais preparados e confiantes em seu domínio do conteúdo. Aqui, portanto, se apresentam os processos mentais e como eles são úteis para a compreensão desde as operações aritméticas inicias até a trigonometria, logaritmo entre outros conteúdos matemáticos a partir de experiências reais em sala de aula da educação básica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 4: A prática na formação inicial de professores + Relato de experiências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV195_MD1_ID1108_TB95_23102023185841.pdf" "created_at" => "2023-12-11 11:15:38" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCUS VINICIUS DE MATTOS ALVARENGA" "autor_nome_curto" => "ALVARENGA" "autor_email" => "marcus.alvarenga@sesisp.o" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES ASSOCIADAS DE ENSINO FAE (UNIFAE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-internacional-de-educacao-sesi---sp-" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Internacional de Educação SESI - SP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SESI - SP" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/sesisp/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657764ed20228_11122023163717.jpg" "data_publicacao" => "2023-12-11" "edicao_publicada_em" => "2023-11-10 16:30:55" "publicacao_id" => 103 "publicacao_nome" => "Revista CIESESI-SP" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-72-4" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 93699 "edicao_id" => 314 "trabalho_id" => 95 "inscrito_id" => 1108 "titulo" => "RECONSTRUINDO AS CONEXÕES MATEMÁTICA A PARTIR DOS PROCESSOS MENTAIS" "resumo" => "Após a pandemia, tornou-se inquestionável a importância da retomada dos conceitos prévios dos estudantes em matemática, visto que a interrupção das aulas presenciais deixou lacunas significativas no aprendizado. Essa retomada deve ser cuidadosamente planejada, reconhecendo que a base matemática não é apenas um conjunto de fórmulas e procedimentos, mas uma estrutura de pensamento complexa que exige a ativação dos processos mentais adequados. Nesse contexto, o papel do professor se destaca, sendo fundamental que ele parta da condição real em que o aluno se encontra, não impondo um ritmo que não corresponda à sua prontidão. A personalização do ensino se mostra essencial, permitindo que cada aluno avance a partir de seu ponto de partida, com um foco especial na construção dos alicerces matemáticos necessários. Para estimular a construção e retomada do conhecimento de forma eficaz, atividades lúdicas se revelam como aliadas valiosas. Elas não apenas tornam a matemática mais acessível e atraente, mas também ativam os processos mentais de forma natural e envolvente. Através dessas atividades, os alunos podem consolidar conceitos prévios e reconstruir seu entendimento, fortalecendo a base necessária para progredir com confiança em novos tópicos matemáticos. Portanto, se faz necessária a retomada dos conceitos prévios, destacando a necessidade de estimular os processos mentais dos alunos que apresentam dificuldades e adotar abordagens de ensino personalizado percebendo, nas atividades lúdicas, ferramentas valiosas nesse processo, promovendo o aprendizado ativo e o desenvolvimento das habilidades matemáticas fundamentais, contribuindo assim para a formação de estudantes mais preparados e confiantes em seu domínio do conteúdo. Aqui, portanto, se apresentam os processos mentais e como eles são úteis para a compreensão desde as operações aritméticas inicias até a trigonometria, logaritmo entre outros conteúdos matemáticos a partir de experiências reais em sala de aula da educação básica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 4: A prática na formação inicial de professores + Relato de experiências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV195_MD1_ID1108_TB95_23102023185841.pdf" "created_at" => "2023-12-11 11:15:38" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCUS VINICIUS DE MATTOS ALVARENGA" "autor_nome_curto" => "ALVARENGA" "autor_email" => "marcus.alvarenga@sesisp.o" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES ASSOCIADAS DE ENSINO FAE (UNIFAE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-internacional-de-educacao-sesi---sp-" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Internacional de Educação SESI - SP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SESI - SP" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/sesisp/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657764ed20228_11122023163717.jpg" "data_publicacao" => "2023-12-11" "edicao_publicada_em" => "2023-11-10 16:30:55" "publicacao_id" => 103 "publicacao_nome" => "Revista CIESESI-SP" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-72-4" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }