Após a pandemia, tornou-se inquestionável a importância da retomada dos conceitos prévios dos estudantes em matemática, visto que a interrupção das aulas presenciais deixou lacunas significativas no aprendizado. Essa retomada deve ser cuidadosamente planejada, reconhecendo que a base matemática não é apenas um conjunto de fórmulas e procedimentos, mas uma estrutura de pensamento complexa que exige a ativação dos processos mentais adequados. Nesse contexto, o papel do professor se destaca, sendo fundamental que ele parta da condição real em que o aluno se encontra, não impondo um ritmo que não corresponda à sua prontidão. A personalização do ensino se mostra essencial, permitindo que cada aluno avance a partir de seu ponto de partida, com um foco especial na construção dos alicerces matemáticos necessários. Para estimular a construção e retomada do conhecimento de forma eficaz, atividades lúdicas se revelam como aliadas valiosas. Elas não apenas tornam a matemática mais acessível e atraente, mas também ativam os processos mentais de forma natural e envolvente. Através dessas atividades, os alunos podem consolidar conceitos prévios e reconstruir seu entendimento, fortalecendo a base necessária para progredir com confiança em novos tópicos matemáticos. Portanto, se faz necessária a retomada dos conceitos prévios, destacando a necessidade de estimular os processos mentais dos alunos que apresentam dificuldades e adotar abordagens de ensino personalizado percebendo, nas atividades lúdicas, ferramentas valiosas nesse processo, promovendo o aprendizado ativo e o desenvolvimento das habilidades matemáticas fundamentais, contribuindo assim para a formação de estudantes mais preparados e confiantes em seu domínio do conteúdo. Aqui, portanto, se apresentam os processos mentais e como eles são úteis para a compreensão desde as operações aritméticas inicias até a trigonometria, logaritmo entre outros conteúdos matemáticos a partir de experiências reais em sala de aula da educação básica.