O ensino de ciências tem o compromisso de desenvolver o letramento científico que proporciona ao estudante a capacidade de interpretar o mundo a sua volta e, de acordo com autores como Dewey (1950) e Moran (2000), as metodologias ativas são caminhos a partir dos quais o aluno está diretamente envolvido com sua aprendizagem para avançar no conhecimento. Dentre as metodologias ativas temos o Estudo de Casos que é baseado no uso de casos investigativos os quais favorecem a discussão, a reflexão e a busca de uma solução para um problema que seja relevante para o estudante. Neste trabalho serão apresentados os resultados da pesquisa realizada para o trabalho de conclusão do Curso de Especialização em Metodologia do Ensino de Ciências Naturais. Trata-se do levantamento e análise de trabalhos publicados que fizeram uso do método Estudo de Caso aplicado no Ensino de Ciências no período de 2009 a 2019, com o objetivo de verificar as especificidades da aplicação dessa metodologia ativa no Ensino de Ciências no quadro temporal mencionado. As produções acadêmicas levantadas foram publicadas em revistas nacionais na área de Educação e no programa QUALIS da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior CAPES e analisados o ano e região geográfica das produções; Instituições de Ensino Superior de origem dos pesquisadores; níveis de escolaridade dos grupos com os quais se deu a aplicação da metodologia e os focos temáticos em que ela se insere, ou seja, “Repercussão da aplicação de estudos de caso em ambientes de ensino” e “Formação de professores”. Desta forma, a pesquisa sinalizou para os pares a necessidade de mais investigações sobre o uso da metodologia Estudo de Casos visto as potencialidades dessa metodologia ativa em contextos de ensino aprendizagem, além da necessidade de produções acadêmicas que possuam como eixo temático a Formação de Professores.