A INICIAÇÃO CIENTÍFICA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO.
"2023-12-11" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 93725 "edicao_id" => 314 "trabalho_id" => 138 "inscrito_id" => 454 "titulo" => "A INICIAÇÃO CIENTÍFICA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO." "resumo" => "A Iniciação Cientifica compreende a realização de projetos de pesquisa, geralmente, realizados por alunos que buscam um aprendizado diferente do ministrado dentro da sala de aula. A prática da experimentação incentiva os alunos na busca de conhecimentos adicionais, ampliando seus horizontes, pensamentos e desenvolvimento tanto acadêmico quanto pessoal. Essa é uma prática comum nos cursos de graduação, porém recentemente tem sido explorada na educação básica como mais uma estratégia, para oportunizar ao aluno a experiência de ser o protagonista da sua aprendizagem, permitindo o desenvolvimento do seu pensamento crítico e científico. O projeto intitulado “Instalação de iscas de captura para manejo e conservação de abelhas nativas sem ferrão” está sendo realizado com os alunos do Ensino Médio do SESI Planalto Verde, Dr Orlando Ometto, em Ribeirão Preto-SP. Além de iniciar os alunos na prática da experimentação científica e promover a educação ambiental, o trabalho tem como objetivo analisar o potencial da área de estudo para oferta de nidificação e consequente preservação das abelhas jataís (Tetragonisca angustula). Os ninhos-armadilha foram confeccionados com garrafa pet de 2 litros, acondicionada em saco plástico escuro com um cotovelo de PVC acoplado na boca da garrafa (assemelhando-se à entrada do ninho da espécie de abelha em estudo), dentro da garrafa foi borrifado um atrativo à base de própolis. O projeto está sendo realizado com as turmas de 1º ano EM; cada grupo de alunos fixou um ninho-armadilha nos jardins da escola, a cerca de 50 cm a 200 cm de altura, preferencialmente no tronco de uma árvore. À medida em que forem sendo capturadas, as abelhas serão transferidas para colmeias-padrão, as quais poderão ser mantidas na própria escola, pois trata-se de abelhas nativas sem ferrão, portanto sem riscos de acidentes, e poderão ser usadas como recurso didático para aulas práticas de educação ambiental." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 1: Técnicas, tecnologia, inovação e transformação educacional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV195_MD1_ID454_TB138_06102023193421.pdf" "created_at" => "2023-12-11 11:15:38" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSANA DE ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "ROSANA" "autor_email" => "rosana.almeida@sesisp.org" "autor_ies" => "SESI SP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-internacional-de-educacao-sesi---sp-" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Internacional de Educação SESI - SP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SESI - SP" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/sesisp/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657764ed20228_11122023163717.jpg" "data_publicacao" => "2023-12-11" "edicao_publicada_em" => "2023-11-10 16:30:55" "publicacao_id" => 103 "publicacao_nome" => "Revista CIESESI-SP" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-72-4" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 93725 "edicao_id" => 314 "trabalho_id" => 138 "inscrito_id" => 454 "titulo" => "A INICIAÇÃO CIENTÍFICA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO." "resumo" => "A Iniciação Cientifica compreende a realização de projetos de pesquisa, geralmente, realizados por alunos que buscam um aprendizado diferente do ministrado dentro da sala de aula. A prática da experimentação incentiva os alunos na busca de conhecimentos adicionais, ampliando seus horizontes, pensamentos e desenvolvimento tanto acadêmico quanto pessoal. Essa é uma prática comum nos cursos de graduação, porém recentemente tem sido explorada na educação básica como mais uma estratégia, para oportunizar ao aluno a experiência de ser o protagonista da sua aprendizagem, permitindo o desenvolvimento do seu pensamento crítico e científico. O projeto intitulado “Instalação de iscas de captura para manejo e conservação de abelhas nativas sem ferrão” está sendo realizado com os alunos do Ensino Médio do SESI Planalto Verde, Dr Orlando Ometto, em Ribeirão Preto-SP. Além de iniciar os alunos na prática da experimentação científica e promover a educação ambiental, o trabalho tem como objetivo analisar o potencial da área de estudo para oferta de nidificação e consequente preservação das abelhas jataís (Tetragonisca angustula). Os ninhos-armadilha foram confeccionados com garrafa pet de 2 litros, acondicionada em saco plástico escuro com um cotovelo de PVC acoplado na boca da garrafa (assemelhando-se à entrada do ninho da espécie de abelha em estudo), dentro da garrafa foi borrifado um atrativo à base de própolis. O projeto está sendo realizado com as turmas de 1º ano EM; cada grupo de alunos fixou um ninho-armadilha nos jardins da escola, a cerca de 50 cm a 200 cm de altura, preferencialmente no tronco de uma árvore. À medida em que forem sendo capturadas, as abelhas serão transferidas para colmeias-padrão, as quais poderão ser mantidas na própria escola, pois trata-se de abelhas nativas sem ferrão, portanto sem riscos de acidentes, e poderão ser usadas como recurso didático para aulas práticas de educação ambiental." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 1: Técnicas, tecnologia, inovação e transformação educacional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV195_MD1_ID454_TB138_06102023193421.pdf" "created_at" => "2023-12-11 11:15:38" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSANA DE ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "ROSANA" "autor_email" => "rosana.almeida@sesisp.org" "autor_ies" => "SESI SP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-internacional-de-educacao-sesi---sp-" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Internacional de Educação SESI - SP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SESI - SP" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/sesisp/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657764ed20228_11122023163717.jpg" "data_publicacao" => "2023-12-11" "edicao_publicada_em" => "2023-11-10 16:30:55" "publicacao_id" => 103 "publicacao_nome" => "Revista CIESESI-SP" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-72-4" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }