Com base no ensino por investigação, a partir da problematização, utilizando os conhecimentos prévios dos estudantes e atividades práticas, onde ocorra a integração de conhecimentos e habilidades, é possível assegurar um processo de ensino-aprendizagem efetivo acerca dos fenômenos científicos, propiciando a atuação dos estudantes como protagonistas e cidadãos críticos, motivando-os a participarem ativamente das atividades desenvolvidas no ambiente escolar e expandirem o olhar para os ecossistemas e mais amplamente para a biosfera. Diante da necessidade de despertar essa autonomia do indivíduo na construção do conhecimento, o presente trabalho, utilizou-se também da metodologia de pesquisa bibliográfica. Teve como objetivo buscar novas estratégias metodológicas que aperfeiçoem o processo de ensino-aprendizagem no estudo de fenômenos da natureza, dentre eles as relações que se estabelecem entre os fatores bióticos e abióticos que constituem os ecossistemas, ciclos biogeoquímicos, relações ecológicas, cadeias e teias alimentares, possibilitando também o estudo de outros temas relacionados ao Ensino de Ciências da Natureza. Pautada na pesquisa e na investigação, a utilização do terrário como instrumento de aprendizagem atrativo e acessível, se mostra eficaz na investigação dos fatores que interferem na manutenção de ecossistemas ao longo do tempo, propiciando o desenvolvimento das competências e habilidades desejáveis no ensino de Ciências da natureza e que são essenciais para a formação integral do estudante. Palavras-chave: Investigação; Terrário; Ecossistemas.