O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa abrangente que explora as abordagens e métodos avaliativos do conhecimento matemático por meio de jogos digitais no contexto educacional. Foram analisados 15 artigos em língua inglesa em uma revisão bibliográfica de escopo (Cordeiro e Soares, 2019) analisando o uso de jogos digitais para avaliação do aprendizado do conhecimento matemático na escola básica (Educação Infantil, Ensino fundamental e Ensino Médio). O corpus de dados coletado possui uma imensa gama de entrevistas com professores; diferentes tipos de recursos didáticos associados ao uso dos jogos digitais e uma vasta quantidade de abordagens e estratégias para investigarmos: 1) os tipos de avaliações; 2) objetivos; 3) adaptação de dificuldade; 4) estratégias de feedback e 5) superação de erros lógicos no aprendizado de matemática. Foi mapeado e categorizado uma variedade de avaliações, desde formativas com feedback instantâneo até avaliações somativas que dimensionam domínio de um dado conhecimento matemático. Conclui-se que jogos digitais demonstraram adaptar desafios ao desempenho individual, e fornecem suporte para melhor dimensionamento de objetivos educacionais que incluem competências, aplicação de conceitos em projetos e o desenvolvimento de habilidades sociais/emocionais, assim como já apontavam diversos pesquisadores na área do aprendizado baseado em jogos, tais como: Eric Klopfer (2009); Fabiano Lucchese (2009); Paul Gee (2013) e Keith Devlin (2015). Dentre os métodos de avaliação com jogos digitais analisados, destaca-se o uso do feedback personalizado para melhorar a retenção do conhecimento matemático. Além disso, exploramos algumas estratégias didáticas com jogos digitais, visando incentivar a aplicação de conceitos matemáticos em situações cotidianas dos alunos, buscando contribuir para compreensão das abordagens de avaliação do conhecimento matemático por meio de jogos digitais, fornecendo insights para educadores e designers de jogos interessados em promover o aprendizado de matemática de maneira envolvente e eficaz.