A relevância de se pensar conteúdos atitudinais no processo de formação de alunos, ganhou destaque na década de 1990 com a publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais – os PCN’s – que surgiram com diversos propósitos, dentre eles o de contribuir para que os alunos enfrentassem o mundo atual como cidadãos participativos, reflexivos, autônomos, colaborativos e que (re)conhecessem seus direitos e deveres. Esses comportamentos atitudinais que pretendemos de nossos alunos podem influenciar, mobilizar e proporcionar aprendizagens mais significativas. O objetivo deste trabalho é apresentar alguns board games que podem ser utilizados nas aulas de Matemática a fim de melhorar os efeitos de variáveis cognitivas, emocionais e atitudinais no rendimento da Matemática, em alunos dos anos finais do ensino fundamental e ensino médio. Os chamados board games, também conhecidos como jogos de tabuleiro modernos, oferecem muito mais do que apenas diversão. Seus setups (ambientes), que podem ser compreendidos como sua coleção de componentes e a arquitetura inicial de arranque dos jogos (organização / preparação / configuração) é composta por uma imensa variedade de itens, como cartas, dados, peças, tabuleiros – coletivos e individuais -, e outros. Neste aspecto, entendemos que a utilização dos board games em sala de aula, pode trazer uma mudança atitudinal nos professores (no sentido de uma nova perspectiva do ensino dos conteúdos de Matemática) e dos alunos (no que tange ao prazer de conhecer novas possibilidades de aprendizagens e, assim, se motivarem em adquirir novos conhecimentos). Estes tipos de jogos estão ganhando muita visibilidade em contextos sociais alheios às salas de aula, e no cotidiano escolar a possibilidade de utilizá-los - por exemplo - como prática nas salas de aula de Matemática, o que fomentou a proposta deste trabalho.