A INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: HORIZONTES E DESAFIOS PARA UM NOVO PARADIGMA EDUCACIONAL
"2023-12-11" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 93662 "edicao_id" => 314 "trabalho_id" => 22 "inscrito_id" => 785 "titulo" => "A INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: HORIZONTES E DESAFIOS PARA UM NOVO PARADIGMA EDUCACIONAL" "resumo" => "Este trabalho objetiva analisar a potencialidade da iniciação científica e tecnológica enquanto estratégia pedagógica e curricular transversal na Educação Básica brasileira. A discussão parte do pressuposto de que os avanços tecnológicos recentes, inseridos sob a lógica da era informacional, ocasionaram mudanças sociais significativas que influenciaram o desenvolvimento de novos paradigmas educacionais. Tais paradigmas compreendem um conjunto de perspectivas, práticas e aprendizagens que passaram a orientar o entendimento do campo educacional e que se evidencia por iniciativas tanto de caráter normativo, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e seu complemento em Computação, quanto pedagógico, como a profusão das Metodologias Ativas de Aprendizagem. Considerando esse cenário, o argumento central deste trabalho concebe que a iniciação científica e tecnológica é um instrumento didático-pedagógico de alta potencialidade, uma vez que (I) está em plena convergência com as principais tendências educacionais contemporâneas, (II) desestabiliza uma visão de ensino-aprendizagem cristalizada na ideia de transmissão passiva de conhecimento do professor para o aluno, e (III) promove, por seu turno, uma concepção educacional baseada na construção ativa do conhecimento e na formação de habilidades e competências por parte do estudante. O trabalho está estruturado da seguinte forma: a primeira seção conceitualiza a noção de novas abordagens educacionais, dialogando com a ideia de paradigma, na filosofia da ciência, em Thomas Kuhn. A segunda seção discute a potencialidade da iniciação científica na educação básica, com foco no Ensino Médio, como instrumento de fomento da autonomia discente e do pensamento crítico. A terceira seção ilustra possibilidades práticas no componente de Sociologia e sugere estratégias em Educação Tecnológica. Os dados permitem concluir que a existência de certas barreiras de natureza formativa e cultural age como um fator de resistência ao pleno desenvolvimento de uma educação efetiva e alinhada com as demandas do mundo contemporâneo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 1: Técnicas, tecnologia, inovação e transformação educacional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV195_MD1_ID785_TB22_16092023130509.pdf" "created_at" => "2023-12-11 11:15:38" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCAS EDUARDO SILVEIRA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "LUCAS EDUARDO" "autor_email" => "ledusouza92@gmail.com" "autor_ies" => "SESI SP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-internacional-de-educacao-sesi---sp-" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Internacional de Educação SESI - SP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SESI - SP" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/sesisp/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657764ed20228_11122023163717.jpg" "data_publicacao" => "2023-12-11" "edicao_publicada_em" => "2023-11-10 16:30:55" "publicacao_id" => 103 "publicacao_nome" => "Revista CIESESI-SP" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-72-4" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 93662 "edicao_id" => 314 "trabalho_id" => 22 "inscrito_id" => 785 "titulo" => "A INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: HORIZONTES E DESAFIOS PARA UM NOVO PARADIGMA EDUCACIONAL" "resumo" => "Este trabalho objetiva analisar a potencialidade da iniciação científica e tecnológica enquanto estratégia pedagógica e curricular transversal na Educação Básica brasileira. A discussão parte do pressuposto de que os avanços tecnológicos recentes, inseridos sob a lógica da era informacional, ocasionaram mudanças sociais significativas que influenciaram o desenvolvimento de novos paradigmas educacionais. Tais paradigmas compreendem um conjunto de perspectivas, práticas e aprendizagens que passaram a orientar o entendimento do campo educacional e que se evidencia por iniciativas tanto de caráter normativo, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e seu complemento em Computação, quanto pedagógico, como a profusão das Metodologias Ativas de Aprendizagem. Considerando esse cenário, o argumento central deste trabalho concebe que a iniciação científica e tecnológica é um instrumento didático-pedagógico de alta potencialidade, uma vez que (I) está em plena convergência com as principais tendências educacionais contemporâneas, (II) desestabiliza uma visão de ensino-aprendizagem cristalizada na ideia de transmissão passiva de conhecimento do professor para o aluno, e (III) promove, por seu turno, uma concepção educacional baseada na construção ativa do conhecimento e na formação de habilidades e competências por parte do estudante. O trabalho está estruturado da seguinte forma: a primeira seção conceitualiza a noção de novas abordagens educacionais, dialogando com a ideia de paradigma, na filosofia da ciência, em Thomas Kuhn. A segunda seção discute a potencialidade da iniciação científica na educação básica, com foco no Ensino Médio, como instrumento de fomento da autonomia discente e do pensamento crítico. A terceira seção ilustra possibilidades práticas no componente de Sociologia e sugere estratégias em Educação Tecnológica. Os dados permitem concluir que a existência de certas barreiras de natureza formativa e cultural age como um fator de resistência ao pleno desenvolvimento de uma educação efetiva e alinhada com as demandas do mundo contemporâneo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 1: Técnicas, tecnologia, inovação e transformação educacional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV195_MD1_ID785_TB22_16092023130509.pdf" "created_at" => "2023-12-11 11:15:38" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCAS EDUARDO SILVEIRA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "LUCAS EDUARDO" "autor_email" => "ledusouza92@gmail.com" "autor_ies" => "SESI SP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-internacional-de-educacao-sesi---sp-" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Internacional de Educação SESI - SP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SESI - SP" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/sesisp/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657764ed20228_11122023163717.jpg" "data_publicacao" => "2023-12-11" "edicao_publicada_em" => "2023-11-10 16:30:55" "publicacao_id" => 103 "publicacao_nome" => "Revista CIESESI-SP" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-72-4" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }