Considerando que a interdisciplinaridade e indicações de leitura para aprofundamento de estudos, com base nos quatro pilares da Educação da UNESCO é uma estratégia pedagógica presente na Concepção Educacional e na Proposta Pedagógica da rede SESI/SP para o Ensino Médio, o referido projeto, foi realizado com estudantes dos terceiros anos do Ensino Médio, propondo integrar as bases tecnológicas de Química, Física, Biologia, Geografia e Artes na Literatura Científica do livro de Marcelo Bria – “50 Baldes de Urina e os Compostos Organofosforados: Senta Que Lá Vem História”. Utilizou-se o apelo visual do jogo Minecraft – Education, e de metodologia ativa mediante a formação de grupos de estudantes e o desenvolvimento do processo de criação com foco no socio-interacionismo, com apoio dos docentes, para compreensão das expectativas de aprendizagem previstas. Como resultado, obteve-se um “mapa”, construído em grupo, na plataforma educacional do jogo, e, com isso pode-se observar que o uso da cultura gamer torna-se um veio construtivista positivo para dinamizar a construção do conhecimento para os adolescentes da geração Z, uma vez que possibilitou, por meio da linguagem do vídeo game, tornar a aprendizagem interativa, investigativa, criativa e potencializou a exploração do conhecimento científico que o livro traz, podendo, deste modo, associá-lo às bases tecnológicas das Ciências da Natureza, das Ciências Humanas e Sociais e das Linguagens, demonstrando a aplicabilidade da arte digital nas construções de “mapas/ mundos ” virtuais.