A CULTURA GAMER DO JOGO MINECRAFT COMO FERRAMENTA TECNOLÓGICA E INTERDISCIPLINAR PARA A APROPRIAÇÃO CULTURAL DA LITERATURA CIENTÍFICA.
"2023-12-11" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 93685 "edicao_id" => 314 "trabalho_id" => 67 "inscrito_id" => 914 "titulo" => "A CULTURA GAMER DO JOGO MINECRAFT COMO FERRAMENTA TECNOLÓGICA E INTERDISCIPLINAR PARA A APROPRIAÇÃO CULTURAL DA LITERATURA CIENTÍFICA." "resumo" => "Considerando que a interdisciplinaridade e indicações de leitura para aprofundamento de estudos, com base nos quatro pilares da Educação da UNESCO é uma estratégia pedagógica presente na Concepção Educacional e na Proposta Pedagógica da rede SESI/SP para o Ensino Médio, o referido projeto, foi realizado com estudantes dos terceiros anos do Ensino Médio, propondo integrar as bases tecnológicas de Química, Física, Biologia, Geografia e Artes na Literatura Científica do livro de Marcelo Bria – “50 Baldes de Urina e os Compostos Organofosforados: Senta Que Lá Vem História”. Utilizou-se o apelo visual do jogo Minecraft – Education, e de metodologia ativa mediante a formação de grupos de estudantes e o desenvolvimento do processo de criação com foco no socio-interacionismo, com apoio dos docentes, para compreensão das expectativas de aprendizagem previstas. Como resultado, obteve-se um “mapa”, construído em grupo, na plataforma educacional do jogo, e, com isso pode-se observar que o uso da cultura gamer torna-se um veio construtivista positivo para dinamizar a construção do conhecimento para os adolescentes da geração Z, uma vez que possibilitou, por meio da linguagem do vídeo game, tornar a aprendizagem interativa, investigativa, criativa e potencializou a exploração do conhecimento científico que o livro traz, podendo, deste modo, associá-lo às bases tecnológicas das Ciências da Natureza, das Ciências Humanas e Sociais e das Linguagens, demonstrando a aplicabilidade da arte digital nas construções de “mapas/ mundos ” virtuais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 1: Técnicas, tecnologia, inovação e transformação educacional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV195_MD1_ID914_TB67_22102023211222.pdf" "created_at" => "2023-12-11 11:15:38" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUIS GUSTAVO RODRIGUES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "LUIS GUSTAVO" "autor_email" => "luis.silva@sesisp.org.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-internacional-de-educacao-sesi---sp-" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Internacional de Educação SESI - SP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SESI - SP" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/sesisp/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657764ed20228_11122023163717.jpg" "data_publicacao" => "2023-12-11" "edicao_publicada_em" => "2023-11-10 16:30:55" "publicacao_id" => 103 "publicacao_nome" => "Revista CIESESI-SP" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-72-4" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 93685 "edicao_id" => 314 "trabalho_id" => 67 "inscrito_id" => 914 "titulo" => "A CULTURA GAMER DO JOGO MINECRAFT COMO FERRAMENTA TECNOLÓGICA E INTERDISCIPLINAR PARA A APROPRIAÇÃO CULTURAL DA LITERATURA CIENTÍFICA." "resumo" => "Considerando que a interdisciplinaridade e indicações de leitura para aprofundamento de estudos, com base nos quatro pilares da Educação da UNESCO é uma estratégia pedagógica presente na Concepção Educacional e na Proposta Pedagógica da rede SESI/SP para o Ensino Médio, o referido projeto, foi realizado com estudantes dos terceiros anos do Ensino Médio, propondo integrar as bases tecnológicas de Química, Física, Biologia, Geografia e Artes na Literatura Científica do livro de Marcelo Bria – “50 Baldes de Urina e os Compostos Organofosforados: Senta Que Lá Vem História”. Utilizou-se o apelo visual do jogo Minecraft – Education, e de metodologia ativa mediante a formação de grupos de estudantes e o desenvolvimento do processo de criação com foco no socio-interacionismo, com apoio dos docentes, para compreensão das expectativas de aprendizagem previstas. Como resultado, obteve-se um “mapa”, construído em grupo, na plataforma educacional do jogo, e, com isso pode-se observar que o uso da cultura gamer torna-se um veio construtivista positivo para dinamizar a construção do conhecimento para os adolescentes da geração Z, uma vez que possibilitou, por meio da linguagem do vídeo game, tornar a aprendizagem interativa, investigativa, criativa e potencializou a exploração do conhecimento científico que o livro traz, podendo, deste modo, associá-lo às bases tecnológicas das Ciências da Natureza, das Ciências Humanas e Sociais e das Linguagens, demonstrando a aplicabilidade da arte digital nas construções de “mapas/ mundos ” virtuais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 1: Técnicas, tecnologia, inovação e transformação educacional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV195_MD1_ID914_TB67_22102023211222.pdf" "created_at" => "2023-12-11 11:15:38" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUIS GUSTAVO RODRIGUES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "LUIS GUSTAVO" "autor_email" => "luis.silva@sesisp.org.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-internacional-de-educacao-sesi---sp-" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Internacional de Educação SESI - SP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SESI - SP" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/sesisp/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657764ed20228_11122023163717.jpg" "data_publicacao" => "2023-12-11" "edicao_publicada_em" => "2023-11-10 16:30:55" "publicacao_id" => 103 "publicacao_nome" => "Revista CIESESI-SP" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-72-4" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }