Esta pesquisa propõe uma análise de práticas pedagógicas a partir da corporeidade, ou seja, trata do corpo como importante instrumento artístico. Além disso, reflete sobre a tendência de se priorizar as artes visuais nos processos de ensino-aprendizagem. Fundamenta-se nos pressupostos teóricos de Fabião (2013), Loponte (2017), Foucault (1984), Bezerra e Moreira (2013), Nóbrega (2005), Gusmão (2021) e Bessa-Oliveira (2019). Ademais, utiliza o projeto artístico-pedagógico "Trocas Literárias", desenvolvido por Abreu (2019-2022), numa escola da rede SESI-SP, como inspiração para um trabalho interdisciplinar envolvendo as Linguagens. Os objetivos da pesquisa são: primeiramente, estimular o uso pedagógico do corpo nas aulas de arte; além de refletir acerca das propostas vinculadas ao tema e apresentadas no material didático do 1º ano do Ensino Médio da Rede SESI-SP. O trabalho também visa contribuir para a ampliação de possibilidades em sala de aula, sugerindo uma sequência didática. Utiliza pesquisa bibliográfica e pesquisa exploratória, uma vez que faz revisão da literatura e desenvolve atividades práticas com as turmas do 1º ano do Ensino Médio. Espera-se que os depoimentos feitos pelos estudantes e coletados para esta pesquisa evidenciem como as atividades desenvolvidas contribuíram para a consciência corporal em sala de aula e promovam uma reflexão sobre o corpo artístico nos processos pedagógicos.