O tema levou os alunos a refletirem e reconhecerem a importância do brincar, levando em consideração a abordagem cultural, encarando os jogos e as brincadeiras como expressão da nossa cultura. Através dos jogos e brincadeiras exercitamos a autonomia e a cidadania, pois aprendemos a julgar, a argumentar, a chegar a um consenso e a raciocinar. Esse relato tem grande importância pois o processo e resultado despertou esse olhar do brincar como papel social principalmente nos dias de hoje onde a maioria das crianças acabam brincando apenas em jogos digitais e muitos pais não brincam com seus filhos afetando muitas vezes o comportamento dessa criança em várias fases da vida. Inicialmente os alunos recordaram momentos de brincadeiras de sua infância e vivenciamos algumas; depois realizaram uma pesquisa com as turmas do ensino fundamental I sobre as brincadeiras e tempo que vivenciam com seus pais ou responsáveis; o resultado chamou muito a atenção dos alunos que juntos criaram uma ação para ser vivenciada com as crianças. Realizamos a construção de brinquedos e brincadeiras que foram desenvolvidas pelos alunos do segundo ano do ensino médio para as crianças do primeiro ano do fundamental I e vivenciadas de forma significativa para ambos. O resultado foi sensacional e levou a outras ideias para o ano seguinte, como a realização da festa junina com o mesmo objetivo e para todos os alunos do fundamental I. O presente trabalho teve seu objetivo concluído e superou minhas expectativas, os alunos foram além e compreenderam que através das brincadeiras envolve uma responsabilidade social muito grande e que precisamos ter um olhar diferenciado para nossas crianças e jovens.