BRINCAR COM MATERIAIS NÃO ESTRUTURADOS: UMA LINGUAGEM A SER VIVENCIADA
"2023-12-11" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 93673 "edicao_id" => 314 "trabalho_id" => 46 "inscrito_id" => 660 "titulo" => "BRINCAR COM MATERIAIS NÃO ESTRUTURADOS: UMA LINGUAGEM A SER VIVENCIADA" "resumo" => "Atualmente sabemos que muitos estudos relatam a importância do brincar no desenvolvimento infantil, já que o mesmo é uma linguagem inerente à criança. Nesse sentido, o presente artigo busca trazer uma reflexão e um pequeno relato de experiência sobre a importância desse brincar, tendo como princípio os materiais não estruturados, já que hoje a tecnologia e o consumo por brinquedos industrializados e tecnológicos estão muito presentes no cotidiano das crianças fazendo com que o brincar livre, potente e criativo seja deixado de lado. E, infelizmente, não é só nas famílias que o brincar está sendo deixado de lado. As rápidas mudanças na sociedade enfatizam a busca por sempre estar à frente e, em muitas escolas, isso também acontece e veem a Educação Infantil como uma fase preparatória para o Ensino Fundamental, acreditando que com isso a criança terá garantia de êxito e sucesso na fase seguinte, tanto que as atividades propostas desde a mais tenra infância estão relacionadas a exercícios e treinos de leitura e escrita. Mas a infância é um período que a criança deve ser incentivada a explorar diferentes tipos de materiais, pois quando é exposta a essas explorações, ela será capaz de colocar em jogo todas as suas estratégias, dando assim, um novo significado aos objetos através da sua imaginação e criatividade contribuindo assim para um melhor desenvolvimento integral do seu ser. Quando elas estão brincando com os materiais não estruturados elas estão aprendendo da maneira mais potente e sendo protagonistas do seu conhecimento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 4: A prática na formação inicial de professores + Relato de experiências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV195_MD1_ID660_TB46_07112023213507.pdf" "created_at" => "2023-12-11 11:15:38" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MÁRCIA REGINA DE ALMEIDA DIAS" "autor_nome_curto" => "MÁRCIA DIAS" "autor_email" => "marcia.almeida2006@hotmai" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-internacional-de-educacao-sesi---sp-" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Internacional de Educação SESI - SP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SESI - SP" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/sesisp/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657764ed20228_11122023163717.jpg" "data_publicacao" => "2023-12-11" "edicao_publicada_em" => "2023-11-10 16:30:55" "publicacao_id" => 103 "publicacao_nome" => "Revista CIESESI-SP" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-72-4" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 93673 "edicao_id" => 314 "trabalho_id" => 46 "inscrito_id" => 660 "titulo" => "BRINCAR COM MATERIAIS NÃO ESTRUTURADOS: UMA LINGUAGEM A SER VIVENCIADA" "resumo" => "Atualmente sabemos que muitos estudos relatam a importância do brincar no desenvolvimento infantil, já que o mesmo é uma linguagem inerente à criança. Nesse sentido, o presente artigo busca trazer uma reflexão e um pequeno relato de experiência sobre a importância desse brincar, tendo como princípio os materiais não estruturados, já que hoje a tecnologia e o consumo por brinquedos industrializados e tecnológicos estão muito presentes no cotidiano das crianças fazendo com que o brincar livre, potente e criativo seja deixado de lado. E, infelizmente, não é só nas famílias que o brincar está sendo deixado de lado. As rápidas mudanças na sociedade enfatizam a busca por sempre estar à frente e, em muitas escolas, isso também acontece e veem a Educação Infantil como uma fase preparatória para o Ensino Fundamental, acreditando que com isso a criança terá garantia de êxito e sucesso na fase seguinte, tanto que as atividades propostas desde a mais tenra infância estão relacionadas a exercícios e treinos de leitura e escrita. Mas a infância é um período que a criança deve ser incentivada a explorar diferentes tipos de materiais, pois quando é exposta a essas explorações, ela será capaz de colocar em jogo todas as suas estratégias, dando assim, um novo significado aos objetos através da sua imaginação e criatividade contribuindo assim para um melhor desenvolvimento integral do seu ser. Quando elas estão brincando com os materiais não estruturados elas estão aprendendo da maneira mais potente e sendo protagonistas do seu conhecimento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 4: A prática na formação inicial de professores + Relato de experiências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV195_MD1_ID660_TB46_07112023213507.pdf" "created_at" => "2023-12-11 11:15:38" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MÁRCIA REGINA DE ALMEIDA DIAS" "autor_nome_curto" => "MÁRCIA DIAS" "autor_email" => "marcia.almeida2006@hotmai" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-internacional-de-educacao-sesi---sp-" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Internacional de Educação SESI - SP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SESI - SP" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/sesisp/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657764ed20228_11122023163717.jpg" "data_publicacao" => "2023-12-11" "edicao_publicada_em" => "2023-11-10 16:30:55" "publicacao_id" => 103 "publicacao_nome" => "Revista CIESESI-SP" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-72-4" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }