O presente trabalho tem como objetivo identificar e apresentar os principais percalços enfrentados para a inclusão das pessoas com deficiências no sistema de ensino regular e apresentar os principais avanços em relação à política de inclusão. A Educação Especial na concepção da Educação Inclusiva indica conhecer a forma que as pessoas com deficiência foram tratadas no transcorrer da história do homem. Nesse sentido, diversas formas discriminatórias em relação aos alunos com Necessidades Educacionais Especiais- NEEs, foram e são demonstradas e construídas ao longo da história da humanidade, sendo assim o profissional de ensino com esse conhecimento consegue contextualizar melhor o educando especial e dessa forma consegue desenvolver seu trabalho voltado para as necessidades educacionais específicas a cada um deles. Sendo assim, buscamos elucidar as principais leis e direitos das pessoas com deficiência, considerando, principalmente, o direito à educação de todos os brasileiros, explícito na Constituição Federal. Para o desenvolvimento da pesquisa, o caminho percorrido para alcançar os objetivos do mesmo foi a pesquisa exploratória com abordagem qualitativa, estruturada no método bibliográfico de pesquisa, com foco na inclusão de pessoas com deficiência na educação, transitando desde os primórdios da inclusão das pessoas com deficiência até os direitos adquiridos, embasado nos princípios legais e conceituais. O trabalho apresenta o conceito de democracia, o seu significado, como funciona esse tipo de regime político e a importância da democracia na educação. Posteriormente, discute-se a educação especial no contexto brasileiro, mostrando um histórico, apresentando a evolução e a implementação da inclusão no ensino brasileiro, assim como as Leis que regulamentaram essa implementação e para finalizar a discussão, discorremos sobre a questão do estigma e do preconceito assim como a relação da sociedade com as pessoas com deficiência.